O consumo de chocolate no Brasil ainda é tímido comparado a outros países, de um a dois quilos ao ano por cada brasileiro. Em países como o Suíça e Alemanha, este número supera os 8 quilos ao ano.
Mesmo assim, o chocolate faz parte da vida do brasileiro, segundo a ABICAB, 75% da população o consomem, 56% são mulheres e 35% não o trocaria por outro alimento.
Embalagens e o tipo de chocolate
O preferido entre os brasileiros é o chocolate ao leite, em segundo lugar o branco e por fim, o meio amargo. Já as embalagens representam a maior preocupação da população brasileira na hora de presentear, sendo representada por 57% da população e em segundo e terceiro lugar a marca e o preço, respectivamente.
Ocasião de compra
88% dos brasileiros compram chocolates para consumo próprio e as datas de maior compra são a Páscoa, Natal e Dia dos namorados e São Paulo é o estado de maior importância para este mercado no Brasil.
Produção
As caixas de bombons lideram a fabricação de produtos de chocolate em termos de toneladas produzidas. Em 2019, essa categoria de produto representou 22% do total das 559 mil toneladas de chocolate fabricadas, sem contar achocolatado em pó. Somando achocolatado em pó, a produção total da indústria brasileira foi de 756 mil toneladas em 2019.
Já as exportações totalizaram 28 mil toneladas, e as importações, 20 mil toneladas, resultando em 749 mil toneladas de chocolate consumidas no ano, com um consumo per capita de 2,6 kg por habitante;
Empregabilidade
A indústria nacional de chocolate emprega 23,6 mil pessoas de forma direta. Análise da Consultoria Tendências, encomendada pela Abicab, em 2018, indicou que a cada emprego gerado no setor de Chocolates, Amendoim e Balas, outros 3,78 postos são gerados de forma indireta.