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Dia do Consumidor: além de descontos, compras serão motivadas por frete grátis e condições de pagamento

O Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, ainda vem se fortalecendo no calendário varejista, porém, um estudo realizado online pelo Google com 800 brasileiros conectados de 20 à 23 de janeiro de 2021, mostrou que 25% dos brasileiros já ouviram falar da data. Em 2020, a sazonalidade registrou um crescimento de vendas on-line quando comparada ao ano anterior, um reflexo do momento pré-isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, em que os descontos provavelmente foram utilizados nas compras que os consumidores fizeram para passar por esse momento. 

O levantamento aponta que, em 2021, os motivadores de compra na data serão pautados por novas necessidades (26%), demandas latentes (22%) e a busca por bons negócios (18%). Além dos tradicionais descontos e promoções esperados pelo consumidores, outros benefícios têm potencial para motivar as próximas compras: entrega grátis (40%), condições de pagamento (34%), entrega rápida e segura (32%), bom atendimento (21%), pontos de fidelidade e cashback (17%) e serviços agregados (16%). 

Já para itens de recorrência, como alimentos, bebidas, higiene e beleza, ganham ainda mais relevância quem oferece benefícios como frete grátis (Bens de Consumo 53% e Beleza/Perfumaria 52%) e frete rápido (42% para ambas as categorias). “A aceleração do consumo digital deixou o consumidor brasileiro mais atento e mais exigente em como ele faz suas compras, seja no on-line ou no varejo físico. Iniciando a temporada de compras do ano, o Dia do Consumidor será um bom termômetro para avaliar como os varejistas estão preparados para atender a essas novas e crescentes demandas, com comodidades que deixam de ser opcionais, como frete expresso ou grátis”, explica Rodrigo Chamorro, líder de insights para Varejo do Google Brasil.

Eletrônicos, eletrodomésticos e itens para a casa são o foco de intenção dos brasileiros que pretendem realizar compras até o final de março. A espera por uma data promocional para adquirir o produto também é alta para as categorias de eletrônicos (33% dos consumidores), eletrodomésticos e eletroportáteis (28%) e moda (22%).

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