Blog

viu_youpix

Entre outros assuntos, programação debate as tendências do mercado de influência na internet

Pelo quinto ano, a ViU Hub, unidade digital do Grupo Globo, apresenta o YOUPIX Summit, que na edição de 2021 traz como tema “Do Meme ao Negócio” e comemora os 15 anos de história da YOUPIX. Totalmente online, o evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro. “Estamos muito felizes em novamente fazer parte da história do YOUPIX. Para nós, há uma importância muito grande em debater com quem faz. Acreditamos que a troca de experiências de todas as partes é essencial para apontar caminhos e fomentar a inovação, criatividade, novos representantes e assuntos para os negócios digitais “, comenta Vanessa Oliveira, diretora da ViU Hub.

Nos painéis da marca estão programadas trocas de ideias entre anunciantes, influenciadores, plataformas e produtores de conteúdo. Entre os convidados estão nomes como a cantora Preta Gil; a jornalista Lilian Ribeiro; os influenciadores Lumena Aleluia, Bielo Pereira, Spartakus e Adriana e Josimar, do Família Quilombo; o CEO do Black influence, Ricardo Silvestre; o Head of Content Growth da Kwai, Antônio Abibe, e o palestrante nas áreas de marketing e tendências de comportamento André Carvalhal.

Os especialistas da ViU Hub também participam do evento e debatem diversos temas, contam suas experiências e comentam insights que trazem do dia a dia, a partir da própria expertise da marca. Dentre os assuntos, estão o universo das tendências digitais e a criação de conteúdos para internet. Nos painéis “ViU hackeando o Instagram” e “ViU hackeando o TikTok”, Marina Bentes e Ana Beatriz Cunha, mostram dicas e as últimas novidades de cada rede social – posteriormente, os conteúdos estarão disponíveis para o público em formato de estudo na Plataforma Gente e nas redes da ViU. “Nosso objetivo é levar um pouco do trabalho e do conhecimento de anos de experiência da ViU Hub para todo público. Além disso, teremos convidados muito especiais para somar ainda mais e trazer diferentes perspectivas para o debate”, finaliza Vanessa.

A diretora da ViU também estará presente nos painéis: “A responsa da fala: o filtro da (pós?) pandemia”, com a participação da atriz Maria Bopp, do youtuber Spartakus e do palestrante André Carvalhal; “Bastidores do mercado de influência: o que rolou até aqui e não virou post”, que apresenta ao lado de Bia Granja, co-founder & CCO – YOUPIX HUB, e fala sobre a construção do negócio de influência; e “Metaverso: o desafio da humanização do virtual”, que aborda os desafios de humanizar e ter o ambiente virtual cada vez mais inseridos em nosso dia a dia.

“Nos últimos anos, promovemos debates importantes e fomos palco para que um mercado nascente pudesse se reconhecer, validar, se formar e tudo isso foi co-criado com toda a comunidade que faz a internet acontecer no Brasil. E para celebrar todos esses momentos, nosso YOUPIX Summit 2021 convida, por meio da ViU Hub, nosso parceiro de longa data, para uma jornada que mistura nostalgia e reflexão. Um ponto de encontro para o mercado relembrar sua história, compartilhar seus melhores cases, discutir suas práticas e, claro, refletir sobre os próximos anos da Influence Economy”, conta Bia Granja, maior especialista em influência digital do país e Co-fundadora da YOUPIX.

Nos painéis, o público ainda poderá conferir debates sobre as boas práticas da militância na internet; fake news; self-sales; a febre de realities, entre outros. Para participar do “YOUPIX Summit 2021: do Meme ao Negócio”, ter acesso à programação completa do evento e fazer a inscrição para os painéis, basta acessar o site do YOUPIX Summit 2021

 

VIU Hub no YOUPIX Summit 2021

 

13 de setembro

 

13h25 – 14h: Construção multitela da identidade negra

Mediador: Luana Génot (Diretora Executiva do ID_BR) Convidados: Pam Nascimento (Atriz e influenciadora); Adriana e Josimar do Família Quilombo (Criadores de Conteúdo); e Ad Júnior (Head de Marketing da Trace Brasil).

Como a comunidade negra tem celebrado, compartilhado e ampliado o alcance de suas referências culturais nas diversas telas? Pensando na construção de identidade, vamos discutir a importância da criação de suas próprias referências de forma independente e também a relevância das grandes indústrias dando visibilidade às pessoas negras nas diferentes telas.

15h05 – 15h45: Meu corpo, minhas regras: mas será que o corpo é meu mesmo?

Mediador: Mila Teixeira (Especialista da ViU Hub) Convidados: Bielo Pereira (Influenciadora); Preta Gil (cantora e empresária); e Mariana Torquato (Creator e ativista da causa de pessoas com deficiência).

A liberdade do corpo da mulher é sem dúvidas uma conquista, mas muitas vezes nos questionamos sobre a exposição dos nossos corpos. É libertador postar uma foto de biquíni sem julgamentos, amando seu corpo real, só que não podemos negar que a objetificação dos nossos corpos ainda gera debate. E é pra isso que reunimos um time de mulheres fortes, para discutir o tema com diferentes visões.

16h25 – 17h: A responsa da fala: o filtro da (pós?) pandemia

Mediador: Vanessa Oliveira (Diretora da ViU Hub) Convidados: Maria Bopp (atriz e influenciadora); André Carvalhal (consultor e palestrante na área de comportamento); e Spartakus (influenciador).

