Ícone do site Marcas Mais

Stilingue aponta as principais conversas no digital nos primeiros dias da Copa do Mundo

Entre 14 e 21 de novembro, foram coletadas 700 mil menções, um aumento de 63% em relação à semana anterior; 

Cerca de 35% o total de menções acumuladas no período aconteceram durante a abertura e primeira partida da competição; 

Temas polêmicos relacionados à diversidade e mulheres no país-sede tiveram destaque durante a cerimônia; 

A ausência de Galvão Bueno foi comentada em mais de 3 mil menções nas redes sociais

No último domingo (20), foi dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo, com a cerimônia de abertura e também com a primeira partida, entre Catar e Equador. Para entender a repercussão do tema, a STILINGUE, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, coletou e analisou as conversas no ambiente digital a respeito do assunto. 

A movimentação nas redes sociais já era significativa na semana que antecedeu o início da competição (entre 14 e 21 de novembro), com 700 mil menções sobre o assunto – esse volume representou um crescimento expressivo de 63% em comparação com a semana anterior. Cerca de 35% dessas menções acumuladas no período aconteceram no domingo (20). Os temas relacionados ao Hexa e à expectativa de vitória brasileira no campeonato tiveram 10 mil publicações coletadas.

Confira abaixo os principais insights sobre o maior evento futebolístico do planeta a partir da análise pela STILINGUE de menções e hashtags:

Destaques da cerimônia de abertura

O evento teve alguns momentos que se destacaram entre as conversas dos internautas, principalmente quando o tema foi diversidade e inclusão. A questão da “imagem feminina” apareceu em destaque, bem como outros temas relacionados às mulheres e aos seus direitos. 

Entre as atrações musicais, quem se sobressaiu foi a banda coreana de k-pop, o BTS, que esteve representado por Jungkook na ocasião. Além disso, o nome de Shakira, que já foi intérprete de uma música tema na edição passada do mundial, também esteve em evidência pelo fato da cantora colombiana ter recusado o convite ao evento.

Primeiro jogo da Copa do Mundo: Catar x Equador 

Entre as mais de 65 mil conversas coletadas durante o jogo de estreia da Copa do Mundo no Catar, o jogador equatoriano Enner Valencia foi citado em, pelo menos, 10% delas. O camisa 13 da seleção do Equador foi quem marcou os dois gols da partida. Os picos de menções foram acentuados exatamente nos momentos em que ele marcou pela sua seleção seu time, bem como ao final do jogo, pois essa foi a primeira vez que uma seleção visitante derrotou o país-sede na partida de estreia do mundial.

Ausência de Galvão Bueno na abertura do mundial 

As narrações de Galvão Bueno, principalmente em momentos emblemáticos do esporte, já são uma tradição da Globo. No entanto, no último domingo (20), o narrador não pôde participar da Cerimônia de Abertura da Copa e nem mesmo do primeiro jogo da competição, em razão de um quadro de Covid-19. O assunto foi pauta para mais de 3 mil conversas, com muitos internautas estranhando a ausência do narrador.

Craque senegalês fora da competição

Um nome que teve destaque de publicações no período analisado foi o do craque senegalês Sadio Mané. O atacante acabou sendo cortado da lista dos convocados por conta de uma lesão. Foram registradas cerca de 5 mil menções ao nome do jogador, com pico de mais de 1,4 mil apenas na quinta-feira (17), quando ocorreu o anúncio do seu corte. Depois disso, as menções continuaram em curva ascendente, uma vez que a Seleção Senegalesa fez sua estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira (21), contra a Holanda.

Budweiser e Coca-Cola foram os patrocinadores com maior volume de menções

No que diz respeito às conversas sobre os patrocinadores – sejam eles da Copa, da Seleção ou das transmissões dos jogos – as marcas Budweiser e Coca-Cola acabaram apresentando maior volume de menções por conta de, supostamente, os brasileiros estarem “fantasiando” as suas cervejas para consumo no Catar – visto que foi proibida a ingestão de bebidas alcoólicas dentro e nos arredores dos estádios. 

Na última semana, alguns anunciantes também garantiram boa performance em seus conteúdos, sendo elas, Claro, Méqui, além da Budweiser. Vale destacar que, em média, cada uma dessas marcas fez 36 ativações em seus perfis oficiais do Twitter, com a Budweiser ultrapassando a marca de 130 tweets.Todas elas mostraram que acompanharam de perto a Cerimônia de Abertura dos jogos, disparando, em alguns casos, promoções relâmpago para seus seguidores e também garantindo engajamento com suas comunidades.

Sair da versão mobile