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Com mais de 70 anos, a tradicional rede de restaurantes Frango Assado anuncia seu reposicionamento, investindo em conveniência e fidelidade do público

Fundada em 1952, a rede de restaurantes Frango Assado surgiu como uma barraca de frutas pela família Mamprin, na Via Anhanguera, em Louveira-SP, e tornou-se uma das maiores redes operadoras de praças de serviços rodoviários do estado de São Paulo. Atualmente, o Frango Assado possui 26 unidades, localizadas nas principais rodovias do estado de São Paulo – apenas uma destas se situa na rodovia Fernão Dias, no Sul de Minas Gerais. 

Ao longo desses 70 anos e, integrante ao Grupo IMC (International Meal Company) desde 2008, a marca, recentemente, deu início ao seu plano de celebração da nova data, anunciando seu reposicionamento com nova identidade visual e mascote, também, está investindo em conveniência e fidelidade do público que passa pela estrada. 

O Marcas Mais conversou com Willy Campos – Diretor de Marketing do Frango Assado, sobre as mudanças recém anunciadas. Confira: 

  • Comunicação 

Identidade visual

A nova identidade visual exclui o mascote que acompanhava a antiga marca na lateral, e passa adotar uma tipografia mais moderna com destaque ao “F” que ganha uma crista, remetendo ao frango da rede. As paletas de cores da marca também foram alteradas, agora por tons mais vivos, característicos das mudanças de várias marcas, que estão se adequando ao ambiente digital. 

Mascote 

Obrigada, Frangolino. Bem-vindo, Fran

Com a nova identidade, a marca enxergou a necessidade de atualizar o personagem Frangolino. O novo mascote Fran é uma personificação do Frango Assado, com os valores e o posicionamento da rede: jovial, divertido, amigável e próximo. Sempre bem humorado, ele simboliza a “melhor parte de viajar”, retratando diversas situações que refletem momentos e contextos importantes para a marca e seus clientes.

O novo sistema gráfico traz elementos identitários para além do personagem, com o intuito de fortalecer elementos de reconhecimento.

Campanha digital

“Estamos lançando uma campanha que está sendo divulgada nas redes sociais (Instagram e Facebook), com o plano de mídia segmentado ao nosso público potencial – a comunicação se divide entre inovação – Festival de Coxinhas – além da mecânica promocional “leve 3 pague 2” atrelado ao nosso aplicativo recém lançado.” 

Repaginação das lojas

“Reformaremos a fachada externa da nossa principal loja, unidade  Carvalho Pinto, (Rodovia Governador Carvalho Pinto, km 94 – Parque Interlagos, São José dos Campos – SP) no primeiro trimestre de 2023. Estamos ajustando alguns detalhes da comunicação visual, que não conseguimos compartilhar neste momento.” 

  • Experiência do cliente

“Estamos atentos às evoluções do mercado e precisamos nos adaptar aos novos hábitos dos viajantes. O consumidor está cada vez mais crítico e engajado com as marcas, portanto, não se pode ignorar a voz daqueles que são parte fundamental da trajetória de qualquer marca. Foi pensando nisso que aprimoramos as nossas comunicações para estarmos cada vez mais em sinergia com o nosso público. Diferenciamos o atendimento, com postos de autoatendimento em toda a rede para quem busca rapidez e agilidade, além do nosso aplicativo e do programa de fidelidade.”

Cardápio

As mudanças no Frango Assado não ficam apenas no visual. O cardápio da rede também recebe atualizações para deixar os produtos ainda melhores. Buscando sempre ouvir as demandas dos viajantes que param nas lojas, a coxinha, um dos carros-chefes da casa com mais de um milhão de unidades vendidas por ano, ganhou ainda mais sabor com uma nova receita, aprimorada após pesquisas com os consumidores.

