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Retorno de importantes eventos esportivos ao calendário, como a Eurocopa e os Jogos Olímpicos de Tóquio, contribuiu para o aumento no interesse dos usuários

Buscas por temas sobre as editorias de “moda e estilo”, “beleza e cuidados pessoais”, “automóveis e veículos” e “viagem” também cresceram a nível global no período

A Seedtag, adtech de origem espanhola líder em publicidade contextual na Europa e na América Latina, acaba de divulgar o “Relatório de Tendências de Publicidade Global”, que aponta que o tema “esportes” ficou em primeiro lugar no tráfego online total a nível global, apresentando um aumento no número de visitas de 11,86%, entre o segundo e o terceiro trimestre de 2021.

Além de indicar a evolução do consumo de conteúdos e dos interesses dos consumidores no período, a pesquisa de insights de dados mostra o nível de brand safety para as marcas relacionadas com as editorias mais pesquisadas. Nesse quesito, “esportes” contou com um nível de brand safety de 87,33%, o que representa um crescimento de 1,63% entre o 2º e o 3º trimestre.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, importantes eventos esportivos adiados em 2020 por causa da pandemia, como a Eurocopa, realizada entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021, e os Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorreram de 23 de julho a 8 de agosto, voltaram ao calendário no terceiro trimestre do ano, o que impactou o comportamento dos usuários.

“Nosso relatório mostra que o interesse pelas Olimpíadas, por exemplo, aumentou já no dia 14 de julho, estendendo-se até o dia 15 de agosto, com o pico máximo de buscas entre 25 de julho e 7 de agosto. Além disso, o anúncio de transações de jogadores de futebol entre clubes, como a saída do jogador Lionel Messi do Barcelona e a ida para o PSG, contribuiu para o aumento no tráfego a nível global no início do mês de agosto”, comenta Daniel Freixo, vice-presidente para a América Latina da Seedtag.

Outros temas que se destacaram no crescimento notável nas visitas gerais em sites foram “moda e estilo” (aumento de 15,65%, com 87,71% de brand safety), “beleza e cuidados pessoais” (aumento de 8,14%, com 79,59% de brand safety), “automóveis e veículos” (aumento de 3,96%, com 75,51% de brand safety) e “viagem” (aumento de 2,18%, com 66,50% de brand safety).

“A retomada do senso de normalidade em todo o mundo, depois de um longo período de quarentena, provoca nos consumidores o desejo de renovar o guarda-roupa, investir em produtos de beleza e cuidados pessoais, comprar um carro novo ou trocar o atual e planejar as próximas viagens de férias, fatores que explicam as demais editorias mais acessadas do nosso relatório de tendências contextuais globais”, pontua Freixo.

Para obter os resultados, a Seedtag utilizou sua Inteligência Artificial Contextual proprietária, batizada de LIZ®, e processou dados de sua rede de publishers em todo o mundo, analisando os conteúdos por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e marcando cada artigo de acordo com o assunto e com uma de suas categorias e subcategorias contextuais. A informação foi filtrada por data, neste caso, de 1º de julho a 30 de setembro de 2021, e comparada com o trimestre anterior, de 1º de abril a 30 de junho.

Queda nas visitas

O “Relatório de Tendências de Publicidade Global” também destaca alguns temas que apresentaram queda no número de visitas em sites a nível global entre o segundo e o terceiro semestre de 2021. São eles: “notícias” (redução de 11,65%), “educação” (redução de 11,54%), “fofocas” (redução de 11,23%) e “artes e entretenimento” (redução de 11,19%).

“No cenário atual da publicidade é fundamental que as marcas conheçam seus públicos. Nossa plataforma de Inteligência Artificial Contextual não apenas facilita esse processo, como também nos fornece dados mensuráveis que podemos avaliar e aproveitar para prever as próximas tendências do mercado”, complementa Daniel Freixo.

Abaixo estão os dados completos do “Relatório de Tendências de Publicidade Global”:

Esportes

Aumento de 11,86% nas visitas entre o 2º e o 3º trimestre

Brand safety de 87,33% (aumento de 1,63% entre o 2º e o 3º trimestre)

Moda e Estilo

Aumento de 15,65%

Brand safety de 87,71% (aumento de 2,61%)

Beleza e Cuidados Pessoais

Aumento de 8,14%

Brand safety de 79,59% (aumento de 0,17%)

Automóveis e Veículos

Aumento de 3,96%

Brand safety de 75,51% (aumento de 3,20%)

Viagem

Aumento de 2,18%

Brand safety de 66,50% (aumento de 4,06%)

Redução nas visitas entre o 2º e o 3º trimestre

Notícias

Redução de 11,65%

Educação

Redução de 11,54%

Fofocas

Redução de 11,23%

Artes e Entretenimento

Redução de 11,19%

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