Pesquisa Game Brasil revela as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e consumidos de diversos segmentos por quem joga jogos eletrônicos no país
Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o jogador brasileiro apresenta um perfil que vai além do ato de jogar.
Uma vez que este público no Brasil é predominantemente adulto ou jovem-adulto — 41,1% possuem entre 20 e 29 anos, de acordo com a PGB 2021 —, seu estilo de vida envolve um consumo mais constante de produtos e serviços. Com conta em bancos, utilizando serviços de telefonia, investindo em automóveis e assim por diante, esses jogadores criam uma relação com marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, embora possam fazer.
Em alguns segmentos, fica clara a predominância de determinadas marcas, pois prevalecem entre as duas abordagens realizadas: mais conhecida e mais utilizada ou aderida. Para refrigerantes e energéticos, por exemplo, Coca-Cola e Red Bull, respectivamente, são as mais lembradas e consumidas. Já em tênis, em outro exemplo, a Adidas é a mais conhecida, enquanto a Nike é a mais consumida pelo público, segundo a pesquisa. Veja o ranking abaixo:
BANCOS
- Marca mais conhecida: Banco do Brasil (87,3%)
- Marca mais consumida: Caixa Econômica Federal (50,8%)
CARTÕES DE CRÉDITO
- Marca mais conhecida: Mastercard (90,4%)
- Marca mais consumida: Mastercard (73,3%)
REFRIGERANTES
- Marca mais conhecida: Coca-Cola (96,3%)
- Marca mais consumida: Coca-Cola (82,9%)
ENERGÉTICOS
- Marca mais conhecida: Red Bull (91,4%)
- Marca mais consumida: Red Bull (63,8%)
TELECOMUNICAÇÕES
- Marca mais conhecida: Vivo (83,3%)
- Marca mais consumida: Vivo (44,3%)
COSMÉTICOS
- Marca mais conhecida: O Boticário (92,3%)
- Marca mais consumida: O Boticário (72,5%)
TÊNIS
- Marca mais conhecida: Adidas (89,4%)
- Marca mais consumida: Nike (57%)
SNACKS E SALGADINHOS
- Marca mais conhecida: Doritos (84,3%)
- Marca mais consumida: Ruffles (61,8%)
ENTREGA DE COMIDA
- Marca mais conhecida: iFood (93%)
- Marca mais consumida: iFood (81%)
AUTOMÓVEIS
- Marca mais conhecida: Fiat (88,8%)
- Marca mais consumida: Fiat (28,2%)
TELEVISORES
- Marca mais conhecida: Samsung (90,9%)
- Marca mais consumida: Samsung (63,7%)
APPS DE TRANSPORTE
- Marca mais conhecida: Uber (90,3%)
- Marca mais consumida: Uber (79,3%)
VESTUÁRIO
- Marca mais conhecida: Adidas (78,8%)
- Marca mais consumida: Adidas (46,6%)
Em relação às marcas endêmicas de games — fabricantes de dispositivos utilizados para jogar —, a PGB 2021 mostra que, nos smartphones, principal plataforma de jogos no país com 41,6% da preferência, a Samsung é mais lembrada e usada. Já nos consoles, o Xbox 360, console de 7ª geração da Microsoft, é o mais conhecido, enquanto o PlayStation 4, de 8ª geração Sony, é o mais utilizado. Veja a lista abaixo:
SMARTPHONE
- Marca mais conhecida: Samsung (90%)
- Marca mais consumida: Samsung (53,6%)
CONSOLES
- Plataforma mais conhecida: Xbox 360 (76,9%)
- Plataforma mais consumida: PlayStation 4 (44%)
COMPUTADOR
- Marca mais conhecida: Asus (67,3%)
- Marca mais consumida: Dell (30,5%)
NOTEBOOK
- Marca mais conhecida: Samsung (68,6%)
- Marca mais consumida: Acer (29,4%)
Fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.