Dove sempre defendeu as definições mais amplas de beleza e tomou medidas para tornar a beleza um espaço mais positivo com campanhas. Como parte de sua missão contínua de tornar a beleza acessível a todos, Dove está expondo a natureza nociva dos ideais de beleza e seu impacto negativo na juventude.
Para ilustrar o impacto dos padrões tóxicos de beleza nas meninas, Dove construiu um outdoor feito de seringas – representando o número de meninas canadenses de 14 a 17 anos que se submeteram a tratamentos de beleza cosméticos injetáveis no ano passado. O outdoor estava localizado na Square One (Toronto).
Uma nova pesquisa descobriu que um número crescente de adolescentes de 14 a 17 anos recorreu a procedimentos invasivos, como injetáveis cosméticos, para alterar sua aparência e atender aos padrões de beleza irrealistas que veem em seus feeds e no mundo ao seu redor.
De acordo com a pesquisa 2023 da Vividata:
- 50.000 adolescentes canadenses de 14 a 17 anos receberam injetáveis para fins cosméticos;
- 74% das meninas canadenses de 14 a 17 anos querem mudar pelo menos uma coisa em sua aparência;
- 62% das garotas canadenses de 14 a 17 anos gostariam de ser mais bonitas;
- Menos da metade das garotas canadenses de 14 a 17 anos se descreveriam como bonitas;
- Mais de um terço das meninas canadenses de 14 a 17 anos estão insatisfeitas com sua aparência;
- Mais de uma em cada cinco meninas canadenses de 14 a 17 anos usariam injetáveis cosméticos para ficarem mais bonitas.
Este esforço de conscientização faz parte da missão do Projeto Dove em melhorar a auto-estima e a imagem corporal dos jovens, com o objetivo de atingir 250 milhões de crianças com educação em auto-estima até 2030. Até o momento, o Projeto Dove alcançou mais de 94,5 milhões de jovens em 150 países.
“Toda vez que uma jovem vê seu feed, ela é bombardeada com conteúdo tóxico de beleza. Não é de admirar que a idade média das injeções cosméticas continue diminuindo. Essas meninas estão se sentindo pressionadas a mudar sua aparência, quando ainda estão mudando e se desenvolvendo. Quando descobrimos a estatística de 50.000, ficamos chocados. Achamos que a melhor forma de chamar a atenção para o assunto era visualizá-lo”. Francesco Grandi – CCO da Ogilvy Toronto
“Este outdoor representa as milhares de adolescentes que receberam um tratamento cosmético injetável no ano passado – provavelmente se enquadrando em padrões de beleza irrealistas depois de serem expostas a conteúdo de beleza tóxico nas mídias sociais. Espero que esta peça inicie uma conversa e leve a uma ação real para minimizar os tipos de mensagens nocivas às quais os jovens são expostos diariamente, dizendo que eles precisam ter uma determinada aparência para serem bonitos.” Rafa Donato – CCO da DAVID Miami