Blog

trofeu nfl divulgação

A icônica grife Tiffany & Co. está por trás da criação do troféu mais cobiçado do Futebol Americano, o Vince Lombardi

Enquanto os entusiastas de joias em todos os lugares do mundo sonham em desembrulhar a famosa Blue Box da Tiffany & Co., os competidores da NFL esperam um dia colocar as mãos em outra criação icônica da Tiffany: o Troféu Vince Lombardi. 

Surpreso? Bem, a joalheria de luxo está no negócio de criar este emblema de conquistas atléticas – assim como quase todos os troféus dos campeonatos esportivos mais importantes – por mais de um século e meio.

Concedido anualmente à equipe vencedora do Super Bowl, o Troféu Vince Lombardi é indiscutivelmente um dos símbolos de excelência esportiva mais reconhecidos do mundo.

Na oficina da Tiffany em Cumberland – Rhode Island, profissionais moldam e esculpem meticulosamente o troféu de prata em uma bola de futebol requintada em tamanho real que fica no topo de uma escultura expandida de três lados. Desenhos delicados e detalhes intrincados também são cuidadosamente inseridos no metal precioso, criando um toque elegante que reproduz maravilhosamente a bola em tamanho regulamentar.

Confira algumas curiosidades por trás do glamuroso troféu:

  • Com 56 cm de altura e cerca de 3kg o troféu é inteiramente confeccionado em prata esterlina;
  • São necessários aproximadamente 4 meses para criar e processar o troféu Vince Lombardi;
  • É preciso uma temperatura de mais de 530 graus celsius para derreter a prata e iniciar o processo de molde;
  • Quatro técnicas de ourivesaria são usadas na criação do troféu: Solda manual, fiação, perseguição e polimento do metal;
  • Oscar Ridener, um ex-vice-presidente da Tiffany & Co., esboçou uma versão inicial do prêmio em um guardanapo durante uma reunião com a NFL em 1966;
  • 1967 foi o ano em que o primeiro troféu Vince Lombardi foi entregue;
  • O troféu foi batizado Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao técnico do Green Bay Packers;
  • O Super Bowl conta com 55 troféus premiados até o momento;
  • Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LV.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia