Ícone do site Marcas Mais

Pesquisa do jornal O GLOBO revela as marcas mais admiradas pelos cariocas em 2023

14ª edição do estudo Marcas dos Cariocas, em parceria com a TroianoBranding, levantou as marcas de produtos e serviços mais admiradas em 40 categorias

No último sábado, dia 16, o jornal O GLOBO divulgou a 14ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas. Realizado em parceria com a TroianoBranding, o estudo identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 40 categorias de negócios, considerando cinco dimensões: qualidade, preço, respeito, identidade e evolução. Pela quarta vez, a Uber é eleita a marca preferida dos cariocas, e a Havaianas escolhida como a marca que mais tem a cara do Rio de Janeiro.

O ranking geral teve a Nike ocupando o segundo lugar como a marca mais admirada, seguida pela Coca-Cola, Smart Fit e Samsung no TOP 5. A marca que mais respeita o consumidor é a Samsumg, enquanto a que mais respeita o meio ambiente é a Natura. Já a marca de produtos e serviços variados escolhida para o dia a dia dos pets novamente é a Pedigree. A categoria meios de pagamento contou com a liderança do PIX pela primeira vez.

“Mais do que um estudo de lembrança de marcas, o Marcas dos Cariocas fala sobre aquelas que mexem com o coração das pessoas, agregam valor às suas vidas e, por isso, ganham essa posição de destaque no ranking. Certamente as marcas vitoriosas dessa 14a edição, além de um bom produto ou serviço de qualidade, oferecem propostas de valor relevantes e mantém um diálogo aberto com os consumidores, se comunicando regularmente”, afirma Cecília Russo, Sócia e Diretora da TroianoBranding e responsável pelo estudo.

Foram realizadas 2.184 entrevistas na primeira fase, uma média de 530 por categoria, com o objetivo de identificar as marcas dentro de cada segmento. Já na segunda fase, que busca construir o ranking por categoria, os entrevistados apontaram qual marca está mais associada a cada uma das cinco dimensões (qualidade, preço, respeito, identidade e evolução), respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.

O ranking completo, com as 5 primeiras marcas de cada categoria, está na revista Marcas dos Cariocas, publicada no jornal O Globo, que traz análises, reportagens especiais e entrevistas exclusivas com as vencedoras.

Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2023: 

– ACADEMIAS DE GINÁSTICA

  • Smart Fit

– EMPRESAS DE TURISMO

  • Trivago

– APARELHOS DE CELULAR E TABLET

  • Samsumg

– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO

  • Uber

– ARTIGOS ESPORTIVOS

  • Nike

– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)

  • BMW

– BANCOS

  • Nubank

– CAFÉ

  • Pilão

– CERVEJA

  • Heineken

– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES

  • Grupo D’Or

– COMPANHIAS AÉREAS 

  • GOL

– COMPUTADORES

  • Samsung

– PERFUMARIA E COSMÉTICOS

  • O Boticário

– ELETRODOMÉSTICOS

  • Samsung

– ESCOLA DE IDIOMAS

  • CCAA

– FARMÁCIAS

  • Drogaria Pacheco

– FAST-FOOD

  • McDonald’s

– IMÓVEIS

  • MRV

– HIGIENE PESSOAL E BELEZA

  • O Boticário

– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO

  • Tok&Stok

– MEIOS DE PAGAMENTO

  • Pix

– MODA FEMININA

  • C&A

– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA

  • Claro (NET)

– OPERADORAS DE CELULAR

  • Vivo

– PLANOS DE SAÚDE

  • Amil

– POSTOS DE COMBUSTÍVEL

  • BR Petrobras

– PROTETOR SOLAR

  • Nivea

– REFRIGERANTES

  • Coca-Cola

– RESTAURANTES

  • McDonald’s

– SEGUROS

  • Porto Seguro

– SHOPPING CENTER

  • BarraShopping

– SITE DE COMPRAS

  • Amazon

– SORVETES

  • Nestlé

– SUPERMERCADOS

  • Guanabara

– UNIVERSIDADES PARTICULARES

  • PUC-RJ

– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS 

  • Pedigree

– ESCOLAS PARTICULARES

  • Estácio

– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE

  • Natura

– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR

  • Samsung

– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO

  • Havaianas
Sair da versão mobile