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A soma do Valor das 100 Marcas mais valiosas em 2023 atinge R$ 532 bilhões, um crescimento de 16% em comparação com 2022. 

Na contramão, o valor das ações em bolsa das empresas proprietárias das 100 marcas mais valiosas caiu 27%, saindo de R$3 bilhões para R$2,2 bilhões.

Itaú segue na liderança com valor de marca de R$44,2 bilhões, seguida pelo Banco do Brasil R$37,4 bi, Bradesco R$33,5 bi, Caixa R$26,4 bi, Skol R$15,5 bi, Nubank R$ 14,7 bi, Toyota R$12 bi, O Boticário R$ 11,5 bi, Mercado Livre R$11,2 bi e Lojas Renner R$10,4 bi. 

A novidade deste ano foram as entradas de Nubank, O Boticário, Mercado Livre e Lojas Renner entre as top 10 e a saída da Natura, Volkswagen, Samsung e Vivo das top 10.  Por exemplo, as estratégias de crescimento de o Boticário com novos produtos, canais e comunicação mostraram-se corretas, enquanto o Mercado Livre investiu na melhoria da experiência do consumidor, plataforma, segurança e novos serviços.

Este maior crescimento foi caracterizado por vários fatores, incluindo o crescimento da força e poder das marcas nos 29 KPIs pesquisados com 25 mil pessoas em todo o Brasil, distribuídos nos pilares: brand equity/funil da marca, reputação, produtos, serviços, valor percebido, canal de venda. 

Este resultado não foi igual para todos os setores da economia. Os setores que mais cresceram foram o aéreo, bancos, papel & celulose, “e-commerce”, “marketplace”, petróleo, “fintechs’ e alimentos. Os setores varejo digital/físico, automotivo, energia, eletroeletrônicos e saúde tiveram quedas, no geral.

Conforme Gilson Nunes – CEO BrandDx, “No geral, o aumento da concorrência, baixo crescimento  de alguns setores, aumento das taxas de juros, queda no poder aquisitivo da população,  perda de atratividade da demanda dos clientes, perda relativa da força das marcas devido ao baixo desempenho da experiencia do cliente com elas, em geral, foram os fatores que impactaram para que esse desempenho tem sido negativo para algumas marcas”.

As marcas que tiveram maior crescimento nas posições do ranking foram em ordem:

  1. BTG Pactual
  2. GOL
  3. PagSeguro (UOL)
  4. Nubank
  5. LATAM 
  6. O Boticário
  7. Azul
  8. Banco do Brasil
  9. McDonald’s

De outro lado, os piores desempenhos foram:

  1. Amil
  2. Casas Bahia
  3. Claro
  4. Americanas
  5. Vale
  6. JBS

Ainda de acordo com Gilson Nunes, “uma marca pode influenciar as percepções e comportamento de seus públicos nos seus relacionamentos com elas. Em particular, afeta sua preferência ou lealdade.  Os consumidores ou clientes tendem a comprar mais, por mais tempo, a preços mais altos, com mais frequência, enquanto os fornecedores oferecem melhores termos de negócios, os bancos investem a custo de capital mais baixo e os melhores talentos profissionais querem trabalhar nela. Elas criam uma maior relevância e poder de atração. Esses e outros comportamentos de grupos de interesse (ecossistema) afetam os direcionadores de valor do negócio para proporcionar receitas mais altas, custos mais baixos e maior valor da empresa e de suas ações em bolsa”.

