- O valor total das 50 marcas mais valiosas do Brasil aumenta em 9% ano a ano
- O setor bancário continua a dominar, com 11 marcas presentes no ranking Brand Finance Brasil 50 2021, respondendo por 42% do valor total da marca
- Itaú é mais uma vez a marca mais valiosa do Brasil, valor da marca aumentou 4% para R$ 28,3 bilhões
- Natura entra no top 10 após impressionante crescimento de 67% no valor da marca
- O valor da marca Suzano sobe 184% após a conclusão da fusão com a Fibria
- Renner é a marca mais forte do país com classificação de força de marca AAA
O valor total das 50 marcas mais valiosas do Brasil aumentou 9%, de R$ 235,6 bilhões em 2020 para R$ 257,9 bilhões em 2021, de acordo com o último relatório Brand Finance Brasil 50 2021.
Eduardo Chaves, Diretor Gerente, Brand Finance Brasil, comentou:
“Apesar de ser uma das nações mais atingidas durante a pandemia COVID-19, as marcas brasileiras mostraram notável resiliência aos desafios do ano e meio anterior. As 50 principais marcas do Brasil registraram um aumento de 9% no valor da marca, mostrando sua força. Mais uma vez, as marcas bancárias dominam, com as 11 marcas apresentadas no ranking respondendo por impressionantes 42% do valor total da marca. ”
Setor bancário domina
No total, 11 marcas bancárias figuram no ranking Brand Finance Brasil 50 2021 e respondem por 42% do valor total da marca no ranking. As marcas de bancos também ocupam quatro das cinco primeiras posições do ranking, com o Itaú (alta de 4%, para R$ 28,3 bilhões) em primeiro; Banco do Brasil (alta de 24% para R$ 22,6 bilhões) em segundo lugar; Caixa (alta de 15% para R$ 22,1 bilhões) em terceiro; e Bradesco (queda de 18% para R$ 21,9 bilhões) em quarto lugar.
O Itaú se mantém como a marca mais valiosa do Brasil, após um aumento de 4% no valor da marca para R$ 28,3 bilhões. O Itaú, que atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, é a maior instituição financeira da América Latina e também possui uma forte presença na América do Norte e em partes da Europa.
Após um expressivo aumento de 24% no valor da marca, o Banco do Brasil subiu duas posições no ranking este ano para ocupar a 2ª posição, ultrapassando Caixa e Bradesco.
O Pagseguro Digital (PagBank) é a nova marca bancária mais alta do ranking neste ano, entrando na 20ª posição com um valor de marca de R$ 2,9 bilhões.
Natura entra no top 10
A Natura entrou no top 10 deste ano, passando do 11º para o 8º lugar, após um impressionante aumento de 67% no valor da marca para R$ 9,3 bilhões. Esse impressionante crescimento do valor da marca significa que a Natura é a segunda marca que mais cresce no ranking Brand Finance Brasil 50 2021.
A marca foi amplamente capaz de se proteger do impacto negativo da pandemia devido ao risco diversificado de suas operações de negócios, que abrangem uma ampla variedade de produtos de banho, fragrância, corpo e maquiagem.
Além disso, a marca é sustentada pelo sucesso de sua controladora Natura & Co – dona da Aesop, The Body Shop e Avon – que pontua bem em medidas de marca corporativa, incluindo governança, sustentabilidade e apelo dos funcionários.
De acordo com a pesquisa Global Brand Equity Monitor da Brand Finance, a Natura é vista como uma marca extremamente forte no Brasil e na América do Sul e, embora a marca seja menos conhecida fora da região, sua proposta permanece favorecida internacionalmente graças ao aumento da popularidade das marcas naturais.
Suzano sobe 184%
A Suzano é a marca que mais cresce no ranking Brand Finance Brasil 50 2021, após um aumento impressionante de 184% no valor da marca, para R $ 2,9 bilhões. O maior produtor mundial de celulose de eucalipto concluiu sua fusão com a Fibria em janeiro de 2019 e as receitas da marca foram beneficiadas como resultado. Além disso, fortes volumes de vendas, taxas de câmbio favoráveis para as exportações e um custo de produção resiliente também permitiram que a marca registrasse resultados financeiros extremamente fortes em 2020.
A Suzano se orgulha de suas iniciativas de RSE e continua se esforçando para cumprir seus objetivos de longo prazo – que se propôs alcançar até 2030 – com foco em mudanças climáticas, redução da pobreza, sustentabilidade e diversidade e inclusão.
Renner é a marca mais forte do país
Além de medir o valor geral da marca, a Brand Finance também avalia a força relativa das marcas, com base em fatores como investimento em marketing, familiaridade com o cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa. De acordo com esses critérios, Renner (queda de 22% para 2,3 bilhões de reais) é a marca mais forte do Brasil, com uma pontuação de 89,1 em 100 do Índice de Força da Marca (BSI) e uma classificação de força de marca AAA correspondente.
