Ícone do site Marcas Mais

Pesquisa analisa o desempenho dos atletas paralímpicos nas redes sociais

Dados da pesquisa realizada pela NetCos demonstram que desempenho esportivo e narrativas pessoais promovem visibilidade aos atletas

A potência do Brasil nos Jogos Paralímpicos é inquestionável. Ganhando cada vez mais relevância no cenário esportivo mundial, os atletas também conquistam reconhecimento nas redes sociais. A NetCos, agência especializada em marketing de influência, promoveu uma pesquisa que identificou os 10 atletas com maior crescimento na base de seguidores na primeira semana do evento, e comprovou o sucesso deles.

Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foi o atleta que mais ganhou seguidores. O atleta de natação aumentou sua base em 237 mil seguidores, quantidade superior à soma dos outros nove atletas que o acompanham no ranking do top ten. No recorte da pesquisa, ele chegou a 359 mil seguidores na primeira semana (hoje, tem 475 mil já).

“As redes sociais demonstraram muito apoio ao esporte paralímpico. Acelerada pela forte campanha do Brasil nesta edição dos jogos, a visibilidade dos atletas aumentou significativamente. O crescimento de seguidores é um reflexo do impacto da exposição midiática, somado ao desempenho esportivo e às narrativas pessoais dos atletas em suas redes sociais”, avalia Marta Cardoso, head de dados da NetCos.

Além de Gabrielzinho, outro grande destaque é Vinicius Rodrigues, do atletismo, atleta da delegação brasileira com grande número de seguidores (370 mil na primeira semana, e 379 hoje), e que teve o segundo maior crescimento. No Top 10 há atletas de quatro categorias: Natação, Atletismo, Canoagem e Taekwondo, com destaque para o atletismo que possui seis atletas no topo. A delegação brasileira de atletismo é composta por 68 atletas e 16 atletas-guia.

Os dez atletas paralímpicos que mais ganharam seguidores movimentaram mais de 414 mil novos seguidores em seus perfis. O valor é equivalente a 2,4% dos mais de 17 milhões de followers conquistados pelo top 10 das olimpíadas após a primeira semana. 

Sair da versão mobile