A responsabilidade da fala é um tema inerente em nossa comunicação nas redes sociais, e já vai para o 3o ano de painel com a Viu – agora com o filtro (pós) pandemia. Novo contexto, novos posts, aprendizados e reflexões. Processo de vacinação acontecendo no país e influência nas redes – qual é o papel do indivíduo digital nisso tudo? Agora que vacinei, já tô liberado para aglomerar e postar? Nossa conexão global com situações diferentes do vírus nos países – como usar isso a nosso favor nas redes? E como lidar com o possível retorno à “vida normal”? Aliás, o que é normal?

19h – 19h30: A febre dos realities em uma sociedade em (des)construção na pandemia

Mediador: Bia Rosa (Creative Leader da Globo) Convidados: Mari Rogel (Gerente de Marketing da TV Globo); e Hilaine Yaccoub (antropóloga do consumo).

Isolados em casa, mas completamente conectados com os realities e as redes sociais. A conexão humana transbordou nesse ano de pandemia através de programas que espelham nossos comportamentos sob pressão. Por quê?

 

14 de setembro

 

9h35 – 10h05: Bastidores do mercado de influência: o que rolou até aqui e não virou post.

Com Vanessa Oliveira, diretora da ViU Hub, e Bia Granja, Co-founder & CCO – YOUPIX

A VIU Hub é parceira da Youpix nos últimos 5 anos, através da curadoria e realização de painéis sobre o digital. No entanto, na construção do negócio de influência, é de longa data a atuação de Bia Granja e Vanessa Oliveira. Duas lideranças femininas que vão abrir os bastidores dos últimos 15 anos da Internet, compartilhando experiências vividas por elas no mercado brasileiro, que não necessariamente foram postadas em seus perfis.

10h30 – 10h50: ViU hackeando o TikTok

Com Ana Beatriz Cunha, especialista ViU Hub

Dancinhas, challenges, POV, dublagens… O queridinho algoritmo de alcance do TikTok ainda é um mistério pra muita gente. Dando continuidade a expertise da ViU, nesse painel Ana Beatriz Cunha tenta decifrar o TikTok e compartilha seus aprendizados.

13h50 – 14h25: Manual de boas práticas da militância: será que existe?

Mediador: Tati Félix (Especialista ViU Hub) Convidados: Lumena Aleluia (Influenciadora); Maite Schneider (Linkedin Top Voice); e Jessica Messali (Triatleta paralímpica).

Informativa, reativa, irônica…Existe só uma maneira de militar nas redes? Quais são os pontos de atenção sobre as formas de compartilhar discursos de inclusão e respeito? E quando falamos de marcas: elas acolhem o influenciador que se posiciona ou a diversidade é mais cômoda no papel? O objetivo comum, independente do perfil do militante, é gerar transformações na sociedade, mas a pergunta é: como?

19h – 19h20: Meme React

Mediador: Leo Baptista (Globo) Convidados: Marcelo Adnet (Comediante e apresentador) e Ademara (criadora de conteúdo de comediante)

Um react ao vivo de uma super seleção dos memes que mais ‘hitaram’ nos últimos 15 anos.

 

15 de setembro

 

9h35 – 9h55: ViU hackeando o Instagram

Com Marina Bentes, especialista ViU Hub

De volta com o painel que fez sucesso em 2020, Marina Bentes, especialista ViU, apresenta novas dicas, dados, insights e atualizações do Instagram. Vai ficar de fora dessa?

11h20 – 11h55: Fake News: A reeducação do algoritmo e da sociedade

Mediador: Lilian Ribeiro (Jornalista) Convidados: Leonardo de Carvalho (Co-fundador do Sleeping Giants Brasil); Eduardo Valladares (Professor e influenciador); e Wiliam Marinho do Africanize (Instagram)

Os anos passam e a discussão sobre a nossa atuação como sociedade em relação a fake news continua em pauta. Afinal, é preciso aprender a navegar com o excesso de informações e quais são as nossas ferramentas para isso? Como as plataformas estão buscando, através da tecnologia, minimizar os efeitos? E em relação ao ser humano, como construir uma análise crítica de reconhecimento do que é fato ou fake? Nesse cenário, onde fica o papel da educação?

13h35 – 14h05: Self-sales: creator ou empreendedor?

Mediador: Gabriela Trigueiro (Head de influência da ViU) Convidados: Ricardo Silvestre (CEO e fundador do Blackinfluence); Antônio Abibe (Head of Content Growth Kwai); e Camila Coutinho (Fundadora e CEO do Garotas Estúpidas).

Existe creator que não vive só de publi? O movimento de influenciadores e plataformas que buscam encontrar novas formas de remuneração vem crescendo. Nesse talk vamos debater os benefícios, dificuldades e os grandes desafios de se profissionalizar empreendendo e criando conteúdo nas redes sociais.

14h45 – 15h15: Metaverso: o desafio da humanização do virtual

Mediador: Vanessa Oliveira (Diretora da ViU Hub) Convidados: Pablo Bioni (Gerente de Media Tech Lab); Pedro Alvim (Brand and Social Media Manager Magazine Luiza);

2021: será que chegamos naquele futuro retratado nos filmes de antigamente? Influenciadoras virtuais, shows em hologramas e tecnologia pra todo lado. Como percebemos essa personificação? Essas experiências geram uma conexão real com o público? Uma influenciadora virtual, por exemplo, está 100% sob o controle da marca, não entra em polêmicas e pode ser perfeita para ser administrada. Porém, o quanto perdemos sem a imprevisibilidade e colaboração humana? Afinal, como encurtar a distância do que é virtual e humanizar as experiências?

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia