“Classificação Educativa” emite mensagens de alerta sobre cenas de assédio educando o público com base no treinamento do “StandUp”, metodologia contra assédio criada pela marca em parceria com a ONG Right to be
Reprises são uma febre no Brasil. Novelas, séries e filmes antigos continuam fazendo muito sucesso em streamings, tv aberta e tv fechada. Mas, é fato que alguns desses clássicos reproduzem cenas de assédio de forma naturalizada, como cantadas “engraçadas”, beijos roubados que representam paixão e o famoso “fiu-fiu”, considerado elogio.
Para alertar sobre esses conteúdos com assédio naturalizado, a L’Oréal Paris, que luta há décadas ao lado das mulheres, criou a “Classificação Educativa”, uma plataforma open source que ajuda a identificar e classificar diferentes tipos de assédio em conteúdos televisivos. A iniciativa é parte do projeto “StandUp: contra o assédio nas ruas”, movimento global de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido pela L’Oréal Paris em parceria com a ONG Right to Be que oferece um treinamento gratuito para auxiliar pessoas a intervir com segurança diante de situações de assédio, tanto como testemunha quanto como vítima.
Criada pela WMcCann, a “Classificação Educativa” foi feita com base na metodologia de treinamento do “StandUp”, que se provou eficaz diminuindo em 17% os casos de violência, e listou oito tipos de assédio diferentes que poderiam estar presentes nas obras, como comentários inapropriados, olhares inadequados, gestos indesejados, toques não consentidos, humilhação pública, entre outros. Com a ação, o objetivo da marca é seguir seu comprometimento em acabar com o assédio dando mais um passo, agora contra a naturalização do assédio nas ruas.
“Com o lançamento da plataforma StandUp entendemos que nosso papel vai além de alertar e falar sobre as situações de assédio nas ruas. É primordial partir da educação como motor de transformação da sociedade. O ‘Classificação Educativa’ vem para complementar essa história, expandindo o horizonte do ensino do tema, mostrando como atos e ações que antes eram naturalizados devem passar a ser olhados com cuidado e atenção. Funciona como mais uma forma de alerta contra o assédio. L’Oréal Paris, que tem a missão de apoiar o empoderamento feminino, quer seguir por esse caminho, o de reforçar o valor de cada mulher em sua caminhada.” explica Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil”, explica Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.
As primeiras obras a passarem pela classificação serão em parceria com a Vix, streaming da Televisa, uma das maiores produtoras de novelas do mundo, a partir quinta-feira (20).
O objetivo é que outras plataformas possam aderir também. Antes da exibição dos conteúdos, aparece o alerta e um convite para o público fazer o treinamento gratuito disponível na plataforma “StandUp”.
“Criamos o ‘Classificação Educativa’ entendendo todo o cenário da marca, que vem fazendo o uso da educação como uma forte arma para combater o assédio. Se, em um primeiro momento da iniciativa, com o lançamento do treinamento ‘StandUp’, tivemos o Paywall Down, onde trouxemos clareza sobre os temas, agora queremos mostrar como o assédio naturalizado em conteúdos também deve servir como um alerta educativo. Até porque nos conteúdos antigos isso está muito presente”, comenta Mariana Sá, CCO da WMcCann.
Além dos alertas na exibição das obras, o projeto também está oferecendo cursos antiassédio para emissoras de TV, produtoras e outros canais de streaming com a intenção de romper com a perpetuação do assédio naturalizado em qualquer tipo de conteúdo audiovisual.