Campanha traz a cantora Majur no elenco e locução de Maria Bethânia
O dia 8 de março é um marco da luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho. Para chamar a pautar o debate sobre o tema e reforçar seu posicionamento de estar ao lado das mulheres “para tudo o que elas imaginarem”, o Banco do Brasil lança campanha que retrata as diferentes concepções de “chegar ao topo”, sob a perspectiva das mulheres. Além do filme, campanha assinada pela Lew’Lara\TBWA conta também com peças digitais.
Pela primeira vez, em 214 anos de história, o Banco do Brasil está com uma mulher no cargo máximo de sua gestão, na cadeira de presidente, quase 100 anos depois de a empresa receber a primeira mulher funcionária do BB. Este feito, emblemático e representativo, se soma à campanha lançada nesta quarta-feira, 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, para trazer à reflexão a importância de ter mais mulheres em cargos de liderança de grandes empresas, ou em qualquer que seja o seu “topo”.
“Hoje é um dia para refletirmos todos – homens e mulheres – sobre os avanços e, principalmente, sobre as barreiras que ainda precisamos superar. Estamos orgulhosos de lançar uma campanha que retrata o topo como um lugar que representa a realização de cada uma e que fala com todas, porque quando uma mulher chega no topo, traz junto outras mulheres”, destaca Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do BB.
O filme funciona como uma poesia visual, trazendo o protagonismo de diferentes mulheres brasileiras, de diferentes idades e classes sociais, mas com algo em comum: o poder da realização.
Além de uma importante valorização do esforço e empenho de cada mulher para chegar ao seu lugar de realização, a comunicação se preocupou em contar com um elenco diverso, representando tanto a pluralidade de perfis quanto a de concepções do que é “chegar no topo”: uma funcionária de carreira do banco, representando mulheres com deficiência, a cantora e compositora Majur, uma mulher negra e trans, uma personagem representando mulheres negras e plus size, uma surfista parte do grupo de atletas patrocinados pelo BB, uma mulher de origem indígena e outra representando mulheres maduras. Tal diversidade e pluralidade também pode ser vista no time de produção do filme, também majoritariamente feminino, representado pela diretora de cena, Liv Stacciarini.
Além de um apelo visual para evidenciar mulheres literalmente no topo, o filme ainda conta com mais uma mulher forte na sua concepção: a locução fica à cargo da cantora Maria Bethânia.
“A campanha vai além do discurso publicitário. Não estamos apenas retratando um mundo mais plural e com mais equidade, e sim, colocando isso em prática, com uma equipe de maioria feminina, seja na direção do comercial, na atuação, no trabalho por trás das câmeras e na execução da trilha sonora. Uma mensagem potente, entregue por mulheres fortes, sobre o protagonismo feminino cada vez mais real nos mais diversos espaços”, comenta Jailma Ribeiro, diretora de criação associada da Lew’Lara\TBWA.
O filme conta com veiculação em TV aberta e fechada, em versões de 60 e 30 segundos.
A ação ainda tem desdobramentos no digital, com o convite para que outras mulheres em cargos de liderança compartilhem “o que é o topo” para cada uma e que empresas sejam ainda mais incentivadas a comporem seus quadros de liderança com mais mulheres, além de peças digitais.
A iniciativa foi criação da agência Lew’Lara\TBWA, com produção da Boiler e áudio da Satélite.