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O programa Beleza Mais Diversa busca impulsionar as carreiras de influenciadores negros, promovendo maior representatividade no mercado

O Grupo L’Oréal no Brasil anuncia o lançamento do programa Beleza Mais Diversa, que irá impulsionar a carreira profissional de 50 criadores negros de conteúdos no país. Em parceria com a YouPix e o TikTok, a empresa quer contribuir ativamente para uma sociedade mais inclusiva com o avanço em pautas como diversidade e equidade racial, entendendo que a economia criativa é um caminho-chave para a representatividade e profissionalização. No final do programa, 80% dos criadores irão compor o quadro de influenciadores das 21 marcas da empresa. O intuito do Grupo é garantir que 50% dos perfis de seus influenciadores, formado por todas as suas Divisões de negócio, sejam de pessoas diversas.

“O Brasil é o país que passa mais tempo diário em redes sociais, nós da L´Oréal somos líderes de influência na categoria de beleza. A diversidade, equidade e inclusão é uma agenda prioritária para o Grupo e, dentro de uma frente tão importante para o nosso negócio, não poderia ser diferente. Precisamos representar a sociedade onde atuamos e, quando falamos sobre influência e inspiração, isso é ainda mais prioritário e merece que sejamos ainda mais protagonistas. Nós queremos formar profissionais que possam ser criadores e influenciadores das nossas marcas, mas também que possam atuar no mercado de uma forma geral. O objetivo é contribuir para a representação de uma beleza mais inclusiva, seja dentro ou fora da companhia”, reforça Allan Peroni, Diretor de Advocacy e Social Commerce do Grupo L’Oréal no País.

Apesar de 56% da população brasileira se autodeclarar como preta ou parda, a maior parte dos influenciadores e criadores de conteúdo no país se autodeclaram brancos. Isso contribui para a perpetuação de um dado alarmante: 98% das pessoas pretas e pardas não se sentem representadas em comerciais, de acordo com o Instituto Locomotiva. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Think Etnus, a primeira empresa brasileira especializada na pesquisa de hábitos e tendências de consumo da população negra, revela que 33% das pessoas pretas do Brasil não tem nenhuma fonte de inspiração.

“Temos o dever de comunicar para uma maior representatividade no nosso mercado, onde a população brasileira se inspire em pessoas reais e uma beleza plural. Mas queremos ir além, porque sabemos que a educação é chave para o empoderamento social. Por isso, estamos contribuindo para a profissionalização de criadores de conteúdo, sobretudo jovens negros. Queremos alavancar suas carreiras”, afirma Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, que conclui: “Esse é um meio para construir narrativas fortes que, mais que inspirar, possam ser vetores reais da transformação social.”

Geração mais representativa

Por meio de aulas que serão realizadas pela YouPix, consultoria especializada em economia criativa, e através de impulsionamento de mídia dos conteúdos no TikTok, os creators poderão aprender mais sobre como ter ideias para desenvolver um bom conteúdo e engajar nas redes sociais. Através de mentorias com o squad de influenciadores do Grupo L’Oréal, como Vivi Siqueira, Tássio Santos, Amanda Santos e Matheus Machado, os criadores também irão receber conselhos e dicas de carreira de especialistas no tema. Além disso, a empresa vai disponibilizar aos integrantes do programa um voucher para compra de equipamentos.

“O TikTok está comprometido com ações específicas e concretas para construir uma plataforma diversa. Acreditamos que a diversidade de nossa comunidade é uma grande parte do que torna o TikTok um lugar inspirador e acolhedor e queremos, cada dia mais, promover e proteger isso. As desigualdades raciais são um enorme desafio no Brasil e sabemos que exige um esforço coletivo, por isso, nos juntamos a empresas, organizações da sociedade civil e outros parceiros para que nossas ações sejam ainda mais efetivas e contribuam para que a plataforma não apenas reflita o mundo em que vivemos, mas o que buscamos enquanto sociedade”, destaca Handemba Mutana, líder do TikTok For Good no Brasil.

Pensando no desenvolvimento profissional e maior inclusão no mercado de trabalho, o Mover, Movimento pela Equidade Racial, associação da qual o Grupo L’Oréal é signatário e participa com mais de 50 empresas, contará com um portal na sua plataforma de fornecedores, o Mover Negócios. O intuito é promover o portfólio dos influenciadores de conteúdo negros formados no projeto para conhecimento de outras empresas. “O principal objetivo da plataforma Mover Negócios é conectar empreendedores negros com as áreas de compras das empresas, e parte do nosso DNA é gerar a aceleração dos processos de diversidade, equidade e inclusão dentro e fora das organizações. Então estamos muito otimistas em unir esforços com o Grupo L’Oréal para amplificar ainda mais a potência deste projeto que vem para ressignificar os espaços de mídia e comunicação.” afirma Luciene Rodrigues Gerente Sr de Relações Institucionais e Comunicação do MOVER.

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