A novidade começou valer hoje, 1 de janeiro, onde a estação de metrô Botafogo, passa a se chamar Botafogo Coca-Cola com sinalizações sonora e visual
A partir de hoje (01), a estação de metrô Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, adotou o nome Botafogo Coca-Cola. A alteração ocorre por meio de naming rights, prática em que as marcas compram ou alugam espaços mediante a exposição de sua marca.
No Brasil, essa estratégia de marketing é comum em casas de espetáculos culturais (Unimed Hall antigo Credicard Hall) e estádios de futebol (Allianz Parque, onde fica o estádio do Palmeiras e a antiga Arena Corinthians que mudou para Neo Química Arena), mas ainda é pouco utilizada em espaços públicos, onde no máximo, ocorrem as ativações em espaços publicitários como exemplo o OOH ou envelopamento dos vagões. A decisão de ceder o direito de mudar o nome, é totalmente financeira, uma vez que o MetrôRio vive seus momentos de queda na arrecadação e mira num possível “colapso financeiro”.
Segundo a Coca-Cola, o motivo que levou a escolha da estação Botafogo, é que além de ser uma das principais do metrô do RJ, fica próximo da sede da empresa. A companhia ainda complementa que o objetivo da ação é transformar o espaço utilizado por milhões de pessoas em uma “experiência de conexão com a marca”.
Pelo LinkedIn, a vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil, Poliana Sousa, comentou: “Esta primeira etapa será marcada pelas mudanças nas sinalizações visuais e sonoras da estação, mas estamos planejando uma série de outras ações.”
O assunto gerou diversos comentários nas redes sociais, onde até mencionaram o vídeo de humor do Porta dos Fundos “Rio 2025” onde todos os pontos cariocas foram adotados por alguma marca.
Confira: