No maior evento do mercado do brinquedo da América Latina, a ABRIN 2022, o ciclo de palestras ABRIN Talks traz Roberto Andrade, gerente de Soluções da Friedman, e Manuel Alves de Lima, diretor de Marketing e Estratégias da FAL Design, respectivamente.
Resultados de vendas insatisfatórios, necessidade de motivação da equipe, rotina agitada que acaba tomando conta do tempo que deveria ser dedicado a colocar ordem na casa, baixa produtividade na abordagem aos clientes e, consequentemente, baixos resultados em vendas. Por que isso acontece?
De acordo com Roberto Andrade, que fala dia 13, às 15h, no ABRIN Talks, ciclo de palestras do maior evento do setor de brinquedos na América Latina, a ABRIN 2022, “você precisa implementar mudanças rapidamente para continuar a manter viva a sua empresa! Acompanhe:
- Problema: você deve identificar onde estão todos os problemas que precisa resolver na sua empresa. Não faça esse passo a passo sozinho. Envolva o seu time e solicite contribuições desde a primeira fase. Assim, se sentirão parte da solução e não apenas do problema.
- Pesquisa: faça uma pesquisa para encontrar alternativas e possíveis soluções para esses problemas.
- Processos: revise todos os seus processos e identifique os pontos críticos que precisam ser modificados, eliminados ou otimizados.
- Planejamento: desenvolva um plano de ação detalhado, com tudo o que você vai precisar fazer para implementar essas mudanças.
- Pessoas: trabalhe no desenvolvimento do seu time para que os problemas comecem a ser resolvidos.
- Performance: acompanhe os resultados, dê feedbacks constantemente e se faça mais presente. Sempre que identificar um novo problema, repita o ciclo.
“Pela minha experiência, trabalhar os três pilares a seguir costuma gerar maiores resultados”, atesta. Dando sequência aos ensinamentos, ele elenca:
Pilar 1: Padrão de atendimento
Seu negócio é digital, físico ou phygital (modelo híbrido, em que opera nas duas esferas)? Você tem padrões de atendimento estabelecidos que respeitam as regras de cada canal? Se você não estabelece esses padrões, o seu time vai fazer por você.
Pilar 2: Produtividade em vendas
Como está a consolidação dos seus resultados, políticas de portas abertas e gestão à vista? As ferramentas que utiliza permitem uma visão detalhada de cada um dos seus KPIs, individualmente, dos resultados de cada loja e do resultado de toda a rede em apenas um rápido olhar, conferindo a agilidade de acompanhamento que o varejo exige?
Pilar 3: Aprimoramento contínuo
Você precisa incorporar a cultura de aprimoramento contínuo à cultura da sua empresa, uma vez que esta é uma subcultura extremamente positiva e que incentiva o crescimento profissional e melhoria da qualidade de competências e habilidades das pessoas que compõem o seu time. Quando a cultura de aprimoramento contínuo é instaurada, as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas.
Visual Merchandising
“Apesar da enorme evolução do varejo nos últimos anos, a disciplina de Visual Merchandising continua a ser considerada um dos fundamentos mais importantes do seu sucesso. Sua função, que pode ser definida como ‘a busca pela melhor forma de exposição de produtos para o público consumidor, com o objetivo de promover mais e melhores vendas’, descreve claramente porque temos que apostar na sua capacidade de fazer evoluir redes de qualquer porte”, diz Manuel Alves Lima, da FAL Design, que fará palestra dia 15, às 15h.
O trabalho de visual merchandising envolve tanto a parte emocional quanto a racional da questão, podendo traduzir formas de atrair e encantar o público, destacando a loja na paisagem comercial que ocupa; ou a busca do modo mais produtivo de expor produtos, visando alcançar uma forma de organização assertiva, lógica, e capaz de orientar o consumidor e promover uma clara leitura dos departamentos, categorias e linhas de produtos à venda”.
“Por ser um setor que trabalha com produtos de terceiros, normalmente num sistema de multimarcas, o setor de brinquedos tem sido muito exposto à concorrência da venda pela internet, que traz o preço como maior diferencial. Preparar a loja, criar um visual distinto e único, que transforme a visita em uma experiência agradável, que permita a interação do público com os nossos produtos, e facilite uma decisão de compra acertada e inteligente, é a formula para se colocar acima do digital”, analisa.
“Só assim conseguiremos acordar a criança que existe em cada um de nós, e manter a fidelidade do nosso cliente, fazendo com que ele continue a dar preferência ao ponto de venda físico. “