PicPay, Pantene e Above se destacam, aponta estudo da TunAd em parceria com a Postmetria, levantamento apresenta também análise exclusiva da evolução do Spontaneous NPS das marcas
Sucesso de audiência e de repercussão nas redes sociais, o Big Brother Brasil, da TV Globo, tem garantido também grandes retornos às marcas, como demonstra o estudo exclusivo da TunAd, startup que criou a primeira plataforma de moment marketing da América do Sul, sobre o crescimento de buscas pelos anunciantes do programa em fevereiro, mês em que o programa registrou 21 ações de merchandising.
Entre as iniciativas, a que mais repercutiu em fevereiro foi PicPay, obtendo um pico de crescimento de 9.514% e uplift médio de 1467%, com efeito de duração de 15 minutos. Na sequência, os destaques da análise apresentam Pantene, com aumento de 7625% e uplift de 2.142%; Above; com crescimento de 6.411% e uplift de 1840%; McDonald’s, com alta de 4.888% e uplift de 788%; e Amstel, ocupando a quinta posição com 4.180% e uplift de 965%.
Spontaneous NPS das marcas
De acordo com Ricardo Monteiro, CSO e COO da TunAd, os dados são eficientes para ajudar os anunciantes a avaliar a construção das estratégias criativas, quando o conteúdo gera wear out e se o plano de mídia tem ROI adequado. “Com esse segundo levantamento, nós identificamos que as marcas que estavam promovendo o mesmo conteúdo, no mesmo formato de ações anteriores, tiveram diminuição da efetividade. A partir daí, elas precisam repensar o formato ou o conteúdo das ações no programa para continuar engajando a audiência e provocando interesse”, explica.
Desenvolvido em parceria com a Postmetria, o levantamento apresenta também o Spontaneous NPS das marcas. Utilizando IA, a Postmetria lê e interpreta os comentários espontaneamente postados em mídias sociais e consolida os dados de promotores, detratores e neutros para uma marca, inclusive com os pontos de atenção e pontos positivos, criando um S-NPS de longo prazo. Cruzando com os dados da TunAd, agora também é possível avaliar lealdade e satisfação dos consumidores em curto prazo.
Entre os anunciantes do programa, em análise que compara os meses de janeiro e fevereiro, a Amstel é o principal destaque, com melhora significativa do S-NPS em +25 pontos, uma melhora significativa durante o período do BBB 21. Na sequência, aparecem Pantene, +15 pontos, com aumento de promotores especialmente no Twitter; e Avon, avançando +11 pontos. Finalmente temos McDonald ‘s avançando 6 pontos.
Nem todas as marcas, porém, apresentaram evolução nos dois primeiros meses de reality. A C&A registrou uma piora significativa, -63 pontos, entrando na Zona Crítica; e PicPay caiu 48 pontos. Outro anunciante com queda no S-NPS foi a Seara, caindo 10 pontos e entrando na Zona de Melhoria.
A análise mostra em detalhes quais foram os fatores que influenciaram positiva ou negativamente o S-NPS das marcas. “No exemplo abaixo, vemos que a TV gera um aumento muito grande de posts e comentários pela citação de BBB 21. Os temas detratores e promotores, no entanto, não estão necessariamente conectados ao programa, e sim à experiência de marca. Ou seja, a TV gera recall e call-to-action, e o usuário dos produtos e serviços oferecidos responde com suas reais percepções. Diferentemente de um NPS baseado em questionário, o Spontaneous NPS permite uma leitura sem ‘bias’ das opiniões compartilhadas nas mídias sociais. Assim é possível rapidamente entender os gargalos de comunicação, de marca e do processo de conversão”, complementa Monteiro.