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Twitter divulga marcas que se destacaram na plataforma em 2020

Twitter Brasil divulga as melhores campanhas em 2019

Twitter Brasil divulga as melhores campanhas em 2019

Lista traz exemplos de empresas e instituições que apresentaram suas mensagens de diferentes maneiras e mantiveram contato com a audiência durante um ano atípico

2020 foi um ano desafiador para todo mundo, e também para as marcas. Diante de uma crise de saúde pública sem precedentes na era digital, as pessoas mudaram seus hábitos e formas de se relacionar umas com as outras, assim como padrões de consumo de bens, serviços e conteúdo foram alterados. E tudo isso de maneira muito rápida. Do isolamento à flexibilização, das lives aos movimentos sociais que eclodiram nos últimos meses, o Twitter foi o lugar a que as pessoas foram para se informar, se entreter e para conversar sobre assuntos de seu interesse. E as marcas tiveram de se adaptar não apenas ao novo contexto de mercado, mas também às novas conversas.

Neste contexto, o Twitter Brasil preparou o #BestOfTweets2020, uma lista das marcas que se destacaram ao longo do ano na plataforma. As campanhas foram selecionadas com base em oito diferentes categorias: #propósito, #conexão, #lançamento, #vídeo, #diversão, #impacto, #conversa e #criadores. Além disso, algumas categorias tiveram mais do que uma campanha a ser destacada e mereceram entrar na lista como “menção honrosa”, por conseguirem estabelecer uma conexão legítima com a audiência nos diferentes momentos da pandemia.

“Ao longo do ano, vimos marcas que trabalharam estratégias bem certeiras para o Twitter, que funciona como um termômetro social: observaram o que as pessoas estavam falando e, a partir daí, construíram conteúdos de propósito ou de negócio”, explicou Vinícius Magalhães, estrategista de marcas do Twitter Next. “Em 2020, o desafio foi fazer isso com timing e contexto. Foram muitas mudanças de rota para manter as mensagens de marca relevantes, atuais e sensíveis ao que as pessoas estavam vivendo. Saber conciliar produtos e serviços com essa relevância cultural no atual cenário é digno de reconhecimento”, completou.

Veja abaixo as marcas de destaque indicadas em cada categoria:

#PROPÓSITO – A marca que provocou mudanças positivas: @KitKatBrasil

Legitimidade é fundamental para abordar causas sociais no Twitter. Nessa conversa, ao responder ao questionamento das pessoas sobre as ações afirmativas da marca, Kit Kat ( @KitKatBrasil ) reafirma sua convicção e mostra que é consistente ao seu propósito.

Menção honrosa: @TurmadaMonica e @magazineluiza

#CONEXÃO – A marca que se conectou com o que estava acontecendo: @NetflixBrasil

Em um momento difícil no início de quarentena, e com o aumento do consumo de conteúdos via streaming, a Netflix (@NetflixBrasil) se solidarizou com as pessoas e recomendou títulos de seus concorrentes com base em filmes e séries do próprio catálogo.

Menção honrosa: @doritosbrasil

#LANÇAMENTO – A marca que realizou um lançamento com impacto, relevância e autenticidade: @PrimeVideoBR

Para lançar a segunda temporada de The Boys ( @TheBoysTV ), a Amazon Prime Video ( @PrimeVideoBR ) criou uma estratégia tão impactante quanto a série: combinou os formatos de maior alcance com serviços de lembretes automáticos e engajou semanalmente com uma audiência ansiosa por novos conteúdos.

#VÍDEO – A marca que usou o vídeo para criar conversas além do botão de play: @Bradesco

O filme do Bradesco ( @Bradesco ) reúne uma série de características que se encaixam nas boas práticas de vídeo do Twitter: logo da marca no começo do vídeo, elementos visuais que ajudam a contar a história mesmo em uma experiência sem som, texto que complementa e dá contexto e hashtag que chama a audiência para uma ótima conversa.

#DIVERSÃO – A marca que uniu #FicaEmCasa com diversão: @guarana

Em um dos poucos momentos divertidos de 2020, o Twitter ferveu com os possíveis mascotes para a cédula de 200 reais. Foi nesse cenário que Guaraná Antarctica ( @guarana ) resgatou um grande patrimônio (e meme) nacional: o vira-latas caramelo. Timing e contexto precisos para se conectar ao público jovem.

#IMPACTO – Boom! O melhor exemplo de campanha com impacto cultural: @DoveBR

Em um momento bastante delicado de crise sanitária, a Dove (@DoveBR) lançou uma campanha sobre a importância de lavar as mãos como forma efetiva de prevenção de contaminação. Para capturar a atenção da audiência, uma thread conjunta com marcas concorrentes foi criada para reforçar a mensagem e alcançar mais pessoas.

#CONVERSA – Um tema para muitas conversas. A marca que falou e fez o Twitter conversar junto: @SpotifyBR

Falar de K-pop no Twitter é conversar com uma das audiências mais engajadas e apaixonadas da plataforma. Ao montar um squad de influenciadores super diversos e convidar as pessoas a criarem uma playlist colaborativa, o Spotify ( @SpotifyBR ) mostrou o poder de se conectar ao que está acontecendo.

#CRIADORES – A marca que se uniu a criadores de conteúdo para produzir o Tweet certo, na hora certa: @SamsungBrasil

A maior preocupação da Samsung ( @SamsungBrasil ) durante toda a sua campanha era passar uma mensagem de conforto para as pessoas: você está em casa – e tudo bem, a Samsung te ajuda a se conectar com o seu “lar doce lar”.

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