A organização não governamental Carbon Disclosure Project (CDP) reconheceu o grupo com a maior pontuação que uma empresa pode alcançar no ranking “The A List 2022” por suas ações ambientais.
O Grupo Bimbo é a única empresa mexicana do setor de alimentos a obter a classificação mais alta em uma lista da qual participam 15 mil empresas globais e nas quais apenas 2% obtiveram a classificação “A”.
O Grupo Bimbo, líder em panificação no mundo, foi reconhecido e premiado pela organização não governamental Carbon Disclosure Project (CDP) por suas ações globais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A empresa de origem mexicana alcançou a nota “A”, que reflete a pontuação e a classificação mais alta do ranking The A List 2022.
Na lista deste ano, mais de 15 mil empresas globais de diferentes setores participaram, mas apenas 2% das empresas (283) obtiveram a pontuação “A” na categoria “Mudanças Climáticas”. O Grupo Bimbo, além de fazer parte desse percentual, também é a única empresa de alimentos mexicana a alcançá-lo.
“É com muito orgulho que recebemos, pela primeira vez, esta nota alta que o CDP atribui às empresas que trabalham para tornar este mundo melhor. No Grupo Bimbo, há um ano, assumimos o compromisso globalmente de nos tornarmos uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2050. Além disso, estabelecemos metas validadas pela Science Based Targets, que nos estimularam a gerar ações em toda a nossa cadeia de valor e, assim, continuar atingindo os objetivos estabelecidos em nossa estratégia de Sustentabilidade”, comentou Rafael Pamias, Vice-presidente Global e Adjunto de Sustentabilidade do Grupo Bimbo.
Para ser classificado com a pontuação máxima “A”, o CDP considera o cruzamento e análise de diferentes variáveis. Entre as que mais se destacam está a forma como as empresas relatam seu progresso, se o fizerem de forma transparente e com objetivos claros.
O Grupo Bimbo iniciou sua jornada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas há mais de 30 anos. Em 2012, iniciou seu primeiro projeto de energia renovável no México e o desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico. Em 2018, aderiu à iniciativa RE100, onde definiu o objetivo de utilizar 100% de eletricidade renovável globalmente até 2025. Nesse sentido, e alinhada com o novo patamar de ambição definido na sua estratégia de sustentabilidade, em 2021, comprometeu-se a alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050, juntando-se à campanha Race to Zero. Esse objetivo considera as emissões de toda a sua cadeia de valor, abrangendo os escopos 1, 2 e 3; em todas as áreas de operação, logística, vendas, compras e marketing.
O reconhecimento que o Grupo Bimbo recebeu foi concedido no âmbito dos CDP Awards 2022 em São Paulo, Brasil. O CDP é uma organização beneficente e sem fins lucrativos que gerencia e produz análises que permitem que empresas e cidades de capital aberto divulguem seu impacto ambiental e se comparem a outros no mercado.