Levantamento da Emplifi revela quais são os emojis mais populares entre as empresas brasileiras e globais no Instagram e Facebook
O Dia Mundial do Emoji é comemorado no dia 17 de julho há sete anos. A data foi incluída no calendário em 2014 e, já no ano seguinte, alcançou os trending topics do Twitter. Nesta data especial para os apaixonados por esses pequenos desenhos, a Emplifi, – nova marca da Socialbakers – e plataforma de experiência do cliente (CX) apoiada pela Audax, revela quais são os emojis mais usados pelas marcas.
Sabemos que emoji é coisa de geração cringe, mas não tem jeito: essas carinhas invadem as nossas conversas pessoais há um bom tempo, além de marcarem presença nos posts de pequenas e grandes marcas que inserem as figurinhas em suas legendas e publicações com o objetivo de tornar a relação com os clientes mais próxima, leve e até divertida, aumentando também o engajamento com seu público.
Os desenhos que mais aparecem nas publicações de perfis de marcas brasileiras no Instagram são o rosto com os corações nos olhos, os brilhos, o rosto piscando, a mão com o indicador para a direita e o coração azul. Na plataforma original de Mark Zuckerberg predominam também os rostinhos com corações nos olhos, a mão com o indicador para baixo, o rosto piscando, a mão com o indicador para a direita e os brilhos. Nas duas plataformas, essas figurinhas foram publicadas mais de 429 mil vezes.
Analisando as marcas globais, os resultados são levemente diferentes. No Facebook, as marcas internacionais utilizam mais a mão com o indicador para a direita, brilhos, o rosto com os corações nos olhos, a mão com o indicador para baixo e a câmera fotográfica com flash. Já no Instagram, utilizam com frequência os brilhos, a câmera fotográfica com flash, o rosto com coração nos olhos, o coração vermelho e o emoji da câmera fotográfica sem flash.
A Emplifi também revelou os emojis queridinhos das companhias de diferentes mercados. Por exemplo, as empresas do setor de turismo gostam bastante das figurinhas de câmera fotográfica com e sem flash. Já as empresas de moda e beleza fazem mais uso do emoji de brilho.
O levantamento da Emplifi foi feito a partir da análise de posts feitos no Instagram e Facebook entre janeiro e junho de 2021.