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Realizada em parceria com o Ibram, campanha #MuseuSemFronteiras, que acontece entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, contará com 12 instituições de todo o Brasil

Engana-se quem pensa que museu é coisa do passado. De olho no futuro e na diversidade do público presente no TikTok, principal destino para vídeos de formato curto no Brasil e no mundo, 12 instituições brasileiras participam de uma semana inteira dedicada a lives de museus na plataforma. Já realizada em países da Ásia e da Europa, por aqui a campanha #MuseuSemFronteiras acontece entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, a partir de uma parceria inédita com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Os usuários do aplicativo poderão acompanhar os variados conteúdos preparados pelas instituições – que vão desde temas como racismo e higiene até um passeio noturno com música e poesia. A ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19. Quem também quiser aderir à campanha poderá postar seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.

“A parceria com o TikTok demonstra a força e o impacto cultural dos museus brasileiros e da cultura em geral. Esta parceria é uma iniciativa importante no sentido de potencializar a visibilidade dos museus, que são espaços de construção de memórias e de transformação social. Agradecemos, em nome do Ibram, o TikTok e toda equipe envolvida nesta ação. Agradecemos também aos museus participantes, que toparam esse desafio e que, não só representam cada instituição participante, mas como também os mais de 3,800 museus localizados nas cinco regiões do país”, conta Ana Lourdes Costa – Coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.

Entre os participantes estão o Museu Regional de Caeté, o Museu Imperial, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o Museu de Índia Vanuíre, o Muquifu, o Museu Casa de Portinari, o Museu Histórico Nacional, o Museu PUC/ RS, o Museu do Pão/ RS, o Museu da República, o Museu Felícia Leirner e o Museu do Ouro. Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração. A agenda completa com horários e temas segue abaixo.

“A parceria com o Ibram reforça a vocação de Tiktok de ser um aplicativo que fornece aos usuários novas experiências por meio de um conteúdo diversificado, educativo e criativo. A campanha faz parte de um projeto global da plataforma para aproximar o público dos museus fechados durante a pandemia e já aconteceu em outros países”, finaliza o TikTok.

Programação:

  • 27 de julho, às 15h, Museu Imperial ( @ museu. imperial )

Tema: Higiene e racismo

  • 27 de julho, às 16h, Museu Regional de Caeté – @museu_regional_de_caete

Tema: Museu nos Trezentos anos de Minas

  • 28 de julho, às 15h (no horário de Brasília e às 14h no de Mato Grosso), Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (@museudeartesacramt)

Tema: Altares Neoclássico e Barrocos do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

  • 28 de julho, às 15h, Museu de Índia Vanuíre (@museuindiavanuire)

Tema: Conheça o Museu Índia Vanuíre e seus bastidores!

  • 29 de julho, às 14h, Muqifu (@muquifu)

Tema: Audiovisual de favela

  • 29 de julho, às 19h, Museu Case de Portinari (@museucasadeportinari)

Tema: “Uma Noite no Museu” – Como será o Museu à noite? Como é a casa banhada pela lua, o jardim sem a revoada dos pássaros. Todas essas curiosidades serão apresentadas na live. Os educadores mostrarão detalhes do Museu Casa de Portinari com um olhar noturno, em um passeio repleto de música e poesia.

  • 30 de julho, às 15h, Museu Histórico Nacional (@museuhistoriconacional)

Tema: “Uma pequena sábia” ou “uma grande louca”: Sophia Jobim, uma indumentarista dos trópicos.

  • 31 de julho, às 10h, Museu PUC/RS (@museudapucrs)

Tema: O espaço de exposição do museu

  • 31 de julho, às 15h, Museu do Pão/RS (@moinhocolognese)

Tema: A cultura, a memória e a panificação no coração do Caminho dos Moinhos, uma apresentação do Museu do Pão, da Escola de Panificação e do Moinho Colognese: os prêmios nacionais e internacionais, os projetos de preservação de patrimônio material e imaterial, e o impacto desse conjunto de ações no turismo da região do Vale do Taquari.

  • 31 de julho, às 15h, Museu Felícia Leirner (@museufelicialeirner)

Tema: Do portão aos bastidores: quem dá vida ao Museu?

  • 1º de agosto, às 16h, Museu da República (@museudarepublica)

Tema: A educadora do museu da República e historiadora, Ana Paula Zaquieu, e a artista e ativista, Panmela Castro, conversam sobre o papel dos museus na luta contra o racismo

  • 2 de agosto, às 15h, Museu do Ouro (@museudoouro)

Tema: Jogo Guardiões do Museu do Ouro

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