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Intitulado “Memória Avon”, o projeto apresenta conteúdos em diferentes formatos que contemplam o pioneirismo, o impacto e a evolução desta marca centenária, que é a primeira empresa do mundo voltada para as mulheres

Em comemoração ao seu 135º aniversário, celebrado neste 16 de setembro, a Avon lança o Memória Avon, site que retrata a jornada da empresa desde a sua fundação, em 1886, até hoje, quando passa por um intenso processo de transformação e se consolida como marca digital, inovadora, ativista e diversa.

A plataforma reúne conteúdos históricos sobre a empresa no mundo e em suas mais de seis décadas no Brasil, onde tem sua maior operação e mercado. A viagem no tempo inclui projetos inovadores, produtos icônicos, campanhas publicitárias marcantes e causas sociais apoiadas. Além disso, traz entrevistas com colaboradores, Representantes e Empresárias da Beleza e personalidades que fazem parte da história da empresa e que compartilharam seus momentos e experiências sobre como a Avon impactou suas vidas. Alguns exemplos são a maquiadora Juliette, a jogadora Marta, o fundador do Instituto Avon Lirio Cripiani e Bruniely Lemos, mulher trans e Empresária da Beleza Avon. O projeto ficará disponível no próprio site da marca e pode ser acessado a partir desta quinta-feira, 16 de setembro.

A Memória Avon foi elaborada em formato circular que conecta passado, presente e visão do futuro, destacando os três principais pilares da companhia e que permeiam a história da marca: Pioneirismo e Inovação; Empoderamento e Empreendedorismo Femininos; e Democratização de Beleza. O objetivo é que o espaço seja um acervo histórico “vivo”, continuamente atualizado e focado em marcos e memórias de pessoas conectadas à Avon, funcionando como fonte de informação oficial e primária por meio de textos, fotos, vídeos, infográficos e depoimentos. Diversas áreas atuaram no desenvolvimento do projeto, que foi liderado por ReC – Reputação e Comunicação Corporativa, mas contou também com contribuições de Comunicação de Marca e Produtos, Comunicação Interna, Comunicação com Força de Vendas, Marketing e Recursos Humanos, além da Memória Web, empresa parceira na pesquisa e criação de conteúdo.

“O aniversário de 135 anos da Avon celebra, acima de tudo, o pioneirismo da primeira empresa do mundo voltada para mulheres e sua evolução ao longo das gerações. A data chama a olhar de novo para essa marca que busca gerar impacto positivo no mundo, para que seja um lugar mais justo, diverso e inclusivo”, conta Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil. “Memória Avon é um novo espaço para que todos se reconectem com a nossa história. É um resgate da essência da Avon como inspiração para nosso tempo presente e também direcionamento a um futuro melhor, alinhados aos nossos valores e propósitos como marca e dentro do grupo Natura &Co”, completa.

Uma marca à frente do seu tempo

A iniciativa também faz parte do novo posicionamento “Olha de Novo”, que convida as pessoas a olharem para a Avon sob uma nova perspectiva, mostrando que sua história a consolida como empresa que vem acompanhando a trajetória das mulheres, evoluindo e se transformando assim como elas. O novo momento busca apresentar uma marca que sempre foi inovadora e disruptiva para os padrões vigentes em cada época. Seu modelo de negócio baseado nas vendas por relacionamento não apenas foi revolucionário por atravessar fronteiras e gerações ao longo dos anos, mas também por ter ajudado a promover autonomia e liberdade de escolha para mulheres ao oferecer uma fonte de renda em um período em que elas não tinham oportunidade de trabalho.

Acessando a plataforma, é possível conhecer a história de Persis Foster Eames Albee, que iniciou a sua trajetória na Avon em 1886, quando a marca foi fundada por David McConnell, nos Estados Unidos. Mrs. Albee, como é conhecida, foi a primeira Representante da marca e ajudou no desenvolvimento do modelo de venda por relacionamento, em uma época em que praticamente não havia oportunidades de trabalho para mulheres – elas estavam a 34 anos de conquistar o direito ao voto.

O modelo de venda por relacionamento na era da transformação digital

Décadas se passaram e a Avon continua a investir na geração de impacto positivo em diversas frentes. Em seu novo modelo comercial, lançado em 2021 no Brasil durante o reposicionamento da marca, a companhia não apenas gera mais oportunidade de renda que permite a muitas mulheres conquistarem a autonomia por meio da independência financeira, como criou uma oferta de novos e maiores benefícios para as suas mais de 1 milhão de representantes no Brasil, sendo que alguns se estendem aos seus familiares, como descontos exclusivos em faculdades, escolas de idioma, medicamentos e exames.

A companhia, que em 1996 foi a primeira empresa de venda direta a firmar presença digital no Brasil, se mantém resiliente, sobretudo em tempos pandêmicos. Disponibiliza ferramentas digitais que prezam pelo bem-estar e auxiliam as representantes via social selling, como aplicativos para gerenciar seus negócios, criar lojas virtuais, revistas digitais e oferece ainda a plataforma Avon Desenvolve, com mais de 600 treinamentos virtuais focados em empreendedorismo, técnicas de vendas, marketing digital e produtos.

A diversidade e o suporte às mulheres como parte do DNA da companhia

A empresa também se destaca pela sua atuação em prol da diversidade e inclusão, tanto externamente como internamente. Ainda em 1992, a marca foi considerada um dos 25 melhores lugares para trabalhar no mundo pela revista Black Enterprise. Em 2020, criou o seu Compromisso Antirracista, um plano de ação com metas que visam ampliar a empregabilidade de pessoas negras e sua presença em cargos de liderança, criar cada vez mais produtos adequados à diversidade da beleza brasileira e amplificar o protagonismo das mulheres negras nas campanhas e canais de comunicação. Alguns dos principais objetivos da empresa no Brasil incluem alcançar 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030 e ter 50% de pessoas autodeclaradas negras em todo o seu quadro de colaboradores.

A maior fonte de inspiração da Avon foram as mulheres. Por isso, a marca já investia na expansão da sua presença entre os colaboradores e apoiava projetos sociais visando contribuir com a saúde e segurança de todas as mulheres. Em 1955, a Avon desenvolvia projetos para conceder bolsas de estudo para mulheres nos Estados Unidos e, em 2000, atingia a marca de 86% de mulheres em cargos executivos. Atualmente, a companhia já investiu no Brasil mais de R﹩ 170 milhões em apoio à projetos sociais de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e na conscientização sobre ao câncer de mama por meio do Instituto Avon, impactando mais de 7,5 milhões de pessoas.

Para o presidente da companhia, a recuperação da história é importante também por reforçar os elementos que fazem a marca ser o que é hoje. “Memória Avon tem o papel de resgatar e apresentar a essência que torna a Avon única dentro do grupo Natura &Co. Foi essa essência que nos trouxe até aqui, nesse novo momento que estamos vivendo, de reposicionamento, de inovação, de digitalização, de levantarmos nossas bandeiras pela diversidade, pela democratização da beleza, pelo empoderamento da mulher e de nos conectarmos ainda mais às nossas Representantes em todo o Brasil, que são o reflexo dos nossos valores”, afirma. “Estamos falando de algo que vai muito além do aniversário de 135 anos da Avon. Fico muito orgulhoso de ver esse projeto dando seus primeiros passos, pois ele é o reflexo do meu primeiro desafio quando cheguei à companhia, no início de 2020: reunir histórias que contam não apenas a trajetória da marca, mas também da nossa sociedade, e principalmente, das mulheres”, finaliza.

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