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Oreo-Mondelez

Agência aposta em boas práticas de SEO e análise do comportamento do consumidor para garantir maior alcance e interação com conteúdo da marca

Análises consistentes, conteúdo focado na demanda do consumidor e boas práticas de SEO (Search Engine Optimization): tudo isso faz parte da estratégia que a Jüssi criou para a Oreo, do grupo Mondelēz. A aposta acertada no YouTube como plataforma de marketing ganhou o reforço da estratégia da agência para turbinar o alcance da página. E a parceria, que teve início em maio deste ano, já rendeu frutos para além das visualizações.

De forma orgânica, o canal Oreo Receitas Brincantes cresceu e garantiu o selo de verificado em menos de um mês, atingindo 110 mil impressões em conteúdos da aba de Comunidade – com média de interação de 11,5% dos usuários. A taxa de cliques (CTR), por exemplo, foi otimizada em 47%, saindo de 3,6% em julho para 5,3% em agosto.

Ao invés de criar conteúdos engessados e esperar por boas performances, a estratégia da Jüssi tomou um caminho diverso: buscar entender o que o consumidor queria e esperava, quais tipos de imagens e mensagens chamavam sua atenção, para só então produzir vídeos que correspondem a esses anseios. A ideia foi garantir que as receitas com Oreo fossem encontradas tanto na plataforma de vídeos quanto no próprio Google, aumentando a visibilidade da marca.

Os resultados já aparecem além das métricas: o crescimento no YouTube repercutiu e virou case de sucesso, inclusive no SEO Summit, onde a estratégia da Jüssi para Oreo foi citada espontaneamente em uma das palestras do evento, realizado em setembro deste ano. A página da marca foi destaque como exemplo de atuação e de crescimento do canal, utilizando de forma estratégica as ferramentas da plataforma para valorizar e mostrar as qualidades do produto.

A presença no YouTube, com práticas eficientes de SEO e de análise métricas, mostrou-se uma estratégia acertada e ancorada com a realidade do marketing pelo mundo. De acordo com o 8º Relatório de Marketing em Vídeo da WyZowl, em 2022, 86% das empresas usam vídeos em suas peças de marketing e o YouTube faz parte das três principais redes de mídia social. Somado a isso, estratégias de comunicação hoje precisam levar em conta o consumo do público jovem: a Geração Z e Millenials são mais propensos a confiar em youtubers. A pesquisa da Ypulse aponta esses criadores de conteúdo como as figuras públicas mais confiáveis (31%) entre os pesquisados.

Nesse sentido, no caso de Oreo, não só as interações aumentaram como o público ficou mais diverso, com maior variedade de gênero, idade e região na audiência. Na prática, a estratégia da Jüssi resultou em maior equidade de gênero, com 51,5% do público masculino e 48,2% feminino – que antes era de 66,4% feminino e 33,6% masculino. A audiência entre os jovens de 13 a 24 anos também cresceu, com fortalecimento de 32,2%; bem como aumentou o relacionamento com Norte e Nordeste em 33,5%: hoje, em média, 12 das 20 cidades que mais constam nas métricas dos vídeos de Oreo são destas regiões.

Isso tudo sem esquecer, claro, da acessibilidade: entre julho e agosto, a ampliação em 1.023% do uso de legendas nos vídeos garantiu que mais públicos pudessem aproveitar o conteúdo da marca.

“Entendemos que a otimização do YouTube é um ponto-chave no SEO para complementar uma estratégia de conteúdo ou, até mesmo, de campanhas sazonais de visibilidade de marcas, usando de forma inteligente a produção de vídeos. Para este projeto, o Vinicius Oliveira (analista de SEO da Jüssi), em conjunto com outras pessoas-chaves do time, lideraram a construção de processos de integração entre SEO e experimentação totalmente voltados para essa plataforma, que tem se destacado em campanhas de marketing, mas que ainda é pouco explorada para potencializar os mecanismos de busca. Ficamos muito satisfeitos com os resultados dessa estratégia em Oreo Receitas Brincantes, que evidenciam nossa expertise e mostram o potencial que existe no YouTube para grandes marcas”, explica Lucas Amaral, gerente de SEO da Jüssi.

O canal

Oreo Receitas Brincantes nasceu da necessidade de tornar ainda mais leve e divertida a conexão da marca de biscoitos com o público. Trazendo o jeito brincante de Oreo, os vídeos apresentam diferentes tipos de receitas com o biscoito da marca sendo o ingrediente-chave, mostrando que Oreo pode ser, no dia a dia, mais do que um lanche. Para a produção dos vídeos, a equipe idealizadora do projeto considerou critérios como preço, faixa etária e nível de dificuldade. Com essa estratégia, Oreo Receitas Brincantes mostra as diversas possibilidades de uso de Oreo na cozinha, garantindo diversão para a família toda.

“O intuito da criação do canal Oreo Receitas Brincantes foi unir as famílias ao sabor único de Oreo, criando momentos divertidos e brincantes na cozinha por meio de receitas exclusivas, reunidas em um só lugar. Para atingirmos esse objetivo, a experimentação foi essencial e, por meio da estratégia elaborada pela Jüssi, conseguimos entender como nossa base se comporta e ampliar nosso alcance orgânico com o canal. É a primeira vez que fizemos como marca uma plataforma de conteúdo always on no Youtube, com receitas novas lançadas semanalmente, e todos os resultados que vimos até então são só o começo dessa deliciosa jornada”, completa João Victor Mignoli, analista de marketing sênior na Oreo.

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