Proptech amplia modelo de negócio para gestão do aluguel direta entre proprietários e inquilinos, com toda experiência ágil e sem burocracia já reconhecida no mercado
O QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, lança hoje a modalidade de contrato ‘Aluguel Sem Administração’, estendendo suas soluções digitais, ágeis e sem burocracias àqueles que preferem ter total autonomia sobre a gestão do contrato. O objetivo do modelo, que exclui a taxa de administração mensal, é contemplar um novo perfil de proprietários e, consequentemente, melhorar a experiência de quem busca o novo lar dos sonhos, com ainda mais imóveis disponíveis para escolha.
Na prática, o proprietário poderá anunciar no QuintoAndar e utilizá-lo como plataforma de divulgação sem qualquer custo, com a mesma exposição para milhares de clientes todos os dias dos imóveis administrados pela proptech. Tanto ele quanto o inquilino usufruem das mesmas vantagens que antecedem o contrato, como o anúncio com fotos profissionais, agendamento online de visitas, vistoria de entrada e assinatura do contrato digital.
Nesta modalidade, o inquilino contrata a ‘Fiança Simples’ do QuintoAndar como garantia locatícia, cujo valor varia de acordo com o perfil de crédito do inquilino e das características do imóvel. A taxa de corretagem, por sua vez, segue o mesmo modelo do contrato administrado pelo QuintoAndar e é paga pelo proprietário na cobrança do primeiro aluguel.
O modelo com a administração do QuintoAndar segue disponível àqueles que buscam mais conforto e não querem ter qualquer trabalho com a rotina do imóvel. Neste formato, o QuintoAndar fica 100% responsável pela gestão do contrato, o que envolve realizar cobranças do inquilino, vistorias de saída ou gestão de eventuais pedidos de reparos, por exemplo. Esta modalidade inclui ainda benefícios exclusivos no mercado, como a Proteção QuintoAndar que abrange garantia assumida pela plataforma de moradia do pagamento do aluguel em dia mesmo que o inquilino atrase; e a garantia contra eventuais danos ao imóvel causados pelo inquilino até R$ 50 mil.
“Colocamos as pessoas e suas particularidades no centro da nossa estratégia para atender as preferências de cada uma na forma de lidar com moradia”, explica o Diretor de Produto de Aluguel, Caio Oliveira. “Sabemos que boa parte dos proprietários no mercado preferem alugar seus imóveis diretamente com o inquilino, e queremos que essas pessoas também possam desfrutar de toda experiência que nos fez líder de mercado”, comenta.
“Ainda pensando na qualidade da experiência, o inquilino terá um leque ainda maior de imóveis disponíveis para encontrar o lar dos sonhos. Estamos empolgados em somar uma alternativa eficiente para proprietários e inquilinos que preferem comandar a administração, ampliando a gama de soluções e reduzindo o atrito no processo de aluguel”, finaliza o executivo.
O proprietário poderá optar pela modalidade do contrato no momento de publicação do imóvel, e a informação ficará visível ao inquilino na página de detalhes, junto às demais características de cada imóvel.