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LinkedIn Top Companies 2023: conheça as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Para ajudar na atração e retenção de talentos, plataforma lança também nova ferramenta que permite que as companhias destaquem seus valores e compromissos com a força de trabalho e sociedade

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, anuncia a lista das LinkedIn Top Companies, com as 25 empresas brasileiras que oferecem as melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira para seus funcionários. O ranking é uma ferramenta para profissionais explorarem vagas abertas, aprimorarem suas habilidades e identificarem posições em companhias que investem em talentos e que, ao mesmo tempo, estão de acordo com seus valores pessoais. 

Conduzido pela equipe do LinkedIn Notícias, o levantamento traz empresas de diversos setores da economia como finanças, tecnologia, telecomunicações e consultoria, e foi elaborado com base em oito pilares que determinam a metodologia: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade,  afinidade com a empresa, oportunidades externas, diversidade de gênero, formação acadêmica e a presença de funcionários no país.

A edição de 2023 conta com instituições financeiras nas primeiras colocações, sendo o Itaú Unibanco líder da lista desde 2018, seguido por Banco Bradesco, Banco do Brasil e Banco Santander. Vale mencionar que há 13 estreantes no ranking: ExxonMobil, Mastercard, Bain & Company, Kavak.com, Kyndryl, Alphabet, Bank of America, Amazon, Medtronic, Petrobrás, Novo Nordisk, Vestas e Claro. Além do Brasil, o reconhecimento foi realizado em 36 países, entre eles México, Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, China, Japão e Reino Unido. 

“A lista de Top Companies permite aos profissionais identificarem novas oportunidades que correspondem aos seus valores e objetivos de carreira e também de vida, em um momento em que as organizações precisam se reinventar para atrair e reter talentos. Ao apresentar as empresas reconhecidas por suas práticas positivas, nosso objetivo vai muito além de mostrar vagas abertas, mas também orientar as pessoas em cada etapa da carreira, seja em uma mudança de função, na retomada ao mercado de trabalho após uma pausa ou no investimento em novas competências”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.   

  1. Itaú Unibanco 
  2. Banco Bradesco
  3. Banco do Brasil
  4. Banco Santander
  5. ExxonMobil
  6. Mastercard
  7. Bain & Company
  8. Kavak.com
  9. Kyndryl
  10. Ambev (AB InBev)
  11. Alphabet
  12. Bank of America
  13. Amazon
  14. Vivo (Telefônica Brasil)
  15. Dell Technologies
  16. Medtronic
  17. Petrobras
  18. SAP
  19. Procter & Gamble
  20. Novo Nordisk
  21. Oracle
  22. Cielo
  23. Accenture
  24. Vestas
  25. Claro 

LinkedIn potencializa a cultura organizacional para auxiliar na atração de talentos

Em um cenário em que as relações de trabalho estão sendo repensadas, os valores e a cultura organizacional são cada vez mais importantes para quem está em busca de um emprego. Dessa forma, os brasileiros têm se sentido confiantes sobre suas habilidades e procuram trabalhar em empresas que se ajustam às suas necessidades e os permitem avançar profissionalmente. 

Um novo estudo* realizado pela plataforma apontou que, para 80% dos profissionais, mesmo em tempos de incerteza econômica, trabalhar para uma organização que demonstre compromisso com a cultura e os valores que pessoalmente acreditam é importante. A mesma pesquisa mostra que ao procurar um emprego, os quatro maiores ‘sinais de alerta’ para os entrevistados são a falta de crescimento na carreira e oportunidades de aprendizado (55%); a falta de diversidade, equidade e inclusão (43%); a falta de opções de trabalho flexíveis (40%) e a falta de compromisso com a sustentabilidade ambiental (32%).

Nesse sentido, com o objetivo de ajudar na atração e retenção de talentos e contribuir para o bem-estar no ambiente de trabalho, o LinkedIn disponibiliza a nova ferramenta Values Match, que permite que as organizações destaquem em seus perfis os compromissos específicos que estão levando em consideração quando falamos de temas como impacto social, crescimento profissional e aprendizagem, e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Assim, os usuários da plataforma poderão saber se a cultura corporativa está alinhada aos seus valores e aplicar a vagas de forma mais assertiva. 

Metodologia 

Nossa metodologia utiliza dados do LinkedIn para classificar as empresas em oito pilares considerados fortes indicadores de desenvolvimento de carreira: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade na empresa, oportunidades externas, afinidade com a companhia, diversidade de gênero, formação acadêmica e presença de funcionários no país. Para se qualificarem, as empresas deveriam ter pelo menos 500 funcionários em 31 de dezembro de 2022 no país e a taxa de rotatividade de funcionários não poderia ultrapassar 10% durante o período estabelecido na metodologia (com base em dados do LinkedIn). Também foram consideradas inelegíveis as empresas cujas demissões ultrapassam 10% do quadro de funcionários entre janeiro de 2022 e o lançamento da lista, de acordo com comunicados públicos. Apenas empresas matrizes aparecem na lista; subsidiárias com participação majoritária e dados associados são agregados na pontuação total. Período da pesquisa: de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. A análise reflete o que está acontecendo no mundo pelas lentes dos dados do LinkedIn, compilados a partir de informações de perfis agregados e anonimizados de usuários do mundo inteiro.

* Pesquisa realizada pelo Censuswide com base em uma amostra de 1.056 trabalhadores maiores de 18 anos no Brasil entre 24.03.23 e 27.03.23. O Censuswide obedece e emprega membros da Market Research Society e segue o código de conduta da MRS, baseado nos princípios da ESOMAR.

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