Ícone do site Marcas Mais

Páscoa: Lacta é a marca mais lembrada pelos brasileiros

Pesquisa realizada com dados da plataforma de Comunicação Estratégica & Reputação da Cortex mostra ranking com as 12 marcas mais citadas nas mídias digitais

A tradição de presentear pessoas queridas com ovos de chocolate deu à Lacta, pelo segundo ano consecutivo,  o posto de marca mais lembrada pelos brasileiros na Páscoa. Isso é o que mostra um estudo realizado pela Cortex, empresa pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. O ranking, que conta com outras 12 marcas, mostra, ainda, a Cacau Show em segundo lugar e a Mondelez em terceiro.

Em primeiro lugar no ranking, com índice de lembrança de 2,45, está a brasileira Lacta, do grupo Mondelez, em destaque como a marca de chocolate mais citada espontaneamente pelos brasileiros. Dentre os produtos da empresa estão Diamante Negro, Bis, Sonho de Valsa, Laka, Shot e Amandita. 

“A Lacta é pioneira em ovos de chocolate no Brasil e isso já a coloca em destaque em relação às outras empresas. A marca possui ainda muitas submarcas já conhecidas, como Laka, Diamante Negro e Sonho de Valsa, o que ajuda a fortalecer a  memória do público. Mas um ponto importante sobre a empresa se manter pela segunda vez como a mais lembrada pelos brasileiros na Páscoa é que, segundo o próprio posicionamento da marca, este seria um ano de maior investimento no digital. Estar presente onde o público está, além de manter os preços atrativos para o consumidor, é uma excelente estratégia”, explica Claudio Bruno, Diretor de Inovação na Cortex.

O segundo lugar é ocupado pela também brasileira Cacau Show, com índice de lembrança de 1,97. A marca, fundada em 1988, possui hoje mais de 3 mil lojas espalhadas pelo país. Dentre as linhas que a empresa possui estão LaCreme, LaNut, Dreams, Bendito Cacau e Clássicos.

Em terceiro lugar está a Mondelez, a empresa tem várias subsidiárias e marcas como Lacta – que está em primeiro lugar no ranking, Bis, Chocolícia,  Chocooky, Oreo e Toblerone. Já em quarto lugar está a suíça Nestlé, com índice de 0,81. A marca, considerada a maior empresa de alimentos do mundo, investe no setor de chocolates com produtos como Kitkat, Prestígio, Galak, Suflair, Chokito, Negresco e Alpino.

A Ferrero Rocher, que estava em quarto lugar em 2022, passou para a sexta posição neste ano. Já a Milka, que estava em quinto lugar no ano passado, caiu para a décima segunda posição. Enquanto a Brasil Cacau, que ocupava a última posição do ranking, aparece em nono lugar.

Metodologia

Durante o final de semana da Pásco, a Cortex monitorou as marcas de chocolate mais lembradas pelos brasileiros, criando um índice de 0 a 2. Para isso, analisou as menções realizadas por 70 veículos de imprensa digitais de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil  influenciadores nas redes sociais  (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa.

Sair da versão mobile