Blog

Mars_HTBHPage_Header_1180x655

O movimento global #HereToBeHeard pergunta às mulheres em todos os lugares: “O que precisa mudar para que mais mulheres possam alcançar seu  potencial máximo?” as respostas servirão como base para ações dentro da entre e apoio às ações sociais 

A Mars, dona de marcas como M&M e Snickers, lançou uma iniciativa em sua plataforma global chamada “Full Potential” (Potencial Máximo em português), que visa dar vozes às mulheres de qualquer idade, raça, sexualidade e religião e que busca ajudar a moldar uma ambiente de negócios mais inclusivo criando um mundo onde todas as mulheres possam prosperar, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

#HereToBeHeard pergunta às mulheres em todos os lugares: “O que precisa mudar para que mais mulheres possam alcançar seu potencial máximo?” e, as respostas serão base para ações concretas que a Mars realizará dentro de todo o ecossistema que está inserida (empresa, fornecedores e sociedade) para fechar a lacuna de oportunidades de gênero.

A fase inicial do #HeretoBeHeard, onde as vozes das mulheres serão coletadas, foi até março; depois disso, as inscrições serão analisadas pela Oxford Future of Marketing Initiative (FOMI) na Saïd Business School da Universidade de Oxford. Os resultados serão compartilhados com o mundo em um estudo de Oxford no segundo semestre de 2021 e serão base para os planos de ação da plataforma Full Potential da Mars, incluindo políticas que a empresa pode implementar e defender em seu compromisso para destravar oportunidades para todas as mulheres.

Em homenagem ao mês da mulher, o Marcas Mais destaca essa iniciativa da Mars e, para isso, fomos conversar com Mariana Lucena, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Wrigley no Brasil que nos contou mais detalhes do movimento #HeretoBeHeard:

Como está sendo promovida a iniciativa #HereToBeHeard?

#HereToBeHeard é uma campanha 100% digital e tem como objetivo ouvir as vozes das mulheres de diferentes lugares  buscando ajudar a identificar oportunidades para transformá-las em ações concretas que as empresas globais e a sociedade possam realizar para eliminar a lacuna de oportunidades de gênero. No Brasil, a Mars tem trabalhado através do engajamento de seus associados (a forma que chamamos nossos colaboradores) e ativações em mídias sociais, onde nossas executivas divulgam a campanha convidando mulheres de todo o mundo a participarem.

Queremos promover essa conversa, que será a base para nos ajudar a identificar onde precisamos ter ações, junto com parceiros e outras pessoas em nossa cadeia de valor, para gerar mudanças em escala. Ao final da campanha, pretendemos ter desenvolvido novas percepções e recursos para que pessoas e empresas sejam inspiradas a criar ações tangíveis que façam diferença significativa e mensurável na vida das mulheres em todos os lugares.

Ambas as plataformas #HereToBeHeard e Full Potential – plataforma global da Mars que estabelece compromissos da empresa em relação à igualdade de gênero nos locais de trabalho, comunidade de fornecedores e mercado – são esforços contínuos da empresa em direção a um ambiente de trabalho onde as mulheres sintam-se valorizadas. Estamos comprometendo tempo, talento e recursos financeiros para alcançar nossos objetivos de fornecer representação igualitária e equilibrada para mulheres em todo o mundo.

Quais outras iniciativas internas da Mars para a igualdade de gênero? E como está sendo transmitido através de suas marcas?

As mulheres há muito desempenham um papel importante em nossa história como uma empresa familiar e privada, e o sucesso delas é fundamental para nosso futuro compartilhado. Acreditamos que todos merecem a oportunidade de alcançar seu máximo potencial, e esta plataforma descreve nossos compromissos em relação à igualdade de gênero em nossos locais de trabalho, comunidades de fornecedores e mercado.

Algumas ações que auxiliam a Mars a avançar nos compromissos da plataforma “Máximo Potencial” são:

  • Aumentar globalmente a proporção de mulheres em cargos de liderança sênior em mais de um terço – no Brasil, temos 40% de mulheres como líderes de equipes e 30% em cargos gerenciais.
  • A Mars foi pioneira em adotar a licença maternidade estendida, benefício que excediam às legislações, para as mulheres, uma vez que entendemos a importância e impactos emocionais da chegada de uma criança na vida de uma família – inclusive para os casos de licença paternidade.
    • A licença maternidade estendida para mães passou a ser de seis meses remunerada – podendo ser voluntariamente estendida por mais 6 meses não remunerada;
    • A licença paternidade contempla 20 dias remunerados, podendo ser voluntariamente estendida por mais 2 meses não remunerados.
    • No escritório de Pet Nutrition, temos uma sala de amamentação (para que as mães que estão amamentando tirem o leite quando retornam ao escritório).
  • Trabalhamos com intencionalidade no recrutamento de candidatos que sejam PCDs e na ampliação do nosso quadro de mulheres em todos os níveis e áreas funcionais, principalmente em média e alta gestão. Temos um compromisso com a diversidade e buscamos candidatos com base em suas competências e históricos. Eliminamos metodologias nos processos seletivos que possam desconsiderar candidatos por gênero, raça, orientação sexual ou presença de deficiência, garantindo oportunidade igual a todos que se interessam por nossas vagas.
  • A Mars se dedica para inspirar jovens mulheres a construírem carreira na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Dentro da nossa estratégia específica para a sustentabilidade do cacau, chamada Cacau Para Gerações, expandimos nossa parceria com a agência de ajuda humanitária CARE: estamos investimos US$ 10 milhões no horizonte de cinco anos para empoderar 50.000 mulheres em comunidades produtoras de cacau ao redor do mundo, e fizemos uma contribuição adicional de US$ 5 milhões para respostas do COVID-19. No Brasil, a Mars realizou a doação de meio milhão de reais em alimentos, materiais de higiene e materiais educacionais que atenderam cerca de 500 famílias da comunidade de Barro Preto, na Bahia, onde o Centro Mars de Ciência do Cacau (MCCS) está localizado. A iniciativa faz parte do compromisso da Mars de auxiliar as comunidades com que se relaciona a ,manterem sua saúde e bem-estar durante a pandemia do COVID-19.

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido contra cópia