Redes sociais e games surgem como principais passatempos virtuais, enquanto música, leitura, exercícios e gastronomia dominam atividades de lazer no mundo real
A digitalização da sociedade já produz efeitos em relação a hábitos socioculturais do brasileiro. Em levantamento feito com 128,6 mil clientes de todo o país, a TIM descobriu que 24% deles têm como passatempo principal interagir em redes sociais e 17%, jogos eletrônicos. Ou seja, praticamente quatro em dez pessoas buscam hobbies na internet.
A pesquisa, feita pela plataforma TIM Ads junto à base de clientes de planos pré-pagos da operadora, mostra que, na outra ponta, cantar, ouvir música e tocar instrumentos constituem o hobby de 17% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a leitura (15%), a prática de exercícios em academias (13%) e a gastronomia (12%) como atividades de lazer preferidas. Apenas 2% disseram não ter passatempos.
A predileção por hobbies virtuais pode ser explicada pela exposição diária à internet: 45% dos entrevistados contaram que gastam mais tempo na grande rede; 24%, fora dela; e 29% em ambos os ambientes, mas equilibradamente.
Na internet, as principais preferências são frequentar redes sociais (24%), assistir a filmes e séries (17%), ver vídeos (13%), ouvir música (11%) e ler ou estudar (10%), mesmo percentual dos que acompanham eventos esportivos.
Já do lado de fora, no mundo real, as pessoas gostam mais de passear ao ar livre (13%), praticar esportes ou atividades físicas (13%), dedicar-se a leitura e estudos (12%), ir a shopping centers (11%), visitar parentes (10%) e assistir a partidas de futebol e outras competições, também com 10% das predileções.
Sobre os gastos mensais com lazer, não passam de R$ 100 para 59% das pessoas, sendo que 16% do total se divertem de graça. Quanto ao uso de aplicativos sobre atividades de lazer, 75% só os adotariam se forem gratuitos ou estiverem incluídos em seus planos de internet.