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Destacando a amplitude do seu portfólio de podcasts, empresa também anuncia novidades até dezembro

A Globo lança uma campanha que celebra o crescimento e a transformação de seu portfólio de podcasts ao longo do ano. Os filmes, que serão exibidos na TV e nas plataformas digitais, apresentam alguns dos principais podcasts do portfólio da Globo e mostram como eles já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, seja em momentos de lazer, durante atividades físicas ou no trânsito. 

Com mais de 70 podcasts no portfólio e seis títulos entre os 20 mais ouvidos da América Latina, segundo ranking da Triton Digital, a Globo lançou mais de 20 títulos inéditos em 2023, como ‘Sereno’, com sessões de meditação guiadas por atores como Nicolas Prattes, Jonathan Azevedo, Juan Paiva, Jayme Matarazzo, Dandara Mariana; ‘Todos os Caminhos’, com discussões sobre espiritualidade e autoconhecimento; e ‘Eles Estão Aqui’, podcast ficcional de mistérios sobrenaturais protagonizado por Ícaro Silva, Jackson Antunes e Bia Tapui. Em 2023, a Globo também ampliou o alcance de seu portfólio com a publicação de trechos, cortes e íntegras de podcasts em redes sociais e plataformas de vídeos. 

Outra novidade foi o lançamento de projetos companion, formato já popular no mercado americano com podcasts derivados de programas da TV aberta, da TV por assinatura, do streaming, da literatura e do cinema. ‘Linha Direta’ (TV Globo), ‘Alma de Cozinheira’ (GNT), ‘Os Outros’ (Globoplay), ‘Rita Lee – Outra Biografia’ (Globo Livros),’D.P.A.: As Férias dos Detetives do Prédio Azul’ (Gloob)’ e ‘Mussum, o Podcastis’ (G1 e Globo Filmes) criaram um portfólio único de programas que dialogam com diferentes propriedades do ecossistema de mídia da empresa, algo inédito no mercado. Títulos como Linha Direta e Rita Lee se tornaram os mais ouvidos do Brasil durante semanas.

“O nosso ecossistema de mídia único nos permite a criação de produtos complementares para nossas histórias, ampliando seu alcance e reverberação e ativando toda a base de fãs que esses programas já têm nas outras janelas. Ao longo de 2023 já colecionamos casos de sucesso que ilustram o potencial dessa estratégia. O ‘Linha Direta’, bateu o marco de 1 milhão de downloads em cinco meses no ar; e o do ‘Os Outros’ surfou no sucesso da série, aprofundando as reflexões a partir de mesas lideradas pela Gabriela Prioli”, explica Eliseu Barreira Junior, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo. 

A Globo lançou também seis videocasts. Um dos maiores podcasts sobre felicidade feminina do Brasil, o Bom Dia Obvious, ganhou versão em vídeo com distribuição multiplataforma, disponível no Globoplay e no YouTube da Obvious. O Par ou Ímpar, comandado por Maria Ribeiro, já figura entre os 5 IPs mais relevantes do GNT. Pelo g1, o jornalista Roberto Kovalick estreou o Daqui Pra Frente, sobre carreira, desenvolvimento pessoal, relações de trabalho, empreendedorismo e dicas profissionais. 

Já o podcast mais ouvido do Brasil e o 2º mais escutado da América Latina, de acordo com o ranking da Triton Digital divulgado em setembro deste ano, O Assunto ganhou versões em vídeo ao longo do ano e viu seu consumo crescer 46% no canal do YouTube do g1 e aumentar 10% o número de downloads nas plataformas de áudio no primeiro semestre de 2023. Ainda no Jornalismo, o Resumão Diário ganhou boletins adicionais com o selo do Jornal Nacional, promovendo o crescimento de 40% no consumo do podcast. 

Na frente comercial, a empresa transformou os podcasts em verdadeiras plataformas de influência, com projetos de branded content integrados com redes sociais e creators. A parceria que trouxe todo o ecossistema de marcas da plataforma Obvious, como os podcasts ‘Bom dia, Obvious’, ‘O Corre Delas’, ‘Radio Endorfina’ e ‘Senta que lá vem DR’, assim como os perfis nas redes sociais (@prazerobvious, @obvious.cc e @chapadinhasdeendorfina), já é um enorme sucesso comercial, com projetos com marcas como Chevrolet, Monange e Boticário. 

No Jornalismo, a Nubank se associou ao maior podcast do Brasil e um dos projetos mais relevantes do portfólio, O Assunto, apresentado por Natuza Nery. E, ainda essa semana, chega ao mercado o primeiro videocast da Globo cocriado com uma marca: Orgulho e Família é um projeto desenvolvido pelo Multishow para a Doritos. 

“Ouvir podcasts é um hábito muito íntimo, que gera uma conexão genuína entre o público e o conteúdo. É como uma conversa ao pé do ouvido. As marcas entenderam que há uma grande oportunidade de embarcar suas mensagens nesse conteúdo de alto engajamento. Os resultados mostram que o público transfere os sentimentos positivos que desenvolveram em relação ao podcast para as marcas que estão associadas a ele”, explica Renata Fernandes, diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo. “O Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, um mercado que dobrou de tamanho nos últimos anos, com uma audiência crescente e engajada. Essas características pautaram a estratégia da Globo para o segmento, que segue como um dos nossos focos para 2024”, completa a executiva.

Até o fim de 2023, a Globo lança uma nova temporada do Projeto Humanos, ‘O Caso Leandro Bossi’; a versão em vídeo do ‘Prazer, Renata’, com exibição no ‘Fantástico’; e novos títulos como ‘Choque de Cultura – Ambiente de Música’ e ‘Cultura Pop Show’, com a primeira temporada sobre a banda Charlie Brown Jr.

“Entre os nossos 10 podcasts mais ouvidos, temos títulos de jornalismo, true crime, comportamento, humor e música, o que comprova a força da diversidade de nosso portfólio. Os programas criam conexões autênticas com suas audiências. Queremos impulsionar a integração dos criadores de podcasts com o ecossistema da Globo, que fala diariamente com 80 milhões de brasileiros”, conclui Eliseu.

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