Blog

Bradesco Bank celebra conexão entre Tom Jobim e Frank Sinatra com mural de Eduardo Kobra em Miami

Denominada “Dueto”, obra une os artistas e reforça a presença do muralista em um dos circuitos de arte mais importantes do mundo 

O Bradesco Bank apresenta nesta terça-feira, 3, o mural “Dueto”, nova obra de Eduardo Kobra, que une dois ícones da música mundial: Tom Jobim e Frank Sinatra. O painel ocupa 86 m², conta com 7,62 metros de altura e 11,28 metros de largura e está localizado no edifício sede do banco, em Coral Gables, Miami (EUA). “Dueto” celebra o legado dos artistas e traduz o talento de Kobra em criar murais que transcendem fronteiras e culturas. 

“A obra exalta a união de Tom Jobim, um dos maiores nomes da bossa-nova e símbolo do Brasil no mundo, e Frank Sinatra, dono de uma das vozes mais marcantes da história da música. É um tributo à amizade entre eles, que juntos levaram o gênero musical a um patamar internacional, consolidando-o como um patrimônio global. É um convite ao público para relembrar toda a genialidade de Tom e a potência vocal de Sinatra”, relata Kobra. 

A chegada de “Dueto” para o público ocorre na mesma semana da ArtBasel, principal evento da Miami Art Week que todos os anos transforma a cidade em um centro global de arte contemporânea e conta com exposições e instalações de artistas do mundo inteiro. Na edição 2024, estão programadas a participação de mais de 280 galerias de 38 países, com o Brasil representado no evento por meio da obra de Eduardo Kobra, promovida pelo Bradesco Bank. A instalação é uma das ativações e participações que o artista fará na ArtBasel. 

Segundo o muralista, retratar os cantores é uma forma de unir as melodias suaves de Tom Jobim às potentes interpretações de Frank Sinatra em uma composição visual harmônica e única. “Ao pintar Tom Jobim e Frank Sinatra lado a lado, a obra evoca a harmonia cultural entre Brasil e Estados Unidos, dois países profundamente ligados pela música. Mais do que uma obra de arte, é uma celebração da história da música, uma maneira de reviver melodias inesquecíveis e valorizar a contribuição de dois gigantes da arte”, reforça. 

“Dueto” é o oitavo mural do artista em Miami. No painel, Kobra utilizou tons predominantes de vermelho e suas variações, conferindo um apelo visual vibrante e atrativo. Além disso, a essência brasileira é sutilmente representada, destacando a riqueza e diversidade cultural que tornam o Brasil único. 

Henrique Lima, CEO do Bradesco Bank, pontua que o mural destaca a conexão Brasil-EUA. “Não há melhor forma de retratar essa relação do que unindo ícones de duas culturas que são referência no cenário musical global. Para nós, quanto maior a diversidade, mais rica é a experiência de troca entre todos. E a arte do Kobra vem celebrar esse encontro e propósito”. 

O Bradesco iniciou uma operação nos Estados Unidos ao adquirir o Bradesco Bank, antigo BAC Florida Bank, em 2019. Em abril de 2023, a nova sede do Bradesco Bank foi inaugurada no Plaza Coral Gables, na Flórida, com solução completa para brasileiros que buscam diversificar e internacionalizar a vida financeira. Desde a chegada em Miami, o Bradesco Bank garante a presença em eventos importantes do calendário da cidade, incluindo a Art Basel, que sempre é um excelente momento de poder promover o Brasil nos EUA. 

“Espero que quem passe por aqui e veja esta obra imediatamente traduza esta imagem em acordes e notas musicais. Quero que todos saiam cantarolando alguma música, assobiando uma bossa-nova, relembrando o vozeirão de Sinatra. Tenho certeza de que isso vai arrancar um sorriso, resgatar alguma emoção, fazer lembrar de alguma coisa boa”, finaliza Kobra. 

A instalação da arte no edifício sede do Bradesco Bank em Miami é mais um marco na parceria entre o banco e Eduardo Kobra. Em 2018, o artista criou um painel icônico para o prédio do inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco em São Paulo. Como parte da série “Etnias, União dos Povos e Paz”, criada por Kobra, a obra celebra a diversidade étnica e cultural do Brasil.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia