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Pesquisa realizada pela Opinion Box e a Flora, aponta que, quando o assunto é beleza, 47% dos consumidores se informam sobre novidades via posts patrocinados nas redes sociais

Qual é o melhor canal, hoje, para comunicar o lançamento de um cosmético ou perfume? Caso o anunciante possa investir em um único canal, a publicação de posts pagos em redes sociais seria a melhor opção. É o que mostra pesquisa realizada pela startup Opinion Box com exclusividade para a Flora, indústria detentora de marcas como Minuano, Francis e Neutrox.

O levantamento, realizado na última quinzena de novembro, com 518 entrevistados, nas cinco regiões do País, apontou que 47% dos brasileiros se informam sobre novidades de higiene e beleza por meio de posts patrocinados nas redes sociais (paid display). Esse número é ainda maior se considerarmos apenas as mulheres – 59% delas afirmaram terem conhecido novos produtos dessa maneira.

A gerente de marketing para a área de Personal Care da Flora, Nicole Mandil, explica que o isolamento social reforçou a importância da comunicação on-line e as marcas que já focavam sua estratégia no digital sairão fortalecidas. “Vimos uma migração em massa das marcas para o digital, mas dialogar com os consumidores nas redes sociais é um projeto de longo prazo, demanda tempo e investimento. Quem já estava presente nesses canais teve a oportunidade de se relacionar e expor suas ações de maneira mais rápida e natural, pois a conversa já existia”.

A executiva cita as marcas Neutrox e Francis como exemplos. “Ambas já tinham presença nas redes e aproveitaram esse período para participar dos momentos de autocuidado em casa. Para Neutrox, por exemplo, foram feitos tutoriais de hidratação como parte da campanha ‘Curta em Casa com Neutrox’. Já Francis colocou no ar a ação ‘Eu Floresci’, em que influenciadoras digitais contam os desafios que estão enfrentando nesta pandemia e como se reinventaram. Um conteúdo inspiracional necessário para que nossas consumidoras sintam que não estão atravessando esse momento difícil sozinhas”.

Em 2020, pela primeira vez, Neutrox também entrou para o time de patrocinadores do reality show A Fazenda (Record). “Trabalhar mídia tradicional, como é o caso da TV, em conjunto com os meios on-line tem se mostrado uma estratégia acertada. Hoje em dia, muitas vezes, as pessoas assistem TV e navegam simultaneamente e a nossa pesquisa mostrou que esse é o caminho a ser seguido, com posts pagos e anúncios em televisão, em especial para o mercado de beleza”.

Anúncios e inserções em TVs abertas e fechadas continuam relevantes e ocupam a segunda posição no ranking (41%), sendo mais percebidas pelo público masculino (45%). Completam o ranking dos cinco mais influentes os sites e revistas especializados no mercado de beleza (28%), recomendações de amigos (24%) e conteúdos orgânicos e patrocinados publicados por influenciadores digitais (23%).

Ainda, mais da metade dos entrevistados (52%) assistiu a pelo menos um tutorial de beleza no YouTube desde o início da pandemia de Covid-19, sendo a maioria mulheres (65%), o que também reforça a importância das redes para as marcas de beleza que desejam dialogar com seus públicos neste momento.

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