Companhia recria universo visual, mensagens institucionais e linhas estratégicas de negócios para reforçar sua conexão com os brasileiros
A Elo, anuncia ao mercado a maior virada de marca de sua história. A nova identidade visual – absolutamente reinventada em cores, design, propósito e potência digital – e um novo jeito de se comunicar com os clientes e com os brasileiros em geral, compõem a essência do movimento da marca.
O projeto é assinado pela agência Ana Couto, ícone do branding no Brasil, com mais de 30 anos de atuação e conta com desdobramento em campanha criada pela AlmapBBDO, protagonizada por Zeca Pagodinho, Fábio Junior, Alcione, Bela Gil, Glória Pires e Caio Castro, entre outras personalidades brasileiras.
O desafio proposto foi o de ressignificar o conceito de “Elo” para reafirmar a maior expertise da companhia: ser, literalmente, um “Elo” que une compradores e vendedores, nos mais diversos momentos de vida das pessoas que movimentam a economia.
“Introduzimos inúmeras novidades, desde o verde que expressa a exuberância natural do país até a nova combinação de cores, que expandem os horizontes de atuação e nos permitem uma nova interpretação do Brasil, do nosso público, da cultura nacional – que gostamos de chamar de brasilidade – e da nossa maneira de fazer negócios”, explica Mel Pedroso, a CMO da Elo.
No ano passado, a companhia abriu os trabalhos de reposicionamento da marca com a assinatura:
“Elo, o cartão do brasileiro”, que apresentava uma empresa criada por e para brasileiros, com o objetivo de atender a todos os brasileiros, seja de alta renda aos produtos do dia a dia, do “pejotinha” às grandes empresas.
“Agora, daremos um passo além. Apresentamos uma nova Elo. Muito mais moderna, brasileira e colorida, transmitindo tecnologia e inovação. Nossa marca passa a ser composta por uma linha infinita que liga um lado a outro, com a palavra ‘elo’ em destaque no centro”, afirma a CMO.
Ou seja, o tradicional círculo fragmentado amarelo, vermelho e azul dá lugar a uma linha multicolorida que será o elemento central da identidade visual da Elo;
A marca também contará com uma versão simplificada, que será utilizada nos cartões;
“Para marcar esse momento especial, lançaremos uma nova campanha institucional com algumas celebridades que simbolizam ‘todos os tipos de brasileiros’”. Nos filmes, os personagens são representados em diversas situações de compra com o cartão, reafirmando que “o cartão Elo é para todo tipo de compra e todos os brasileiros”, finaliza a líder de marketing da Elo.
A empresa planeja que o rebranding conecte a visão de futuro da empresa e seja o próprio elo entre a organização de hoje e o seu compromisso já traçado para os próximos 10 anos.
Inovação no jeito de ser: simplicidade orientada ao novo
A nova marca da Elo também privilegia as cores, o astral e um tipo de criatividade intimamente ligada à inovação e tecnologia – afinal, a companhia segue o seu desafio de operar cada vez mais em um ambiente digital e adaptado às grandes mudanças em curso do sistema financeiro do Brasil, com especial atenção à agenda do Drex – na qual a Elo integra um dos principais consórcios.
“Temos iniciativas e projetos avançados com foco na tokenização da economia utilizando blockchain, inovação aberta, contratos inteligentes (smart contracts), entre outros tópicos da economia descentralizada. Continuaremos a ser uma empresa de cartões, mas, com um repertório mais plural, ágil e tecnologicamente mais robusto e pronto para reagir às demandas do mercado de pagamentos do país, que está em plena reinvenção”, define o CTO da companhia, Eduardo Merighi.
“Nossa missão é garantir que todos os brasileiros possam realizar suas transações financeiras de forma conveniente, rápida e segura. Por isso, nossa paixão é utilizar as tecnologias mais inovadoras para resolver os desafios de nossos clientes e parceiros”, completa o CTO da Elo.
Para todo tipo de compra, para todo tipo de brasileiro
Com divulgação em TV aberta, OOH, Internet, DOOH, a campanha conta com dois filmes de 30s, protagonizados por algumas das principais personalidades brasileiras da atualidade. As duas tramas representam diversas situações de compra com o cartão, reafirmando que “o cartão Elo é para todo tipo de compra e todos os brasileiros”, brincando com a fama dos personagens. Os vídeos foram produzidos pela 02 Filmes, com direção de Cláudio Borelli, e trilha sonora da Cabaret.