Maior Grupo de Comunicação independente do país passa por amadurecimento corporativo e lança ecossistema de experiências que atua de forma múltipla, complementar e integrada
Para marcar a sua consolidação no mercado de comunicação e de entretenimento, o Grupo Artplan – que possui uma trajetória de sucesso de 52 anos – acaba de criar uma nova identidade para a holding e passa a se chamar Grupo Dreamers.
A nova marca, que tem como propósito “Realizar sonhos, por meio de experiências.”, se reposiciona como um ecossistema de experiências, representando um jeito diferenciado de trabalhar, e destacando cada uma de suas empresas, que são capazes de oferecer experiências únicas, infinitas oportunidades e resultados surpreendentes aos seus clientes. Esse movimento de intensa troca entre as empresas desse ecossistema já vinha acontecendo e se acelerou com os desafios impostos pela nova realidade resultante da pandemia da COVID-19.
Novas iniciativas já estão em curso para consolidar a integração de todo o Grupo, como reuniões regulares dos CEOs, programa de talentos e job rotation. Para permanecer como referência no mercado, a holding investe em equipes multidisciplinares e multimarcas, que tenham visão complementar.
Atualmente, o Grupo Dreamers conta com quase 700 colaboradores, distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Lisboa. Seus sócios são Roberto Medina, Rubem Medina, Lionel Chulam, Rodolfo Medina, Roberta Medina, Rodrigo Medina, Jomar Pereira da Silva Junior e Duda Magalhães.
Conheça as 12 empresas da holding:
- Artplan – Comunicação Integrada
Desde 2006 sob a liderança do presidente Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional, atuando como hub de soluções de comunicação aos seus clientes. Possui cerca de 390 colaboradores, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro (ambos liderados pelo sócio e CEO Antonio Fadiga) e Brasília (com Duda Moncalvo na Diretoria-Geral). Em 2019, a Artplan saltou da décima para a sexta posição no Ranking de Agências, da Kantar Ibope Media. Avaliada em quarto lugar como Agência do Ano pelo mercado publicitário (Scopen 2018/2019), a Artplan tem sido destaque na liderança de Novos Negócios, nos últimos cinco anos. Certificada, cinco vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhoras empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina.
- Rock in Rio – Entretenimento
O maior festival de entretenimento do mundo tem como norte ser um evento que atenda ao propósito de construir um mundo melhor, de tornar as pessoas mais felizes, confiantes e empáticas, num planeta também mais saudável. Liderada pelo CEO Luis Justo, o Rock in Rio é uma empresa que desenvolve um plano de sustentabilidade no qual são definidas medidas para a redução da emissão de gás carbônico (CO2). Inclui-se ainda como parte de uma gestão correta de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, consumo correto de recursos e muito mais. Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição. É até hoje utilizado em todos os países onde o Rock in Rio é realizado. O festival se une a empresas que possuem o mesmo olhar e diretriz. A partir dessas parcerias, uma série de ações são planejadas sempre com o propósito da adoção de práticas que visem o coletivo. Em seu grupo de acionistas, o Rock in Rio conta com a norte-americana Live Nation, o maior grupo de entretenimento ao vivo do mundo.
- Dream Factory – Entretenimento e Live Marketing
Uma das principais empresas de entretenimento do Brasil, a Dream Factory, especializada em conhecimento de públicos e comunidades, busca maior engajamento com a estratégia de comunicação das marcas. Fundada em 2001, a empresa, que tem Duda Magalhães na presidência e Claudio Romano como CEO, trabalha com duas unidades de negócio: a Dream Brands (voltada para eventos proprietários, como a Maratona do Rio, o Carnaval de Rua do Rio, o Rio Montreux Jazz Festival, a Árvore do Rio, o Brasil Music Conference e o Preparadão Santander) e a Dream Experience (voltada para planejamento e execução de narrativas a seus clientes). Com a tagline “Sonhos que unem pessoas”, a Dream Factory sintetiza sua capacidade de criar projetos com grande poder de engajamento.
- Pullse – Inteligência de Varejo
A Pullse é uma agência com DNA de varejo, comandada pelo sócio e CEO Allan Barros. A empresa foi criada para atuar como aceleradora de resultados aos seus clientes.
- Easy Live – Plataforma de Fidelidade em Entretenimento
Especializada no segmento de fidelidade e com diversas opções de conteúdo e entretenimento, a Easy Live é uma plataforma digital que conecta seus clientes aos melhores eventos, serviços e produtos. A empresa o faz por meio dos principais programas de fidelidade, benefícios e incentivos do Brasil, oferecendo infinitas possibilidades em um só lugar. Sob a liderança do sócio e CEO Claudio Albuquerque, a empresa tem forte ligação com o core business do Dreamers, tendo o entretenimento como forte elemento de diferenciação no mercado de fidelidade.
