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Retail Media Show conduz debate sobre as tendências e desafios para futuro do Varejo

O Retail Media Show (RMS), encontro estratégico para a formação e requalificação de líderes e equipes nas áreas de marketing, trade marketing, e-commerce, CRM, digital e mídia na indústria e varejo, abriu o primeiro dia da edição 2024. Com cerca de 400 presentes reunidos no Espaço Apas, em São Paulo, a abertura da segunda edição do evento foi marcada por insights sobre as tendências emergentes no universo do varejo  e a presença massiva de líderes e profissionais do setor.

Iniciado com um painel liderado pelo Diretor da NielsenIQ, Domenico Filho, a palestra aprofundou nuances do mercado brasileiro, explorando as mudanças na jornada de compra de consumidores no Brasil e no mundo, a crescente influência das mídias sociais e a importância da ambientação para o sucesso das estratégias de Retail Media.

Além de apresentar cases de sucesso desenvolvidos a partir da convergência de dados, o executivo revelou cases que apontam a expansão do segmento. Segundo projeções do especialista, até 2028, países como os Estados Unidos concentrarão 83% dos investimentos em Retail Media. Para ele, tal crescimento está diretamente atrelado à transformação do consumidor e evolução da publicidade, que culminaram em novas jornadas, direcionadas por interesses dos shoppers e sua personalização. 

Brasil x Portugal

Outro ponto alto do 2º RMS aconteceu durante o painel promovido pela Kevel, onde gigantes do varejo como MC Sonae, GPA e Shopper compartilharam suas visões sobre as melhores práticas no cenário atual do Retail Media brasileiro. Reunidos, Carlos Paulo (MC Sonae), Paulo Sergio Mariano (GPA), Emerson Calegaretti (Shopper) e Afonso Santos (Kevel) revelaram as tendências mais recentes, destacando as diferenças fundamentais entre os mercados de Portugal e Brasil e fornecendo insights valiosos para os participantes.

“A primeira grande diferença está na dimensão dos mercados, já que temos um Brasil muito fragmentado, algo que é positivo para escalar com a tecnologia correta, com oportunidades enormes de explorar o Retail Media. Por outro lado, Portugal tem poucas marcas e a tecnologia certa, mas é difícil mostrar este valor a uma população pequena”, explicou.

Novos tempos, novas marcas

A tarde ainda foi marcada por debates sobre a construção de marcas a partir do Retail Media com a presença do coordenador de marketing digital da Seara, Ivan Barbosa, e da executiva da Liveramp, Thaissa Gentil. No encontro, eles destacaram o papel crucial dos dados na era moderna do marketing e enfatizaram a necessidade premente de varejistas estarem preparados para utilizar dados de maneira inteligente para impulsionar o crescimento e construir marcas duradouras e mais aderentes ao público. 

O evento prosseguiu com paineis liderados por Paulo Schiavon, CRO da Unlimitail, e Samuel James, CDO do Grupo Carrefour Brasil, que discutiram a importância da integração omnichannel e como os dados e insights do Retail Media podem ser usados para personalizar experiências de compras em diferentes canais, proporcionando consistência e relevância ao setor.

Diferenciais

Grandes nomes do varejo, incluindo Leonardo Rocha, do Grupo Casas Bahia, Paulo Sérgio Mariano, do GPA, Cibele Moraes, da Leroy Merlin e Carlos Lacerda, da Pague Menos, compartilharam suas visões sobre os obstáculos cruciais, como definição da visão e estratégia, governança e sistema de gestão, plataformas e tecnologia, formação e qualificação do time, atributos considerados essenciais para garantir o sucesso de crescimento no campo do Retail Media.

Segundo Paulo Sérgio Mariano, o GPA tem se diferenciado no campo do Retail Media por ter lojas físicas e conhecer o cliente, desenvolvendo práticas de atendimento que o encantam. “O posicionamento correto dos produtos e anúncios publicitários potencializam a venda e ficam na memória do consumidor”, afirmou. “Com mais de 8 milhões de acessos mensais, o e-commerce é considerado o principal pilar de crescimento para o Retail Media, com muito mais dados”, acrescentou.

Já Carlos Lacerda, deu detalhes sobre as estratégias do grupo Pague Menos e ExtraFarma. “Conectar marcas a clientes, gerando benefícios e poder de compra”, aclarou.

Colaboração

O primeiro dia de debate ainda abordou a inovação colaborativa ao reunir Henrique Casagranda, Diretor da Cadastra, Tiago Souto, Executivo do Grupo Panvel, e Ana Paula Duarte, diretora de mídia da Unilever. Eles compartilharam cases de sucesso inspiradores, demonstrando como a colaboração pode impulsionar resultados significativos no Retail Media. Para Ana Paula, a tendência vai muito além de uma simples mudança. “Não é apenas conversão, mas percepção de marca”, afirmou.

O sétimo e último quadro uniu Renato Saghi, da Daki, Fábio Amorim, da Pixel, e Marcelo Canabrava, da Topsort, que trouxeram à tona as dores e os desafios de iniciar uma iniciativa de Retail Media do zero e entregar um retorno significativo sobre o investimento. O painel, que contou com a presença de uma das empresas líderes no setor – a Topsort, reconhecida por sua presença multicontinental em 30 países – e a Daki – que surgiu há apenas 3 anos -, trouxe à tona discussões profundas sobre as estratégias de monetização e a estruturação de sistemas de gestão de campanhas no ambiente do Retail Media.

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