Ainda como parte da modernização, mas sem se esquecer das próprias raízes, a rede traz seu novo frango assado, tradicional produto no menu e que deu nome à marca. O produto passa a ter um marinado próprio especial baseado na receita original, de quase 70 anos. Resultando num frango ainda maior, mais suculento e mais apetitoso, fortalecendo outro item icônico do cardápio da rede.

Festivais

“Festivais de produtos ícones do menu são apostas constantes da marca para atrair e fidelizar ainda mais os consumidores. Por isso, o Frango Assado tem buscado cada vez mais formas de se reinventar e o Festival de Coxinhas é uma delas, pois valoriza um dos itens mais buscados pelo público: a coxinha, devido ao seu sabor e qualidade incomparáveis. Para se ter uma ideia do potencial deste item, anualmente vendemos mais de um milhão de unidades de coxinha. Além das tradicionais coxinhas de Frango e Frango com Requeijão, lançamos no último mês cinco novos sabores – Carne Seca, Mortadela com Queijo, Calabresa com Requeijão, Pizza e Legumes Grelhados -, todas elas disponíveis no Festival de Coxinhas em todas as lojas da rede.”

Clube de fidelidade

“O App Fran-GO!, lançado no segundo semestre deste ano, vai ao encontro do desejo do consumidor de obter condições exclusivas e ótimo custo-benefício. O programa de fidelidade ainda agrega vantagens aos clientes mesmo antes de eles chegarem às lojas, além de proporcionar cupons exclusivos de descontos.

Ao baixar o aplicativo Frango Assado, todos os clientes e potenciais consumidores podem participar gratuitamente do programa de fidelidade Fran-GO!, garantindo 50 pontos que podem ser trocados por uma coxinha grátis em qualquer uma das 26 lojas da rede. A cada real gasto nas lojas, o consumidor acumula pontos para trocas por outros produtos, como bebidas, salgados, pão de semolina, lanches, sobremesas entre outros.”

Drive-thru 

“Estamos desenvolvendo serviços diferenciados nas unidades para elevar a experiência das operações, proporcionando um atendimento mais rápido e prático aos nossos consumidores. De olho nessa demanda, nos próximos meses ainda inauguraremos um Drive-Thru em uma de nossas unidades, completando o serviço da viagem nas estradas com ainda mais sabor e conveniência. Neste momento estamos cumprindo algumas exigências burocráticas e fiscalizadoras para podemos seguir com a construção do primeiro serviço de drive-thru na rede e a expectativa é termos novidades sobre o serviço no primeiro trimestre de 2023. Por enquanto, posso afirmar que será inovador e a previsão inicial é que ele seja implantado em uma unidade próxima à capital paulista.”

Expansão

“Como histórico, vale citar que o Frango Assado foi adquirido pela IMC (International Meal Company) no ano de 2008. Na ocasião, um dos principais objetivos da companhia era dar sequência aos planos de expansão, tanto que, dez anos depois, em 2018, já havíamos conquistado 26 restaurantes da rede espalhados pelas principais rodovias do estado.

Hoje, estamos em um novo momento de expansão do Frango Assado pelas rodovias do estado e queremos seguir como líderes, reforçando a autoridade e a credibilidade da marca, em linha com as novas experiências aos clientes. Queremos seguir sendo reconhecidos como a parada mais conveniente e gostosa das estradas paulistas. Por isso, ao celebrarmos 70 anos em novembro, demos início a uma jornada de renovação da marca: entramos com novo logotipo, renovação do nosso mascote (o Fran), novidades no menu e mais experiência digital aos nossos clientes.

Enquanto companhia, vale ressaltar que a IMC como um todo está focada em três pilares base: eficiência operacional, disciplina financeira e retomada do crescimento. Portanto, visamos aprimorar e aumentar cada vez mais as nossas marcas-foco no Brasil (Frango Assado, Pizza Hut e KFC). O Frango Assado é muito importante para a estratégia de negócios da IMC e tem um grande potencial de crescimento nas rodovias do estado, uma vez que segue cada vez mais entregando boa margem de faturamento, além de qualidade aliada à tradição aos consumidores.”

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