- Game XP – Game
O mundo dos games recebe atualmente mais investimento do que o cinema. De olho nessa oportunidade de negócio, na edição de 2017 do Rock in Rio foi criada a Game XP. No ano seguinte, a Game XP, cuja empresa é liderada pela CEO Roberta Coelho, já passaria a ser realizada de forma independente, configurando-se naquele que foi o primeiro Game Park do mundo. Com sold out em três de seus quatro dias, o evento, realizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, ocupou todas as arenas do espaço, rebatizadas de Oi Game Arena, Game Play Arena e Inova Arena. Em 2019, a Game XP cresceu ainda mais, com o dobro de atrações, disponíveis numa área 60% maior.
- Musicalize – Experiência Musical
Plataforma focada em melhorar a experiência de consumidores e marcas em shows de música. Liderada por João Paulo Affonseca, seu cofundador, a Musicalize objetiva conectar marcas a produtores e trazer valor a ambos. Por meio de suas conveniências, experiências ou conteúdos, a empresa vem revolucionando a indústria do entretenimento.
- A-Lab – Content Creators
Unidade de negócio criada para experimentar linguagens, misturar profissionais de perfis variados e encontrar novas formas de gerar resultado por meio de conteúdo. A iniciativa, que tem a liderança do diretor executivo, Ronaldo Martins, e do diretor de Storytelling e Inovação, Luiz Telles, cria narrativas a partir de monitoramento de conversas e contextos às marcas para as quais trabalham. O A-Lab surgiu de um mapeamento em que foi identificada uma grande oportunidade de mudar a forma de conceber e produzir conteúdo. Desde então, são considerados os content lovers do Grupo Dreamers.
- NOW – Conteúdo em tempo real
O NOW nasceu a partir do imenso sucesso da cobertura da edição de 2017 do Rock in Rio. Ao analisar os resultados de engajamento e alcance orgânico do que o Conteúdo produziu, a Artplan decidiu reunir essa expertise numa nova unidade de negócio, de diferentes produtos e entregas ao mercado de comunicação. A junção de uma estratégia bem elaborada de conteúdo, feita a partir de um entendimento profundo de conversas monitoradas pela equipe de dados e de uma operação extremamente eficiente, fez com que marcas consolidadas usassem o NOW para alavancar o alcance orgânico de alguns de seus momentos mais importantes. Ao todo, foram mais de 15 operações entregues desde janeiro de 2018, quando a unidade foi lançada oficialmente, na edição daquele ano da Campus Party. Clientes como Facebook, Heineken, Natura, Brahma, Oi, Estácio de Sá, entre outros, já fizeram projetos com o NOW. Luiz Telles, diretor de Storytelling e Inovação, é o principal mentor dessa unidade de negócio.
- Aceleraí – Comunicação Compartilhada
Plataforma de comunicação compartilhada inédita no mundo, o Aceleraí conecta-se com microanunciantes regionais, apresentando-lhes uma operação de varejo em um minuto. A empresa oferece campanhas pré-produzidas a seus clientes para que tenham a oportunidade de personalizar o material com a identidade de sua marca, garantindo exclusividade na região da divulgação. O Aceleraí viabiliza também que anunciantes regionais tenham celebridades em suas peças publicitárias, cujo preço é calculado conforme o tamanho da região. Já são mais de duas mil campanhas pré-produzidas para diferentes segmentos, além de um time de artistas composto por Rodrigo Faro, Catia Fonseca, Bob Floriano e Fernanda Faveron. A plataforma conta com a liderança de Allan Barros.
- 1.2.3.5.8 – Propósito e Valor Compartilhado
Lançada em janeiro de 2020, a empresa se autodefine como um sistema de marketing de valor compartilhado, que tem por objetivo criar projetos de impacto social de alta escala, inovadores, com capacidade de mensuração para as marcas envolvidas. Este novo sistema, que traz Daniel Conti como diretor executivo, aborda a criação de propriedades intelectuais em quatro demandas sociais de maior relevância – resolução do lixo, educação de transição, desperdício de alimentos e depressão e ansiedade –, além de projetos customizados para marcas. Traz como grande diferencial plataformas de conteúdos transversais, combinando e amplificando todos os projetos.
- Soma – Serviços Compartilhados
Soma é a central de serviços compartilhados do Dreamers. Seu objetivo é implementar processos mais simples, organizados e eficientes em seus clientes internos e externos. Sob a liderança de Jorge Rosolino, CFO da Artplan, a Soma atua para garantir diferenciais competitivos como otimização de custos, padronização (utilizando melhores práticas de mercado) e automação, economia de escala, ganho operacional, maior produtividade, ganho de eficiência e redução de riscos. É formada por profissionais especializados nas seguintes áreas de atuação: Contabilidade e Fiscal; Gestão de Pessoas e Comunicação Interna; RH Transacional e Administrativo; TI (Infraestrutura e Suporte); Financeiro; Compras; Facilities; Processos; Jurídico e Compliance; Cadastro; Planejamento Financeiro; e Incentivos (análise para rentabilização de contratos). Foi criada em 2018 como uma unidade de negócio da Beta Soluções Integradas. Em 2020, virou Soma, tendo agora uma identidade que representa seu crescimento. Foi assim denominada por somar aos negócios dos clientes, adaptando-se às necessidades de cada um e crescendo ao lado deles.