TABELA COMPLETA RANKING BRAND DX 2022 MARCAS MAIS VALIOSAS NO BRASIL

MARCA Segmento Valor da Marca 2023 – R$ Bi    % Evolução 2023-2022  Valor Marca/Valor Mercado – % Classificação de Competividade da Marca Valor Marca/Receitas Líquidas Posição 2023 Posição 2022
Itaú Bancos                   44,2  8% 18% Marca Forte 21% 1 1
Banco do Brasil Bancos                   37,4  45% 27% Diferenciada 15% 2 3
Bradesco   Bancos                   33,5  5% 24% Marca Forte 19% 3 2
Caixa  Bancos                   26,4  34% n/a Diferenciada 15% 4 4
Skol Bebibas Alcóolicas                   15,5  11% n/a Marca Forte 32% 5 5
Nubank Bancos                   14,7  97% n/a Diferenciada 98% 6 22
Toyota Automóveis                   12,0  18% n/a Marca Forte + 46% 7 8
O Boticário Cosméticos e Beleza                   11,5  53% n/a Marca Forte 52% 8 20
Mercado Livre E-commerce                   11,2  25% n/a Marca Forte 56% 9 15
Renner Vestuário                   10,4  11% 88% Marca Forte 77% 10 12
Samsung Eletroeletrônicos                   10,4  -11% n/a Marca Forte + 41% 11 6
Nestlé Alimentos                   10,1  12% n/a Aspiracional 53% 12 14
Vivo Telecom                     9,8  -7% 11% Marca Forte 21% 13 7
Volkswagen Automóveis                     9,6  -5% n/a Diferenciada 24% 14 9
Santander Bancos                     9,5  3% 9% Diferenciada 9% 15 13
Petrobras Petróleo, Distri8buição e Gas                     9,2  36% 2% Competitiva – 1% 16 26
Natura Cosméticos e Beleza                     8,8  -11% 44% Marca Forte 52% 17 10
Globo Comunicação                      8,8  6% n/a Marca Forte + 59% 18 17
BrasilPrev Previdência                     8,7  n/a n/a Marca Forte 16% 19 n/a
XP Financeiro                     8,7  n/a 79% Marca Forte 39% 20 n/a
Chevrolet Automóveis                     8,3  -4% 79% Marca Forte 32% 21 16
Magazine Luiza Varejo                     8,3  -11% 84% Marca Forte 27% 22 11
Assaí Supermercados                     8,3  31% 52% Diferenciada 15% 23 28
Honda Automóveis                     8,2  5% n/a Marca Forte + 39% 24 18
Brahma  Bebibas Alcóolicas                     7,8  11% n/a Marca Forte 31% 25 24
Mercedes Benz Automóveis                     7,7  -1% n/a Aspiracional 55% 26 19
Coca-Cola Bebidas                     7,6  9% n/a Marca Forte + 45% 27 25
BTG Pactual Bancos                     6,9  120% 6% Diferenciada – 14% 28 45
Rede D’Or São Luiz Saúde                     6,8  5% 13% Diferenciada – 33% 29 27
Fiat  Automóveis                     6,8  -6% n/a Diferenciada 34% 30 23
Atacadão Supermercados                     5,9  35% n/a Diferenciada – 9% 31 35
Porto Seguro Seguros                     5,7  35% 35% Marca Forte + 20% 32 36
Hyundai Automóveis                     5,7  6% n/a Marca Forte 30% 33 30
Correios Postagens                     5,7  -6% n/a Diferenciada 28% 34 29
Basf Químico e Petroquímico                     5,3  14% n/a Marca Forte 22% 35 32
McDonald’s Alimentos                     4,9  37% n/a Marca Forte 66% 36 41
Carrefour Supermercados                     4,8  3% n/a Diferenciada 16% 37 33
Americanas Varejo                     4,8  -36% n/a Marca Forte 24% 38 21
Drogasil Varejo Medicamento                     4,7  1% n/a Marca Forte 39% 39 34
Volvo  Automóveis                     4,1  6% n/a Marca Forte + 29% 40 39
LATAM  Transporte Aéreo                     4,0  91% 92% Marca Forte 18% 41 55
