Time de especialistas comandou debate sobre comportamento do consumidor, conteúdo e desafios para marcas na retomada pós crise
Executivos de empresas e agências de todo Brasil tiveram uma experiência diferente na tarde de quinta-feira, 2 de julho: a oportunidade de mergulhar no universo e conteúdo da Globo sob o olhar do mercado de moda. Inédito, o evento ‘Papo de Moda’ foi desenvolvido para compartilhar aprendizados, histórias e perspectivas para a retomada após a crise do coronavírus. Um encontro digital, que reuniu os principais especialistas da empresa sobre o setor para apresentação de dados e pesquisas, discussões sobre a relação entre moda e dramaturgia e as transformações pelas quais o segmento vem passando no mundo todo. Um convite para transformar, repensar e realizar, juntos.
“Queremos estar cada vez mais conectados em projetos e oportunidades de negócios”, convidou Manzar Feres, diretora Comercial da Globo na abertura do evento. “Eu tenho certeza que a moda agrega valor ao conteúdo. Assim como acredito que o conteúdo de qualidade agrega valor ao universo da moda. Não basta ter um produto bonito, hoje é preciso ter valor, emoção, histórias, ser empático! E o papo de hoje é para discutir essas oportunidades”.
A pesquisa “Fashion Data: Comportamento Através dos Dados” deu início às discussões, com informações sobre o consumidor brasileiro, seus hábitos e interesses. Conduzida pela área de Inteligência de Mercado da Globo e apresentada por Henrique Simões, especialista em Comércio e Varejo, é parte de um estudo sobre os impactos do coronavírus nas relações de consumo no Brasil.
Entre as informações apresentadas, destaque para mudanças nas decisões de consumo, aparentemente mais racionais e objetivas, de roupas e acessórios. Entre os entrevistados: 41% afirmam pautar suas compras na substituição de produtos antigos; 34% em datas comemorativas; 29% em mudanças de estações do ano; e apenas 13% declararam comprar por impulso. No entanto, entre os fatores que mais levam à aquisição de peças, as ofertas ainda são determinantes para 59% dos brasileiros. Comportamento que revela uma relação muito mais íntima entre consumidores e marcas do setor, sendo que a compra de roupas é considerada uma terapia para 42% dos respondentes.
E em um cenário de demanda reprimida, em que 70% das pessoas afirmam estar adiando compras, roupas e acessórios despontam como itens prioritários no pós-pandemia para 46% dos brasileiros. Isso porque um dos efeitos da crise foi a priorização de bens para uso coletivo, especialmente itens de alimentação, limpeza e higiene durante os meses de isolamento social – a retomada, nesse sentido, representa a chance de voltar o olhar também para cuidados individuais. Aprendizados que podem ser importantes para a tomada de decisões das marcas que estão se movimentando para a volta das atividades.
Sobre o evento: Influência do conteúdo e evolução da moda
Para aprofundar a discussão sobre a conexão entre moda e conteúdo, Tatiana Souza, diretora Comercial para o setor de Comércio da Globo, moderou uma conversa entre os figurinistas Paula Carneiro (Anjo de Hamburgo’, ‘Tempo de Amar’, ‘Liberdade, Liberdade’, entre outros), Antônio Medeiros (Hebe’, ‘Filhos da Pátria’, ‘Mister Brau’, ‘Tapas e Beijos’, entre outros) e o diretor artístico Leonardo Nogueira (‘Filha de Eva’,‘O Tempo Não Para’, ‘Sol Nascente’, ‘Em Família’, ‘Flor do Caribe’, entre outros). Um papo sobre a influência do figurino na construção dos personagens que fazem parte da vida dos brasileiros – e algumas das peças que viraram tendências na época em que as histórias foram ao ar.
Encerrando o evento, Ana Paula Xongani, sócia-fundadora e estilista da Xongani, apresentadora do GNT e produtora de conteúdo digital comandou uma discussão com Daniela Falcão, diretora-geral das Edições Globo Condé Nast e Daniela Mignani, diretora dos canais GNT, Viva e Mais Globosat, sobre os desafios que as marcas encontram, hoje, para fazer parte da conversa diária de seus consumidores. Representatividade, inclusão, novas formas de conversar e quais caminhos podem ajudar a conquistar a relevância e engajar o público também fizeram parte da conversa.