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Crescimento das compras via e-commerce impulsionado pela pandemia e pelo isolamento social, traz projeções positivas para a data

Data consolidada no calendário do varejo brasileiro, a Black Friday deste ano promete ser diferente. De acordo com um levantamento da Ebit/Nielsen, as vendas online do ano passado somaram R$ 3,2 bilhões e avançaram 23,6% na comparação com 2018. As projeções para 2020 são ainda melhores, já que as vendas online cresceram consideravelmente durante a pandemia. Levantamento feito pela ACI Worldwide apontou que as transações de varejo global no comércio eletrônico tiveram alta de 81%, quando comparadas ao mesmo período de 2019.

“Muitos segmentos despontaram durante a pandemia como novas tendências de consumos, todos alinhados aos que os brasileiros estavam vivendo. Todos  os produtos e serviços que se relacionam com uma adaptação de rotina e recursos dentro de casa podem ter potencial. É também um exercício de observação, análise e criatividade de como sua marca pode contribuir com a realidade atual do público. Mas, em todas categorias, a acessibilidade de compra online deixou de ser diferencial para ser exigência de grande parte dos consumidores e explorar esse espaço será fundamental neste ano”, afirma Rebeca Duarte, Head de Planejamento da Adtail, agência especializada em alta performance que une tecnologia e comunicação para otimização de resultados.

Em junho, uma pesquisa do IBOPE revelou que a maioria dos brasileiros pretendia manter suas compras na temporada de final de ano. Por isso, segundo ela, a expectativa é de boa receptividade para a data. “Já é comum que os brasileiros utilizem a Black Friday como oportunidade para adiantar compras de final de ano, sejam presentes com melhores condições de pagamento ou itens de desejo para si mesmos aproveitando o 13º salário. Em 2020, mesmo com retração econômica, esse comportamento poderá se somar a uma demanda reprimida no primeiro semestre, principalmente em aquisições de alto valor, que costumam ser mais planejadas”, completa.

Confira algumas dicas para impulsionar as vendas no e-commerce durante a Black Friday:

  1. Pense em uma pré-campanha

Muitas marcas antecipam algumas ofertas, o que pode aumentar a base de clientes. “A opção pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de potencializar as compras. Opte por uma ação próxima da data para que o consumidor associe os eventos”, aconselha Duarte.

  1. Divulgação é fundamental para vender mais

“É necessário pensar em um planejamento de mídia que invista pesado na divulgação. Utilizar vídeos, por exemplo, é uma importante estratégia de marketing que está ganhando cada vez mais espaço – como fica claro com o crescimento de aplicativos como o TikTok. É uma forma de se comunicar de maneira mais clara, rápida e eficaz com o público-alvo”, destaca.

  1. Segurança nas compras e feedbacks positivos

Com o aumento das vendas, é necessário ter cuidado e reforçar a segurança para transações e troca de dados durante o período. A ação é fundamental para, em conjunto com outras iniciativas, garantir uma boa experiência de compra para o cliente. “A maioria dos consumidores procura consultar opiniões de colegas, além de comentários nos sites e redes sociais, antes de finalizar a compra. Ficar atento isso e manter um diálogo constante com o público pode impulsionar as vendas e a imagem da marca/empresa”, diz.

  1. Reforce o estoque e prepare o atendimento

Para isso, é preciso ter um planejamento diferenciado. “A sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo, fazer uma negociação com os fornecedores e reforçar o estoque deles”, afirma Adriana. Além disso, é preciso ter uma preocupação grande com fluxo do atendimento às demandas. “Ofereça treinamento especializado. A agilidade e eficácia são essenciais quando o assunto é Black Friday”, completa.

  1. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

“Aproveite o momento para saber o que pode ser melhorado em sua plataforma, portfólio de produtos, preços, entrega, dúvidas e outros assuntos. O e-mail marketing é uma ferramenta importante e um ótimo canal para esse tipo de interação”, ressalta.

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