Embraer Construção Aeronaves                     3,9  26% 30% Marca Forte 14% 42 46
Renault Automóveis                     3,9  12% n/a Diferenciada 28% 43 42
Localiza Aluguel de Carros                     3,8  -8% 7% Diferenciada 38% 44 37
Ipiranga Distribuição Petróleo e Servços                     3,8  14% n/a Marca Forte 3% 45 44
Electrolux Eletroeletrônicos                     3,4  -2% n/a Diferenciada 40% 46 43
Claro Telecom                     3,3  -35% n/a Diferenciada – 13% 47 31
PagSeguro (UOL) Meios de Pagamento                     3,3  101% n/a Marca Forte 25% 48 65
Uber Transporte Passageiro                     3,2  25% n/a Marca Forte + 65% 49 48
Casas Bahia Varejo                     3,1  -24% n/a Diferenciada 16% 50 38
Sadia Alimentos                     3,1  14% n/a Marca Forte + 7% 51 47
WEG Máquinas e Equipamentos                     3,1  21% 2% Marca Forte 11% 52 49
Ford Automóveis                     3,0  25% n/a Marca Forte 30% 53 51
Amil Plano de Saúde                     2,8  -24% n/a Marca Forte 17% 54 40
Azul Transporte Aéreo                     2,5  50% 58% Marca Forte 17% 55 64
TIM Telecom                     2,4  12% 7% Competitiva 11% 56 54
Hospital A. Eisntein Hospital                     2,4  30% n/a Marca Forte + 40% 57 59
Sul América Plano de Saúde                     2,3  5% 21% Diferenciada – 11% 58 53
Bosch Diversos                     2,3  12% n/a Diferenciada 36% 59 56
Notre Dame Intermédica Saúde                     2,3  17% 4% Diferenciada 16% 60 58
GOL Transporte Aéreo                     2,2  103% 20% Marca Forte 15% 61 75
Drogaria São Paulo Varejo Medicamento                     2,2  -14% n/a Marca Forte 24% 62 50
Shell Distribuição Petróleo e Servços                     2,1  25% n/a Diferenciada 4% 63 61
Enel Energia Elétrica                     2,0  -2% n/a Diferenciada – 4% 64 57
Antartica Bebibas Alcóolicas                     1,8  9% n/a Diferenciada 25% 65 63
Aurora Alimentos                     1,8  22% n/a Marca Forte 8% 66 68
Havaianas Calçados e Acessórios                     1,8  3% n/a Marca Forte 56% 67 60
Oi Telecom                     1,8  15% n/a Competitiva 12% 68 67
Droga Raia    Varejo Medicamento                     1,6  -4% n/a Marca Forte 20% 69 62
Cielo Meios de Pagamento                     1,5  20% 16% Diferenciada – 11% 70 69
Fleury Saúde                     1,5  28% 18% Marca Forte 29% 71 74
Bayer Químico e Petroquímico                     1,3  -16% n/a Marca Forte 25% 72 66
C&A Lojas de Depto                     1,3  4% 87% Diferenciada 24% 73 71
Gerdau Siderurgia                     1,3  1% 4% Competitiva 2% 74 70
Pepsi Bebidas                     1,3  3% n/a Marca Forte 35% 75 73
Cemig Energia Elétrica                     1,2  -3% 4% Diferenciada 3% 76 72
Vale Mineração                     1,1  -52% 2% Competitiva – 1% 77 52
CPFL Energioa Elétrica                     1,0  -10% 3% Competitiva 3% 78 76
Suzano Papel e Celulose                     0,9  23% 1% Diferenciada – 2% 79 77
Eletrobras Elétrico e Energia                     0,6  7% 1% Competitiva – 2% 80 78
JBS Alimentos                     0,4  -70% 1% Baixo Valor 1% 81 n/a
CCR  Transporte                     0,4  17% 2% Diferenciada – 3% 82 79
Perdigão Alimentos                     0,2  11% n/a Marca Forte 2% 83 n/a

