O consumo de chocolate no Brasil ainda é tímido comparado a outros países, o volume representa de um a dois quilos ao ano por cada brasileiro. Em países como Suíça e Alemanha, este número supera os 8 quilos ao ano.
Mesmo assim, o chocolate faz parte da vida do brasileiro, segundo a ABICAB, 75% da população o consomem, 56% são mulheres e 35% não o trocaria por outro alimento.
Na segunda edição da nossa revista digital, abordamos o tema Chocolate em comemoração ao Dia Mundial do Chocolate.
Conversamos com grandes marcas, entre elas a Cacau Show, a maior marca de chocolates finos do mundo, que provou que qualidade e preço justo podem estar juntos sim. Em entrevista para o Marcas Mais, Alê Costa, CEO e Fundador da Cacau Show, conta um pouco da história, a paixão pelo chocolate e a inovação constante da empresa.
História da Marca
“A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988 quando tive a ideia de resgatar um antigo folder de chocolates da minha mãe. Quando fui fazer o pedido dos mais de 2.000 ovos que vendi descobri que o fornecedor não possuía mais o produto do catálogo. Mas, diante do obstáculo, vi uma grande oportunidade. Então fui até uma loja para comprar matéria prima para eu mesmo produzir o pedido de Páscoa, já que não poderia deixar meus primeiros clientes na mão. Nesta loja conheci a Dona Cleusa, que no primeiro momento me ensinou tudo o que precisava saber para produzir os meus próprios chocolates.
Estamos há mais de 30 anos no mercado, a Cacau Show é considerada a maior rede de chocolates finos do mundo em número de lojas e uma das maiores redes de franquias do país. Nossa primeira franquia surgiu em 2001 e, desde então, não paramos de crescer. Em 2005, conquistamos o prêmio de Melhor Franquia do Ano, pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, e, em 2010, abrimos nossa milésima loja. Hoje temos mais de 2.300 lojas espalhadas por todos os Estados brasileiros e em mais de 1.000 cidades.”
O que o chocolate significa para você?
“Para a Cacau Show, o chocolate nasceu como um sonho e representava isso, principalmente para mim que utilizava deixa paixão em empreender, o meu primeiro negócio.
Mas, hoje em dia, por todos os lugares que o chocolate já me levou, coisas que me ensinou e o espaço que ocupa hoje com a Cacau Show, o chocolate significa muitas coisas… paixão, amor, felicidade, poder estar junto com os nossos consumidores durante diversos momentos… com certeza, associo o chocolate a diversos sentimentos.”
Como a Cacau Show busca se reinventar para conquistar o consumidor?
“Ótimo ponto, pois esse é o principal desafio da Cacau Show atualmente, continuar se reinventando, em especial nesse momento pandêmico, por meio das plataformas digitais e do investimento na venda online. Estamos vivendo intensamente e unicamente cada um dos dias e entendendo as necessidades dos nossos clientes e do mundo.”