Ícone do site Marcas Mais

Estudo revela as marcas mais admiradas pelos cariocas em 2021

A pesquisa avaliou os produtos e serviços mais admirados em 41 categorias e levantou nomes como Uber, Smart Fit, Visa, Mastercard e Coca Cola no ranking geral desta edição

Enquanto IFood é considerada a marca que mais ajudou o carioca durante a pandemia da Covid-19, a Havaianas é eleita mais uma vez como a marca que tem mais a cara do Rio de Janeiro, segundo a 12ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, feita pelo jornal O GLOBO em parceria com a TroianoBranding. O estudo, que identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 41 categorias de negócios, foi divulgado nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na publicação especial encartada no jornal e também no site do GLOBO. Além disso, a pesquisa está disponível pela primeira vez na versão digital do Valor Econômico.

Pela segunda vez consecutiva, a Uber liderou o ranking geral e foi líder nas dimensões qualidade, respeito, identidade e evolução, enquanto a Smart Fit conquistou o primeiro lugar na dimensão preço, garantindo a segunda posição do ranking. Visa, Mastercard e Coca Cola também fazem parte do TOP 5.

“É interessante notar que entre as marcas vitoriosas temos uma combinação de marcas desse nosso novo mundo digital, online e high-tech e também de marcas do ‘velho mundo’, do mundo físico, high-touch, do olho no olho. É como se nós consumidores sempre precisássemos desses dois lados. Talvez isso nos ensine que o mundo não é só digital, e também não é só físico, mas é feito dessa integração: até por que, nós seres humanos precisamos integrar esses mundos nas nossas vidas, e o ranking mostra essa bela composição entre as marcas ganhadoras” declara Cecilia Russo Troiano, diretora geral da TroianoBranding.

Assim como na edição anterior, o estudo contou com as categorias especiais “marcas que mais ajudaram os cariocas na pandemia do Covid-19”, tendo como vencedora o IFood, e “marcas mais admiradas por seu trabalho social durante a pandemia”, tendo O Boticário em primeiro lugar pela segunda vez. Já a Natura liderou a categoria “marcas que mais respeitam o meio ambiente” e a Samsung foi considerada a marca que mais respeita o consumidor.

A edição deste ano ainda trouxe uma novidade: leitores do GLOBO puderam participar da primeira fase do levantamento respondendo um questionário on-line sobre suas marcas preferidas. No total, foram 2168 entrevistas, com o intuito de identificar as marcas dentro de cada categoria. Já na segunda fase, que possui o objetivo de construir o ranking por categoria, 2.165 entrevistados apontaram qual marca está mais associada a cada dimensão, respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.

“Chegamos à 12ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas reforçando a opinião dos leitores do GLOBO, que participaram em uma fase preliminar respondendo a um questionário on-line sobre suas marcas preferidas. Além disso, vale ressaltar a importância do reconhecimento das marcas pelo público, especialmente em tempos difíceis como os que todos nós passamos” destaca o Diretor de Negócios Multiplataforma da Editora Globo, Marcelo Lima.

Os cariocas entrevistados avaliaram as marcas em cinco dimensões: qualidade (oferece produtos e serviços de qualidade), preço (vale o que custa), respeito (respeita o consumidor), identidade (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).

Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2021:

– ACADEMIAS DE GINÁSTICA

  • Smart Fit

– APARELHOS DE CELULAR E TABLET

  • Samsung

– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO

  • Uber

– ARTIGOS ESPORTIVOS

  • Nike

– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)

  • BMW

– BANCOS

  • Itaú

– CAFÉ

  • Pilão

– CARTÃO DE CRÉDITO

  • Visa

– CERVEJA

  • Brahma

– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES

  • Grupo D’Or

– COMPANHIAS AÉREAS

  • GOL

– COMPUTADORES

  • Samsung

– COSMÉTICOS

  • O Boticário

– ELETRODOMÉSTICOS

  • Samsung

– EMPRESAS DE TURISMO

  • 123 Milhas

– ESCOLA DE IDIOMAS

  • Cultura Inglesa

– FARMÁCIAS

  • Drogaria Pacheco

– FAST-FOOD

  • Mc Donald’s

– HIGIENE PESSOAL

  • Johnson & Johnson

– IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)

  • MRV

– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO

  • Rio Decor

– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS

  • Pedigree

– MARCAS MAIS ADMIRADAS POR SEU TRABALHO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

  • O Boticário

– MARCAS QUE MAIS AJUDARAM OS CARIOCAS NA PANDEMIA DE COVID-19

  • IFood

– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR

  • Samsung

– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE

  • Natura

– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO

  • Havaianas

– MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO RIO

  • SBT

– MODA FEMININA

  • C&A

– OPERADORAS DE CELULAR

  • Vivo

– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA

  • Sky

– PLANOS DE SAÚDE

  • Unimed Rio

– POSTOS DE COMBUSTÍVEL

  • BR Petrobrás

– PROTETOR SOLAR

  • Sundown

– REFRIGERANTES

  • Coca Cola

– RESTAURANTES

  • Outback

– SEGUROS

  • Porto Seguro

– SHOPPING CENTER

  • BarraShopping

– SITE DE COMPRAS

  • Mercado Livre

– SORVETES

  • Nestlé

– SUPERMERCADOS

  • Guanabara

– UNIVERSIDADES PARTICULARES

  • PUC-RJ
Sair da versão mobile