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podcast black friday

A 3ª temporada do podcast já está disponível e vai abordar assuntos como varejo, violência contra a mulher, obesidade e sociedade do cansaço

A Plataforma Gente começa sua nova temporada de podcast. Apresentados por Ju Wallauer, publicitária e uma das fundadoras do Mamilos Podcast, e Túlio Custódio, sociólogo e fundador do site Pitacodemia, as séries são quinzenais e o primeiro episódio estará disponível a partir do dia 10/11. O primeiro tema será “Varejo & Black Friday” e contará com a participação de Henrique Simões, Head Setorial da Globo; Ana Paula Rodrigues, diretora de marketing do Grupo Magazine Luiza; e André Felizardo Web Engineer e criador de conteúdo para o canal Grana de Preto, no Instagram. Para ouvir entre aqui.

A expectativa para essa Black Friday, em tempos de pandemia, está alta. Afinal, é o primeiro momento em que as marcas estarão frente a frente – mesmo que de máscara ou via app – com esse novo consumidor pós pandemia. Os números mostram que 70% das pessoas deixaram de comprar desde o início do isolamento social, 23% estão certas que não vão comprar no fim deste mês e 35% ainda não sabem o que vão fazer. E a discussão sobre essa data não para por aí. O episódio vai levar discussões sobre a consolidação no país do “omnichannel” – tendência do varejo que significa a convergência dos canais da empresa e o consumidor não vê diferença entre o mundo online e o offline – e a análise de qual será a tendência para esse ano. Em 2019 o número de compras feitas exclusivamente nas lojas físicas baixou 14%, enquanto a compra híbrida, por múltiplos canais, foi a preferida por 55% dos consumidores. “O consumidor cada vez mais se torna multicanal. Ele compra pelo app, pega na loja. Depois em outra compra ele quer falar com o vendedor para tirar alguma dúvida e acaba comprando. A loja física se transformou, foi além da transação de compra e venda. Virou um hub de logística e de experimentação. E a pandemia ajudou a dar essa acelerada”, explica Ana Paula.

E a discussão promete ir além. Ju Wallauer vai abordar a brasilidade da data, que é importada dos Estados Unidos, mas depois de tanto em tempo em terras brasileiras já ganhou muito suingue. A data já faz parte do repertório brasileiro e ficou mais abrangente. O evento não acontece apenas nas lojas online, estão nas lojas físicas também. Além disso, as promoções não são apenas de smartphones, vai da clínica de estética e da farmácia até a padaria. Todos querem querem participar desse momento de compra, tem espaço para todos, mas resta saber se todos vão garantir ou não uma boa experiência aos consumidores.  

Além desta, outras conversas já estão na agenda. A partir do dia 17/11 entra no ar o programa “Consumo de TV”, em que Felipe Benatto Ferreira, pesquisador na área de conhecimento do consumidor. E a programação continua em dezembro. Dia 1 estreia o episódio sobre o combate à violência contra a mulher, com a participação da Taís Araújo, atriz e embaixadora da campanha; Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora; e da Aline Nascimento, historiadora e Analista Sênior de Treinamentos e Ações Afirmativas do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Já a partir do dia 8/12 entra no ar um capítulo sobre obesidade, trazendo Milena Vital, especialista em Pesquisa e Insights na Globo. E para encerrar o ano, um tema muito em alta – a sociedade do cansaço, com estreia prevista para o dia 22, que traz como convidados Marcella Oliveira, especialista em pesquisa de conhecimento do consumidor da Globo; Maeda Camarcio, uma das idealizadoras do Coletivo Tsuru; e a psicóloga Jeane Tavares.

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