Obs.:

  • Valores em R$ Bilhões
  • n/a= não disponível
  • Fonte: Dados financeiros disponíveis na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e Valor Econômico 1000 para cálculo valor da marca
  • Cálculo Força da Marca. Pesquisa Gilson Nunes – Brand Dx com 25 mil usuários das marcas analisadas em nível nacional nas 11 principais cidades do país. Foram levantados 29 indicadores de cada marca.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MARCA

Abordagem do Uso Econômico com o Fluxo de Caixa da Marca Descontado pelo Método do Royalty Relief.

Este é um método baseado em fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela Marca. Ou seja, a partir de um Raio X da Força da Marca e dados de negócios e financeiros, podemos estimar tais lucros e trazer o valor a data de hoje. Este valor é o VPL – Valor Presente Líquido da Marca.

Abaixo, uma explicação detalhada do método utilizado no presente estudo.

Step 1:  Determinar Receita Líquida (ROL). Margem Operacional Líquida e EBITDA Estimados da Marca

  • Estimar a ROL futura para a marca no período de 5 anos. Isso é feito tomando em consideração a avaliação da empresa realizada e disponibilizada pela própria companhia. Leva em consideração crescimento orgânico e inorgânico, histórico de vendas, tendências, crescimento de mercado esperado, forças competitivas e análises de projeções. 

Step 2:  Estabelecer o Intervalo de Royalty Rate  

  • Rever contratos de licenciamentos no setor e afins, bem como avaliações feitas em empresas similares, considerando as particularidades das regiões. Analisar margens e value drivers nos setores considerados. Estabelecer o intervalo de royalty rate.

Step 3:  Avaliar a Força da Marca 

  • Determinar o poder da marca usando dados quantitativos e qualitativos de pesquisas com usuário das marcas e calcular o Brand Performance ou Score Index em base 100. Aplicar o  Brand Score Index score no intervalo de  royalty rate range para determinar a taxa de royalty da marca. 
  • Essas pesquisas são parte de um estudo maior que a Brand DX fez no Brasil entre 01 agosto 2023 até 20 setembro 2023, com 24 mil pessoas no Brasil, nas cidades principais em mais de 11 Estados. 
  • Foram analisadas mais de 4 mil Marcas em 50 setores da Economia. 
  • Veja tabela com KPIs avaliados.
KPIs – Indicadores Chaves de Performance das Marcas Peso 
Marca e Comunicação 25%
Funil da Marca  
Awareness 2%
Conhecimento 2%
Consideração 2%
Preferência 2%
Lealdade 2%
Comunicação  
Recall publicidade 2%
Comunicação visível e consistente 2%
Honesta, responsável e autêntica 2%
Posicionamento/Reputação  
Inovadora 2%
Humana 2%
Propósito de impacto 2%
Solidez, admiração e respeito 2%
Confiança e consistência nas ações 2%
Ética e transparente 2%
Experiência  c/ Canal, Produto e Serviço   50%
Qualidade produto/serviço 6%
Benefícios intrísicos do produto ou serviços 6%
Portfólio completo de produtos e serviços 6%
Acessibilidade e disponibilidade dos produtos/serviços em todos os canais de relacionamento  6%
Atendimento e qualidade do ponto de venda  6%
Preço  6%
Promoções 6%
Qualidade entrega 6%
Serviços ao consumidor 6%
Negócio e Valor Percebido 25%
Relação custo-benefício.  4%
Valor percebido 4%
Sustentabilidade do negócio 4%
Potencial de crescimento 4%
Potencial de mercado 4%
Participação de mercado 4%
Força da Marca  100,0%
  • Pelo desempenho da Marca nos indicadores acima, é calculado o Índice de Força da Marca, que varia de “0” a “100, como dito anteriormente.  
  • Além de estabelecer a Força da Marca, o método ajuda na avaliação do Risco da Marca em garantir o fluxo de lucros futuros. Quanto mais baixo seu desempenho maior o risco e vice-versa. 
  • Classifica-se assim as marcas pelos seus riscos:
BrandScore Classificação de Competividade da Marca
            11,0  Canibalizada
            21,0  Baixo Valor
            31,0  Competitiva –
            41,0  Competitiva
            51,0  Diferenciada –
            61,0  Diferenciada
            71,0  Marca Forte
            81,0  Marca Forte +
            91,0  Aspiracional
            100  Aspiracional

Step 4:  Determinar o custo de capital ajustado da marca baseado no WACC

  • A taxa de desconto é usada para calcular o VPL dos lucros futuros da marca (considerando seus riscos). O risco específico da marca é calculado e serve para ajustar o custo de capital. Usamos a mesma taxa da avaliação da empresa.

Step 5:  Cálculo do Valor da Marca

  • O VPL dos royalties calculados é igual ao valor da marca.
  • O Método do Royalty Relief é baseado em taxa de royalties usado por empresas no mundo inteiro, as quais são disponíveis em banco de dados de empresas especializadas como Royalty Stat e Royalty Source, entre várias outras. 

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