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O que pessoas negras que estão no Twitter esperam das marcas

Twitter Brasil divulga as melhores campanhas em 2019

Twitter Brasil divulga as melhores campanhas em 2019

Inclusão de profissionais da comunidade no desenvolvimento e no marketing de produtos e mais representação em campanhas de publicidade estão entre as principais expectativas

Uma pesquisa realizada pelo Twitter com pessoas pretas e pardas que usam a plataforma no Brasil mostra um descompasso entre expectativa e realidade: enquanto 80% delas declararam ser necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na publicidade e 70% disseram que há mais chance de apoiar ou comprar de uma marca que reflita a diversidade racial em suas campanhas, somente 12% afirmaram que se sentem muito representadas nas propagandas de forma geral.

O levantamento mostra também as principais expectativas em relação aos anunciantes: 62% disseram que gostariam de ver as marcas incluírem pessoas negras no desenvolvimento e marketing de produtos; 57% afirmaram esperar mais representação em campanhas publicitárias; e 54% declararam ser importante que empresas divulguem mais informações sobre a diversidade dos times internos e iniciativas de inclusão. Na sequência estão pontos importantes como mostrar apoio e aumentar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial (53%), fazer publicidade em diferentes mídias, tanto online quanto offline, com foco no diálogo sobre raça e racismo (48%) e ser uma porta-voz em apoio à diversidade racial (45%).

Para as marcas que desejam seguir esse caminho com legitimidade, a pesquisa traz ideias de como trilhar um caminho que tenha mais aderência com a audiência. Quando perguntadas sobre a forma mais atraente com que as marcas podem participar da conversa e na comunicação relacionadas a inclusão e representatividade racial, a maioria sinalizou a apresentação de histórias e pessoas reais como abordagem preferida (57%), seguida pelo destaque às principais questões a serem discutidas (53%) e por um tom informativo (52%), inspirador (49%) e positivo (46%). Por outro lado, uma abordagem engraçada (22%) ou emocional (31%) teve taxas menores de preferência entre os respondentes.

“Uma das principais conclusões do estudo é que, mesmo com representatividade sendo apontada como algo importante, apenas uma minoria se sente muito representada na publicidade”, afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter Brasil. “Além disso, o grande recado que fica para as marcas interessadas em impactar essa audiência é que você é o que você faz: uma comunicação transparente sobre diversidade e representatividade genuína é essencial, mas não só: as pessoas demandam coerência. Agir além da comunicação também é importante”, completa Beatriz.

Fonte: Survey rodada com a Mindminers, de 25 a 30 de setembro de 2020. Foram entrevistadas 500 pessoas pretas e pardas.

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