A Renner está comprometida com a moda responsável e garante a adesão às suas diretrizes de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que trabalha em direção ao objetivo de ‘moda com responsabilidade’. A Renner está levando seu compromisso com a RSE um nível mais alto, tendo recentemente anunciado que assinou um acordo com a Enel para comprar um parque eólico de energia.
Antes de a pandemia atingir, o varejista apresentava resultados financeiros sólidos, com saltos impressionantes nos lucros. No entanto, desde que a pandemia COVID-19 se espalhou, o varejista – assim como outros em todo o mundo – viu suas vendas sofrerem um golpe, com a marca sendo forçada a fechar 600 lojas.
A marca deu grandes passos para melhorar sua presença online, incluindo investimentos em canais digitais para melhorar a experiência do cliente, implementação de vendas por meio do WhatsApp, bem como oferta de compras com entrega direta. Esse esforço levou a um aumento nas vendas online; no entanto, isso não foi suficiente para compensar a perda com o fechamento de lojas e, com isso, a receita e o valor da marca sofreram, que caiu 22% neste ano, para R$ 2,3 bilhões.
Veja o relatório completo da Brand Finance Brasil 50 2021 aqui
Nota aos Editores
Todos os anos, a Brand Finance valora 5.000 das maiores marcas do mundo. As 50 marcas brasileiras mais valiosas estão incluídas no relatório Brand Finance Brasil 50 2021.
O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário da marca obteria licenciando a marca no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação a seus concorrentes.
Insights adicionais, gráficos e mais informações sobre a metodologia, bem como definições dos principais termos, estão disponíveis no relatório Brand Finance Brasil 50 2021.
Os dados compilados para as classificações e relatórios da Brand Finance são fornecidos para o benefício da mídia e não devem ser usados para fins comerciais ou técnicos sem a permissão por escrito da Brand Finance.
Metodologia
A Brand Finance avaliou o impacto do surto de COVID-19 com base no efeito do surto no valor da empresa, em comparação com o que era em 1º de janeiro de 2020. Com base neste impacto no valor da empresa, a Brand Finance estimou o provável impacto no valor da marca para cada setor. Os setores foram classificados em três categorias – impacto limitado (0% de perda do valor da marca), impacto moderado (até 10% de perda do valor da marca) e forte impacto (até 20% de perda do valor da marca) – com base na gravidade da empresa perda de valor observada para o setor no período de janeiro a março de 2020
Definição de Marca
A Brand Finance ajudou a elaborar o padrão internacionalmente reconhecido de Avaliação da Marca – ISO 10668. Ele define uma marca como um ativo intangível relacionado ao marketing, incluindo, mas não se limitando a, nomes, termos, sinais, símbolos, logotipos e designs, com o objetivo de identificar bens, serviços ou entidades, criando imagens e associações distintas na mente das partes interessadas, gerando benefícios econômicos.
Força da marca
A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis, em relação a seus concorrentes. Para determinar a força de uma marca, examinamos o investimento em marketing, o patrimônio líquido das partes interessadas e o impacto deles no desempenho dos negócios.
Cada marca recebe uma pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) de 100, que alimenta o cálculo do valor da marca. Com base na pontuação, cada marca recebe uma classificação de marca correspondente até AAA + em um formato semelhante a uma classificação de crédito.
Abordagem de avaliação da marca
A Brand Finance calcula os valores das marcas em suas tabelas de classificação usando a abordagem Royalty Relief – um método de avaliação de marca em conformidade com os padrões da indústria definidos na ISO 10668. Envolve estimar as prováveis receitas futuras atribuíveis a uma marca calculando uma taxa de royalties que seria cobrado por seu uso, para chegar a um ‘valor de marca’ entendido como um benefício econômico líquido que um proprietário de marca obteria licenciando a marca no mercado aberto.
As etapas deste processo são as seguintes:
1 Calcule a força da marca usando um scorecard balanceado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o patrimônio líquido das partes interessadas e o desempenho dos negócios. A força da marca é expressa como uma pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) em uma escala de 0 a 100.
2 Determine a faixa de royalties para cada setor, refletindo a importância da marca nas decisões de compra. No luxo, a porcentagem máxima é alta; na indústria extrativa, onde os bens muitas vezes são comoditizados, é menor. Isso é feito através da revisão de acordos de licenciamento comparáveis provenientes do extenso banco de dados da Brand Finance.
3 Calcule a taxa de royalties. A pontuação BSI é aplicada à faixa de royalties para chegar a uma taxa de royalties. Por exemplo, se a faixa de royalties em um setor for 0-5% e uma marca tiver uma pontuação BSI de 80 em 100, então uma taxa de royalty apropriada para o uso dessa marca em determinado setor será de 4%.
4 Determine as receitas específicas da marca estimando uma proporção das receitas da empresa-mãe atribuíveis a uma marca.
5 Determine as receitas previstas usando uma função de receitas históricas, previsões de analistas de ações e taxas de crescimento econômico.
6 Aplique a taxa de royalties às receitas previstas para obter as receitas da marca.
7 As receitas da marca são descontadas após os impostos para um valor presente líquido que é igual ao valor da marca.