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Nova identidade visual e posicionamento traduz a personalidade da marca e sua forma de se relacionar com seus públicos

Em comemoração aos 10 anos, o Rio Gastronomia, maior evento de gastronomia do Brasil, realizado pelo jornal O GLOBO, anuncia nesta sexta-feira, 21, a reformulação da sua marca. Assinado por Ana Couto, o novo guia de branding reúne as diretrizes estratégicas, visuais e verbais que vão garantir consistência em todas as aparições da marca.

Além da atualização da identidade visual, a mudança inclui a criação de um novo posicionamento que traduz a personalidade da marca e sua forma de se relacionar com seus públicos. Com a frase “Onde a gente se encontra”, a marca se diferencia no mercado como uma plataforma de gastronomia que cria diferentes iniciativas, todas com a intenção de surpreender e inspirar através da comida.

Com o intuito de explorar diferentes formas de comunicação e ativações relacionadas à gastronomia, a nova marca foi desenhada de forma única para garantir reconhecimento e propriedade. O desenho da tipografia parte da geometria da letra O, que também serve como plataforma para interações da marca em seus pontos de contato – música, gastronomia e aprendizagem -, trazendo interatividade e reforçando o propósito criativo.

“A celebração dos 10 anos do Rio Gastronomia é um ótimo momento para refletir sobre tudo de bom que essa marca construiu até hoje. Uma marca que está no coração do carioca e se consolidou como evento de gastronomia, mas que agora quer mais. Quer reforçar um novo posicionamento, que vai além do dia do evento, para ser uma plataforma que cria relacionamento com quem gosta de gastronomia, no Brasil inteiro. A nova marca e universo visual e verbal refletem isso: pluralidade, vibração e inovação”, explica Érika Pinheiro, sócia-diretora de Conteúdo da Ana Couto.

O processo de rebranding da marca Rio Gastronomia durou cerca de seis meses, tendo início no final de 2019. A proposta foi concebida e desenvolvida pela agência Ana Couto e LAJE, precursoras do branding e inovação no Brasil, em parceria com a Editora Globo.

Para completar, uma ação com 10 restaurantes parceiros (Aconchego Carioca, Casa do Sardo, Guimas, Le Blond, Mamma Jamma, Naga, Oficina do Estrogonofe, OIA, Sud, o Pássaro Verde e Venga) do evento, que vão oferecer pratos especiais ao preço fixo de R﹩ 50, durante 10 dias, marca a celebração de uma década do projeto ao lado de uma série de publicações editoriais de aniversário.

A 10ª edição do Rio Gastronomia está prevista para novembro em novo local: no Jockey Club – Pião do Prado, caso aconteça a liberação dos órgãos públicos para realização de eventos, seguindo todos os novos protocolos para uma experiência ainda mais segura para o público e profissionais envolvidos. O evento já tem confirmado para a edição deste ano patrocínio master de Santander, patrocínio de Naturgy, Stella Artois e Vivo, apoio de Amázzoni Gin, Gosto da Amazônia, Pouso Alto e parceria de SindRio.

“A cada ano o Santander tem ampliado sua atuação junto à gastronomia, um segmento tão importante na cultura e economia do nosso país. Apoiamos o Rio Gastronomia há quase seis anos, um evento de relevância para essa cadeia geradora de empregos e renda. Tínhamos que estar presente nesse momento tão importante”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.

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