O projeto estreia no dia 09 de outubro nas plataformas digitais da marca e traz chefs confeiteiros para apresentar combinações inéditas com os estilos de cerveja da marca
Para aqueles que acreditam que cerveja e sobremesa não combinam, a Baden Baden está pronta para desfazer esse mito. No dia 09 de outubro, a marca lança a websérie “Doces Harmonizações” que explora o potencial criativo das combinações entre cervejas artesanais e sobremesas, em colaboração com oito importantes nomes da confeitaria.
O projeto contará com a participação de Elisa Fernandes, vencedora do MasterChef Brasil e chef do Clos Wine Bar;
Saiko Isawa, premiada no Best Pastry Chef da América Latina e chef confeiteira do Hotel Rosewood SP;
Lucas Corazza, jurado de programas como Que Seja Doce, e especialista em confeitaria;
Michele Crispim, campeã do MasterChef Brasil e jurada de competições de confeitaria;
Paulo Rocha, chef pâtissier que também já participou do MasterChef Brasil;
Adriano Soares, vencedor do Que Seja Doce e especialista em pâtisserie francesa; além de
Laura Miranda, criadora de conteúdo e apaixonada por harmonizações inusitadas, e
Douglas Castro, fotógrafo e chef que une seu olhar criativo com talento na gastronomia.
Uma das harmonizações da série é a Torta Basca com Geleia de Maracujá, realizada pelo chef Douglas Castro. Segundo Patrícia Sakakura, sommelière de cervejas do Grupo Heineken, essa sobremesa combina perfeitamente com a Baden Baden IPA, que também
possui maracujá em sua composição. “Além da presença da fruta, a intensidade desse estilo equilibra com a acidez da sobremesa. Os ingredientes se complementam, criando uma harmonização por semelhança deliciosa.”
Tradicionalmente, o foco das harmonizações com cervejas esteve voltado para pratos salgados, mas a websérie da Baden Baden pretende mostrar que as sobremesas também podem ganhar protagonismo nessa experiência sensorial. Para Patrícia a harmonização com sobremesas segue princípios semelhantes aos dos pratos salgados, mas com um toque especial.
“É fundamental considerar a intensidade dos sabores, a semelhança de ingredientes e as oportunidades de contraste. Um dos erros mais comuns ao harmonizar cervejas com sobremesas, por exemplo, é não atentar para o equilíbrio entre os aromas e sabores de ambos, além da proporção entre o gole de cerveja e o pedaço do doce, o que pode prejudicar a experiência”, comenta.
Escolhendo a cerveja certa para cada sobremesa
Com mais de 120 estilos de cervejas disponíveis, as possibilidades de harmonizações são quase infinitas. Sobremesas à base de frutas harmonizam bem com estilos também frutados, como a Baden Baden Peach, com pêssego na receita, ou a Baden Baden Witbier, que possui casca de laranja. Enquanto sobremesas mais intensas, adocicadas e mais gordurosas, encontram seu par ideal em cervejas escuras, mais alcoólicas e encorpadas.
“A Baden Baden Doppelbock harmoniza perfeitamente com sobremesas como pudim e brigadeiro, devido ao seu teor alcoólico elevado e notas maltadas, que se equilibram ao dulçor e a cremosidade dessas sobremesas”, explica a sommelière.
Já para sobremesas com chocolate amargo e café, ela sugere trabalhar com a semelhança, com a Baden Baden Stout, que também possui notas de café e cacau.
Para aqueles que estão se aventurando pela primeira vez nesse universo, uma dica essencial é experimentar a sobremesa e a cerveja separadamente antes de harmonizá-las.
“A degustação separada permite que você conheça os sabores individuais antes de descobrir o terceiro sabor que surge quando os dois se encontram na boca”, orienta a sommelière. Outro fator importante é a temperatura da cerveja:
“Quanto mais gelada, menos os aromas são percebidos. Para uma melhor experiência, recomendo degustar as cervejas entre 2 e 5 graus”, complementa.