Ícone do site Marcas Mais

Apple reassume posição de marca mundial mais valiosa

A Apple está no topo da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022 e a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares. Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços. O Google vem em segundo lugar, sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. Seu conjunto de aplicativos de trabalho e produtividade é parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo.

O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.

37 marcas melhoraram sua classificação este ano. Em 2022, mais de ¾ do valor de marcas advém de companhias americanas. As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.

Mercado Livre é a única marca latinoamericana no Top 100 das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.

Marcas mundiais mais valiosas de Kantar BrandZ de 2022

Posição 2022 Mudança na classificação Marca País de origem Valor da marca em 2022 (US$ mi) Valor da marca em 2021 (US$ mi) % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021
1 1 Apple Estados Unidos 947.062 611.997 55%
2 1 Google Estados Unidos 819.573 457.998 79%
3 -2 Amazon Estados Unidos 705.646 683.852 3%
4 0 Microsoft Estados Unidos 611.460 410.271 49%
5 0 Tencent China 214.023 240.931 -11%
6 3 McDonald’s Estados Unidos 196.526 154.921 27%
7 1 Visa Estados Unidos 191.032 191.285 0%
8 -2 Facebook Estados Unidos 186.421 226.744 -18%
9 -2 Alibaba China 169.966 196.912 -14%
10 11 Louis Vuitton França 124.273 75.730 64%

As principais tendências destacadas no estudo global da Kantar BrandZ incluem:

  • MICROSOFT, ZARA E IBM estão entre as primeiras no novo Kantar Sustainability BrandZ Index, mostrando que a sustentabilidade já responde por 3% do valor da marca e espera-se seu crescimento.
  • TESLA é uma das maiores histórias de sucesso do ano, saltando da 47ª posição para a 29ª e espelhando a tendência de vendas mundiais de veículos elétricos, com mais que o dobro de 2021.
  • LOUIS VUITTON (n.º 10; US$ 124,3 bilhões) é a primeira marca de luxo a alcançar as 10 maiores globais, o que reflete o crescimento do mercado mundial de artigos de luxo, particularmente na China. A Louis Vuitton obteve um crescimento de 64% no valor da marca esse ano, e é a primeira europeia a alcançar as 10 Maiores globais desde 2010.
  • ESTREANTES na classificação de 2022 emergem de uma variedade de categorias. A marca Aramco, uma das maiores companhias integradas de energia e produtos químicos do mundo, estreou na posição mais alta, em 16º lugar. A Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, chegou ao 64º. A marca latino-americana Mercado Livre entrou na 71ª posição.
  • AS MARCAS CHINESAS continuam fortes, apesar de enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na categoria de Mídia e Entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok na 9ª.

Líderes do setor vêm de um misto de setores da indústria

As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a Tecnologia ao Consumidor e 45% Artigos de Luxo. As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de Vestuário (20%) e Cuidados Pessoais (17%). Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de Serviços Bancários e substituindo a chinesa ICBC.

Líderes da categoria: Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022

Posição 2022 Categoria Marca País de origem Valor da marca em 2022 (US$ mi) Valor da marca em 2021 (US$ mi) Mudança de valor da marca
1 Bebidas alcoólicas Moutai China 103.380 109.330 -5%
1 Vestuário Nike Estados Unidos 109.601 83.709 31%
1 Serviços Bancários Wells Fargo Estados Unidos 43.052 27.995 54%
1 Soluções de Negócios e Provedores de Tecnologia Microsoft Estados Unidos 611.460 410.271 49%
1 Automóveis Tesla Estados Unidos 75.933 42.606 78%
1 Tecnologia ao Consumidor Apple Estados Unidos 947.062 611.997 55%
1 Fast Food McDonald’s Estados Unidos 196.526 154.921 27%
1 Comida e Bebidas Coca-Cola Estados Unidos 89.985 80.484 12%
1 Artigos de Luxo Louis Vuitton França 124.273 75.730 64%
1 Mídia e Entretenimento Google Estados Unidos 766.779 N/A N/A
1 Cuidados Pessoais L’Oréal Paris França 47.480 38.309 24%
1 Varejo Amazon Estados Unidos 281.695 N/A N/A
1 Provedores de Telecom Verizon Estados Unidos 101.962 101.943 0%

*No Varejo, o valor da Amazon inclui somente seus negócios de varejo; para Mídia e Entretenimento, o Google inclui os serviços e produtos da marca Google, exceto o Google Cloud.

“A forte afinidade com a marca sustenta a predisposição do consumidor em escolhê-la, sendo de extrema importância para as organizações que buscam compensar a inflação galopante”, explica Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ. “Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado.”

Foco na construção da marca, diversificação de produtos e mercados maximiza os retornos comerciais

  • A pandemia acelerou ainda mais o crescimento do e-commerce na categoria de varejo. Por isso, as marcas de conexões mais fortes com os consumidores conseguiram sustentar seu crescimento no ambiente online e além;
  • As marcas de portfólio que continuam a inovar e diversificar oferecem crescimento contínuo, o que é especialmente evidente na Apple, Google e Amazon, entre outras, já que seus serviços abrangem tecnologia, entretenimento e serviços de pagamento. As marcas que dependem de uma só categoria ou mercado têm o maior perfil de risco, diferente das marcas que diversificaram em várias categorias e mercados e mostraram um crescimento mais rápido de valor da marca em 2022. São estas as que têm melhor chance de crescimento acima da média;
  • Para navegar em um mercado conturbado, as marcas devem reter a confiança como meio de orientar estabilidade e segurança. Mais do que no passado, as marcas de hoje devem construir a confiança com base no desempenho social, não só no desempenho de produto. Às vezes, isso significa um propósito social integrado à toda a organização. A Nike é um bom exemplo, com seu comprometimento contínuo em inspirar e inovar a todos, não só atletas de alto desempenho, e em particular meninas e comunidades minoritárias.

A 17ª edição do relatório global 2022 Kantar BrandZ revela a importância da construção da marca para ajudar a sobreviver em um mercado conturbado, continua Guerrieria. As marcas são tipicamente os maiores ativos das empresas, agregando enorme valor ao balanço patrimonial. Em tempos incertos, as decisões gerenciais sobre investimento de marketing podem se apoiar em métricas comprovadas. As avaliações de marca do Kantar BrandZ mostram claramente como o marketing de excelência se conecta ao valor da marca no curto e longo prazo.”

A classificação, relatório e análise extensiva da Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2022 já está disponível no site www.kantar.com/campaigns/brandz/global 

Sair da versão mobile