Blog

brastemp_diadasmaes (1)

Mulheres dedicam o dobro do tempo quando comparadas com os homens no trabalho doméstico e a Brastemp quer saber: até quando?

Majoritariamente responsáveis pelas tarefas domésticas, as mulheres carregam a pressão do dia a dia de trabalho e as pressões da sociedade para o cuidado com o lar e a família de forma histórica. Segundo pesquisa do IBGE de 2020, as mulheres dedicam o dobro do tempo do que os homens aos afazeres domésticos. Dentro desse contexto, a Brastemp, marca presente nos lares e no coração dos brasileiros, traz a discussão da equidade de jornada para sua nova campanha.

Conhecido por ser o “mês das Mães”, maio é marcado por campanhas que muitas vezes reforçam a cultura do trabalho doméstico como uma tarefa feminina. Para mudar o foco e gerar uma nova conversa no mercado e na sociedade, a Brastemp traz para o mês a campanha “Tarefa doméstica é tarefa de todos”, criada pela FCB em parceria com a consultoria Think Eva, que tem como objetivo de incentivar a divisão equânime das tarefas domésticas entre homens e mulheres. Com ativação no ambiente digital e em televisão, a Brastemp puxa a conversa a partir de um dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, que revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas. Tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso.

Para aumentar a conscientização sobre o cenário, a Brastemp estende o debate também para o produto, “lançando” uma máquina de lavar roupas fictícia com o nome “Brastemp Edição Compartilhada”. O lançamento do produto tem como objetivo reforçar que lavar as roupas é uma atividade de todos – e não apenas das mulheres. O vídeo manifesto também vem para apoiar e reforçar que tarefa de casa é tarefa de todos, independente da configuração familiar. Por isso, a Brastemp escolheu cuidadosamente o seu casting de atores trazendo diversidade para esse vídeo que mostra: um casal 60+, um casal em que a mulher é transgênero, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos.

“Dia das Mães é uma das grandes datas do ano para o varejo, isso é legítimo. Porém, quando falamos de eletrodomésticos, tradicionalmente, as marcas e o segmento associam a imagem de dos produtos com a figura materna, reforçando o estereótipo e a cultura do cuidado com o lar à data e à mulher, o que nos dias de hoje é um retrocesso. Nós, como uma empresa líder de mercado e top of mind na categoria de lavanderia, entendemos que era nosso papel social ressignificar a data. Assim, lançamos uma campanha que, ao invés de seguir reforçando os estereótipos, vai justamente no caminho oposto: levanta uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover a equidade no trabalho doméstico. Meu sonho é que daqui a alguns anos nenhuma marca de eletrodomésticos sugira seus produtos de presente para as mães e que tarefa de casa vire tarefa de todos”, afirma Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool.

A Brastemp também convidou o Think Eva, consultoria de inovação social para auxiliar no desenvolvimento da narrativa e curadoria do conteúdo. “Estamos desde o ano passado estudando a Economia do Cuidado e nos traz esperança que uma marca do tamanho e abrangência da Brastemp assuma seu papel nesta discussão. O trabalho invisível de cuidado precisa ser de todos e poder trazer este tema, aliado ao nosso olhar estratégico de marca, para a campanha nos deixou confiantes de que alguma mudança seja possível”, diz Maíra Liguori, co-fundadora da consultoria.

“As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade – especialmente marcas icônicas, como a Brastemp. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de influenciadores e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres há muito tempo”, comenta Anna Martha, Diretora Executiva de Criação da FCB Brasil.

A campanha terá um desdobramento na televisão, com uma discussão nos programas Papo de Segunda e Saia Justa, do canal GNT e um braço também no digital. Toda a ação com influenciadores foi desenvolvida pela FCB Brasil em parceria com a Mfield.

Confira o vídeo:

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia