A empresa alimentícia, junta-se a Arcor e a Coca-Cola que fazem parte do primeiro fundo de capital de risco corporativo da região
Kamay Ventures, fundo de investimento regional multi corporativo, anuncia a entrada do Grupo Bimbo, a maior panificadora do mundo, como investidor para continuar incentivando startups na concepção de soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e ambiental em diferentes áreas do processo produtivo na América Latina.
“Com a ajuda do Grupo Bimbo e da sua visão estratégica, poderemos continuar a cumprir os objetivos que traçamos: por um lado, profissionalizar as fases iniciais de investimento e, por outro, promover a aceleração da inovação dentro das corporações”, afirma Gabriela Ruggeri, Gerente Sócio da Kamay Ventures.
Nessa linha, o conselho – que foi o único argentino incluído no ranking Global Corporate Venturing Powerlist 2023 — destaca que está aberto a incorporar outras empresas que considerem a proposta do fundo atraente, que também aspira a capacitar o canal direto e a sustentabilidade dos empreendedores.
“Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas ao Grupo Bimbo no ecossistema de inovação da Kamay Ventures. Junto com esse novo investidor, continuaremos trabalhando para promover startups na região para que suas soluções impactem toda a cadeia de valor produtivo”, completa Antonio Peña , Diretor Geral Sócio da Kamay Ventures.
O Grupo Bimbo se une à Coca-Cola Latin America e Grupo Arcor para oferecer espaço de testes para startups; oferecendo a eles a possibilidade de conhecer em primeira mão os desafios de trabalhar em larga escala e promover soluções focadas no Comércio Digital (e- commerce e m-commerce); Fintech; S&OP Digital (Inteligência do Consumidor), IOT (distribuição, embalagem e logística); Ag – Tech (produção primária, comercialização e sustentabilidade); Biotecnologia Aplicada – Saúde Nutricional; e Meio Ambiente (reciclagem com foco em coleta).
“É muito gratificante poder nos juntar ao Kamay Ventures, que é o pioneiro fundo de riscos corporativos da América Latina, ao lado de grandes empresas renomadas do mercado. Estamos certos de que iremos colher excelentes frutos com essa parceria, além de contribuir para o crescimento de diferentes startups da região”, diz Alfonso Argudin, presidente da Bimbo Brasil
A Kamay Ventures é gerida de forma independente pela Overboost , aceleradora e especialista no desenvolvimento de projetos digitais com mais de oito anos de experiência no mercado de venture capital. Possui parceiros tecnológicos como IBM, Amazon Web Services (AWS) e Oracle, que facilitam o acesso a ferramentas tecnológicas para dar continuidade ao crescimento das startups de seu portfólio.
Desde o seu nascimento, já foram analisadas mais de 600 projetos de diferentes partes da América Latina e seu portfólio é composto por 12 startups, entre elas: Wiagro , Auravant , INI, Zippin , Kilimo , Webee da Argentina; Ruedata, colombiano-mexicano; BACU, da Colômbia; e Aerialoop, do Equador.
Além disso, este ano lançou em março o evento Kamay Code, que começou em Buenos Aires com mais de 100 startups inscritas para participar do concurso de pitching e painéis com líderes de empresas como YOUNIVERSAL, ARCOR, Mercado Livre, Sancor Seguros Ventures, AWS e toranja. E, continuou em agosto em São Paulo, no Brasil, onde reuniu mais de 500 participantes e 20 palestrantes, incluindo Vox Capital, Nude, Ateha Climate Hub, Sensei, Looqbox, UFG, Intellimetri, GP Investments, WP Capital, GCV, Apex Brasil, Astella Investimento, Spiralem, Cubo Itaú, Carlos B Gerdau Johannpeter, Sócio da Pradotech e Carolina Strobel Sócia da Antler. A próxima parada será na Cidade do México, em março de 2024.