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Transmitido pelo perfil @TwitterMktgBR, o encontro contou com a participação de executivos da Americanas, Samsung Brasil e Vivo

O Twitter realizou, na última semana, um bate-papo com líderes do mercado sobre as estratégias e oportunidades para as marcas na Black Friday. O encontro contou com a participação de Juliano Fortini, head de digital e data da Samsung Brasil; Marcelli Valle ( @marcellivalle ), gerente de branding da Americanas; e Marina Beer ( @beermarina ), head de mídia e consumer insights da Vivo. Ao longo da conversa, realizada no perfil do @TwitterMktgBR em tempo real, os profissionais destacaram que é de suma importância saber com quem as empresas estão falando e adaptar suas mensagens para que possam ter campanhas assertivas nesta data.

Para Marina Beer, da Vivo, a presença dos criadores de conteúdo é fundamental para haver uma maior aproximação com o público: “Com a pandemia passamos a ter uma relação mais próxima com um grupo menor de pessoas – e a influência é cada vez mais importante neste cenário. Não é apenas o número de seguidores de um influenciador que importa, mas principalmente o impacto que eles têm. Precisamos olhar para quem tem, de fato, ligação com a marca e que possa falar com propriedade – e os criadores são essenciais para isso. Eles trazem a capilaridade e a linguagem necessária, e para isso temos a Content PowerHouse, por exemplo”, reforçou.

O Twitter possui diferentes times para atender as demandas dos anunciantes e aproximá-los ainda mais da audiência. Entre eles, ArtHouse, que conecta marcas ao recurso criativo e talento de criadores, artistas e editores que podem tornar os conteúdos ainda mais relevantes. A equipe também gerencia a solução Content Powerhouse, que oferece aos anunciantes a possibilidade de fazer um trabalho contínuo na plataforma – e não apenas em campanhas pré-determinadas – com o apoio de diferentes especialistas para estabelecer um vínculo legítimo e natural com a audiência. Além disso, a área de Twitter Next também trabalha junto com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e nos seus interesses, encontrando as melhores oportunidades para fazer parte das conversas.

Durante o encontro, os executivos também ressaltaram a importância de haver um planejamento para as principais datas. Com uma grande expectativa do mercado para esta Black Friday, é fundamental que as marcas comecem a se preparar para a data o quanto antes. “Na Americanas, nós já começamos a programar a Black Friday do ano seguinte em dezembro, logo após o fim do evento daquele ano. No processo, focamos nos aprendizados do ano anterior e, por isso, é necessário termos muita organização e antecedência. Para este ano, contamos com um super time para entender, organizar e olhar para cada frente desta que esperamos que seja a maior Black Friday da história”, comentou Marcelli Valle.

O Twitter é o lugar em que as pessoas expressam abertamente sua opinião, o que funciona, também, como um termômetro e uma fonte de informação para as marcas. Por isso, os dados e insights encontrados nas conversas que acontecem na plataforma podem ser poderosas ferramentas para os anunciantes terem em mente e levarem em conta na hora de se programar, estruturar as suas campanhas e, se for o caso, ajustar as rotas a todo tempo. “O ponto chave de uma campanha de sucesso é criar e comunicar baseado em dados e percepções. No momento que você entende o consumidor, a jornada de compra dele e personaliza essa comunicação, as suas chances de conversão são altas. Apesar da complexidade da operação, a tomada de decisão deve ser simples e pautada em dados e resultados. E daí tiramos todos os nossos ensinamentos”, reforçou Juliano Fortini, da Samsung Brasil.

Além disso, de acordo com o executivo, é fundamental saber muito bem as características de cada plataforma: “Nós precisamos ter esse contato apurado com o cliente e evoluir em personalização, abordagem e linguagem. Cada plataforma tem sua peculiaridade e não tem como ter apenas uma mensagem e simplesmente cascateá-la em todos os lugares. Precisamos levar em conta as singularidades de cada uma”.

A conversa, realizada pelo perfil @TwitterMktgBR, está disponível no Twitter e pode ser acompanhada por meio deste link .

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