O ranking criado pela Cortex faz uma analise dos jogadores que mais se destacaram na imprensa e nas redes sociais após a convocação
A Cortex, referência em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação, analisou a popularidade digital dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Assim como faz para as áreas de comunicação e marketing das empresas clientes, com os dados obtidos e a aplicação de uma camada de inteligência, o estudo feito na plataforma da Cortex chegou a um ranking de popularidade nas mídias digitais. Neymar, do PSG, é o jogador que mais se destaca, tendo presença digital cinco vezes maior que a do segundo colocado no ranking, o jogador Pedro, do Flamengo.
A distância entre os jogadores que ocupam as duas primeiras posições no ranking é de 5,8 pontos. Neymar aparece com 7,2 pontos, enquanto Pedro tem 1,37. No top 5 jogadores mais falados nas mídias digitais, aparecem ainda Vinicius Jr, do Real Madrid, com 1,31 pontos; Richarlison, do Tottenham, com 1,22 pontos; e Rodrygo, também do Real Madrid, com 1,08 pontos.
O Diretor de Inovação da Cortex, Claudio Bruno, explica que, hoje, o olhar dos torcedores está voltado para o mundo digital e as estratégias de comunicação dos jogadores, assim como no caso de marcas e empresas, precisam seguir essa dinâmica. “Cada vez mais, as pessoas estão conectadas e isso impacta diretamente na relação do jogador com o público. Quanto mais o jogador gera conteúdo para quem o acompanha, seja em suas próprias redes sociais, nas menções pelos veículos de imprensa ou nos conteúdos produzidos pelos formadores de opinião, maior fica seu índice de popularidade das mídias digitais. O que também ajuda, e muito, nessa conta, é o time a que o jogador pertence ou já passou. O Flamengo, clube mais popular do Brasil, acaba emprestando sua popularidade e influência também aos jogadores, como acontece com o Pedro e o Vinicius Jr., segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente”, revela.
Já na lanterna do ranking, aparecem Weverton, do Palmeiras, em último lugar, com apenas 0,02 pontos. Em seguida estão Gabriel Martinelli, do Arsenal, com 0,16 pontos; Alisson, do Liverpool, também com 0,16 pontos; Danilo, do Juventus, com 0,17 pontos; e Ederson, do Manchester City, com 0,19 pontos.
Metodologia
Com inteligência artificial e machine learning, a plataforma da Cortex monitorou de 7 a 18 de novembro, as menções aos nomes dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira na imprensa e nas redes sociais de líderes de opinião, além de analisar em paralelo o desempenho digital nas redes próprias de cada jogador, com dados de engajamento e número de seguidores.