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Mutato_Estudo Amor na Pandemia

Estudo “Amor em Tempos de Pandemia” da Mutato mostra como o isolamento está afetando nossa vida afetiva e o impacto definitivo nas relações Pós-Covid-19

A agência Mutato lançou o estudo “O Amor em Tempos de Pandemia”, em que trata de como o atual contexto de isolamento social está acelerando transformações na maneira como amamos e fazemos sexo, e ajuda a responder questionamentos de ‘Como encontrar o amor, sem ser ao vivo?” ou “Como lidar com a saudades de um/a companheiro/a?”.  

A metodologia da pesquisa, realizada entre março e maio, envolveu Desk Research e Social Listening. A partir de menções sobre o assunto capturadas nas redes sociais e na imprensa, a equipe de pesquisa decodificou esses insumos e os traduziu em novas tendências de comportamentos trazidos para nossas relações interpessoais e afetivas após a pandemia. O estudo analisou as transformações a partir de cinco tendências: 

  1. Solidão: como a quarentena coloca à prova a necessidade de interação social; 
  2. Conexão: novas formas que as pessoas descobriram para se conectar por meio digital;  
  3. Zuêra: um traço do comportamento do brasileiro, que mesmo neste contexto não perde a mania de fazer piada de si mesmo; 
  4. Tretas: como o convívio intenso e extremo vem impactando a vida dos casais que estão isolados – e mais juntos do que nunca;
  5. Tesão: as novas formas de alimentar o apetite sexual sem poder encontrar ou tocar quem (ainda) não conhecemos ao vivo – ou de quem estamos temporariamente afastados.

“O ser humano precisa de amor para sobreviver e, a partir do estudo, vimos que essa necessidade tem sido suprida quando há compartilhamento de emoções e sentimentos com o outro, o que traz a sensação de cuidado e acolhimento. O isolamento tira todos da zona de conforto, independente do tipo de relacionamento, então, estamos nos adaptando a usar a internet como ferramenta de conexão”, afirma Juliana Morganti, Diretora de Estratégia da Mutato. 

Solidão: busca por ligação emocional

As pessoas estão apostando mais em aplicativos que promovem esses encontros. Alguns dados mostram isso: em um único dia, o Tinder chegou a ter 3 bilhões de swipes (deslizadas). O volume das conversas em apps de encontros aumentou 20% e a duração 30% (segundo o Tinder e Okcupid). Houve ainda crescimento de 200% na quantidade de pessoas que afirmam ter participado de um encontro virtual (Okcupid). 

Uma expressão que está ganhando corpo é a “Carentena”, causada pela carência no isolamento social. 

Conexão: mais possibilidades de conversa

Na esfera da Conexão, a Mutato identificou fenômenos como o “relacionamento sério consigo mesmo”, e a conexão mais emotiva e profunda entre os dates, com mais tempo de conversa antes de partirem para o encontro físico. No Tinder, houve alta de 20% nas conversas. Também foram percebidos comportamentos como as chamadas de vídeo entre crushes, que agora são incentivadas para se ter uma relação mais realista. Apps como o Bumble se prepararam para oferecer uma experiência melhor nesse sentido. Também foi notada uma evolução no “jogo da sedução”, já que há necessidade de maior criatividade no flerte: o supermercado virou ponto de encontro, as pessoas enviam recados por drone e adotam diversas ferramentas para ativar o “contatinho”. 

Zuêra: porque rir é o melhor remédio

Por fim, na Zuêra, notou-se a habilidade do brasileiro de rir de si próprio, e o humor como forma de escapismo. Também o desejo de falar sobre o tema “quando a quarentena acabar” e os inúmeros planos de rever pessoas queridas, sem contar o humor sobre a volta À normalidade. 

Os flertes de quarentena também podem evoluir ou não para o mundo físico, com a discussão sobre a responsabilidade emocional. As pessoas passaram a brincar com a própria solidão e falta de “crushes”. 

Outro aspecto divertido é a alegria das mulheres que não precisam se arrumar, com sensação de liberdade pela falta de cuidados com a beleza e o uso de maquiagem apenas por diversão ou no filtro do Instagram. A redução no consumo de itens de beleza chegam a 25% segundo dados de Nielsen e Kantar. No fim das contas, o importante é dar risada da própria desgraça.

Tretas: teste intenso para as relações

Em “Tretas”, a Mutato identificou que o os casais que se conectam mais com a alta convivência, o que pode ser bom ou ruim, sendo que no extremo negativo nota-se o aumento da violência doméstica. 

Durante a quarentena, as reflexões ajudaram a se notar situações como o esvaziamento de relações, e o uso de plataformas para se encerrar relacionamentos. Embora com mais tempo para fazer sexo, a questão econômica pode ser um impeditivo para quem deseja um bebê. No Twitter, se discute se as saídas para transar são aceitáveis ou não. E, na questão mais grave, houve aumento de 50% nos casos de violência doméstica no Rio de Janeiro e crescimento de 40% na chamadas ao 180.

Tesão: nudes, sexo virtual e sex toys em alta

Na esfera do Tesão, há uma busca maior por brinquedos sexuais, com oportunidades no incipiente setor de sex tech. Os sex shops tiveram aumento de 50% na vendas em abril e a quantidade de clientes homens saltou 33%. Formas de sexo virtual como sexting ou camming ganham espaço e os casados se vangloriam por conseguir transar mais que os solteiros. 

O Zoom é a plataforma que ganhou espaço para as “sex parties” ou “zoomrubas”, embora conteúdo pornográfico seja proibido na plataforma e algumas festas tenham sido vetadas. O envio de nudes e sexting cresceu, com o Reddit registrando aumento no número de posts compartilhados nas comunidades. No caso específico do grupo gay masculino, há apps ganhando espaço, como o Grindr e o dilema de “Furar ou não a quarentena”. 

A Mutato aponta a possibilidade de haver um sex boom no pós-quarentena, a adesão de públicos de mais idade, e a “vingança dos casados”, que estão – supostamente – fazendo mais sexo que os jovens e solteiros.

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